quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O dia mais triste da minha vida...

... aconteceu à 3 anos atrás. Como o tempo passa. Quando penso nesse dia ainda sinto uma enorme vontade de chorar e um aperto no peito. Parece que foi ontem. Parece que foi mesmo à bocado, pela dor que sinto. Mas as saudades, que são cada vez mais, fazem-me cair na realidade.
Este dia deveria ter corrido bem. Deveria ter ligado para o hospital e deveria ter ouvido que a minha mãe estava melhor. Mas em vez disso disseram-me que ela já não estava na Urgências e que tinha de ir ao hospital para saber mais sobre o assunto.
Inocentemente acreditei que ela estava melhor e que tinha ido para um quarto. Que se calhar até já ia ter alta e era por isso que eu lá tinha de ir. Demorei algum tempo e resolvi levar o Dinis e o meu marido comigo.
Só quando cheguei ao hospital e me perguntaram se tinha vindo acompanhada, senti o chão fugir debaixo dos pés. Boas noticias não eram de certeza. Mas só quando o médico de serviço me disse que ela tinha falecido eu acreditei mesmo. Como era possível?
Não quis autópsia, não quis saber mais nada, só queria sair dali e depressa. Chorar, gritar, sei lá. Fazer algo para que a dor no peito fossem embora. Mas nada ajudou nem nada ajuda.
Perdi a fé. Deixei de acredita em tudo, nos médicos, na bondade divina, em tudo. Nada já havia a fazer...
Uma parte de mim morreu com ela. Nunca mais será recuperada. Sinto-me diferente, menos feliz, mais "invejosa" de quem tem os pais, porque tive eu de perder logo os 2?????
Faz hoje 3 anos que aconteceu o dia mais triste da minha existência. E a minha vida mudou.... Para sempre....
Adoro-te mãe, seja onde estiveres, pelo menos no meu coração vais estar até eu morrer, até ao meu ultimo suspiro vou pensar e amar-te muito, muito e muito!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Faz hoje 3 anos...

... que via a minha mãe com vida pela ultima vez. Não imaginava que assim seria. Aliás sai do hospital com a ideia de que ela ia ficar bem, que ali iam tratar dela bem e que a iam deixar bem melhor. Sai com o coração mais leve e animada como já não estava à muitos dias, por a ver cansada, sem conseguir fazer nada, mal se podendo mexer... Depois de muitas horas no hospital e de me ter zangado no a recpcionista, lá me deixaram -la, quase por favor. Estive com ela uns 3 quartos de hora e ela sempre a mandar-me para casa, para junto do meu filho, longe de quem eu tinha estado todo o dia...

Se eu soubesse que era a ultima vez? Teria ficado junto dela, teria pegado na sua mão o tempo todo e teria-lhe dito que a amava, que ela era a mãe perfeita para qualquer pessoa e que se ela a minha vida iria ficar muito, mas muito mais pobre e triste.

Se eu soubesse....

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Birras

Na 3ª feira passada o Dinis não foi para a escola e foi passar o dia a casa da minha tia, irmã da minha mãe. Ela tem um neto de 13 anos que é meu afilhado e com quem o meu filhote se dá muito bem. Por isso nas férias costuma ir lá sempre brincar um bocadinho.

Deixei-o ficar lá de manhã e telefonei por volta da hora do almoço. Estava bem disposto e tinha corrido tudo bem até esse momento. Ao fim do dia fui para casa da minha tia, sendo que esta estadia incluía um jantarinho também. Ele recebeu-me com este ramo de flores, que apanhou no quintal da minha tia, e o qual eu agradeci com um beijinho.


A hora do jantar chegou e os pais do meu afilhado também aparecerem para a refeição e ai é que começou tudo. Ultimamente as horas de refeição são um tormento para o meu filho. Não quer comer, tem preguiça, passa a vida a dizer que não tem nada para fazer, ao que eu respondo que o que tem para fazer é comer... Eu tento dar a volta ao assunto, porque não me apetece passar todas as refeições zangada e a ralhar. Deixo-o ver desenhos animados, pois o pai também gosta de ver as noticias do dia e ele tem o mesmo direito. Ou deixo-o levar um brinquedo para a mesa, desde que vá comendo. se calhar não o devia fazer, se calhar devia ser mais rígida.

Nesse dia nem sei bem porque começou a birra. Nem sei se era por causa da sopa (era canja, que ele adora) ou por causa do 2º prato, só sei que começou num berreiro que só visto. Gritava que nem um louco, sem lágrimas nem nada. E por mais que eu ralhasse ou até lhe desse uma palmada, nada resolvia. Levantei-me da mesa e levei-o para a sala de estar. Acalmei-o e conversei com ele. Ficou mais calmo e voltamos para a sala de refeições, mas apesar de não ter chorado mais, portou-se muito mal. Tive de lhe dar a comida toda, só queria estar a mexer em tudo e a dar respostas tortas. Deixei passar para não ouvir mais berros.

Quando fomos embora, tive uma conversa muito séria com ele no carro. Que estava triste. Que ele se tinha portado mal e que eu nem tinha percebido bem porquê. Que toda a gente tinha ficado a pensar que ele era um mal educado. Que se ele queria ser tratado como um crescido tinha de se portal como tal. Disse-lhe que estava de castigo no dia seguinte. E que se não se portasse bem ficaria de castigo muitos mais dias.

Ouviu e concordou que não se tinha portado bem. Mas não disse que ia deixar de fazer birras. Adormeceu pelo caminho. E eu sei que a birra também tem a ver com sono. Ele deixou de dormir a sesta desde que largou a chucha mas ela ainda lhe faz alguma falta. Ao fim do dia fica rabugento e se o deixasse fazia uma sesta por volta da 19h 30m/20h. Mas não pode ser, porque depois não tem sono para dormir. E mesmo que não o faça, parece que as baterias recarregam e não adormece nunca cedo.

4ª feira esteve de castigo. Não pode comer doces (eu deixo-o comer uma goma ou um rebuçado todos os dias, ou por vezes um gelado se saímos...) nem pode ver DVD, nem o Canal Panda nem os desenhos animados da RTP2. Perguntou se podia comer bolachas e ver a "Parede" na SIC (que ele adora). Disse que sim. Eles estava consciente de que estava de castigo por se ter portado mal no dia anterior. Comeu quase tudo sozinho o jantar. E adormeceu às 23 horas.

Fico desesperada com estas birras. O que vale é que não são muito frequentes mas deixam-me com os nervos em franja. Por vezes nem sei o que hei-de fazer e quando são com publico, que foi o caso, ainda fico mais zangada.

Estou mesmo, mesmo a precisar de férias e se calhar ele também. Amanhã é o ultimo dia de trabalho, espero regressar mais calma e com as baterias carregadas. Vamos para casa de uma prima de 70 e tal anos que também vai andar por lá e espero que corra tudo bem. Porque ela não é muito permissiva nem tem paciência para birras porque não tem filhos.

Por isso boas férias para mim e para toda a gente que agora vais tirar uns dias de descanso. a quem volta desejo um bom regresso e olhem, para o ano há mais.


terça-feira, 11 de agosto de 2009

A festa da terra dos avós

Só hoje vos venho contar as novidades do fim de semana porque ontem a máquina fotográfica não estava a querer colaborar...

Com o Verão a chegar em força (finalmente...) as festas das aldeias sucedem-se e a da terra dos meus sogros foi este fim de semana. E assim na 6ª feira metemo-nos ao caminho. O Dinis dormiu o caminho quase todo e por isso a viagem para ele foi mais fácil.

Ao chegarmos o Dinis queria ir logo para a festa, mas esta só ia ser no dia seguinte. "Falta tanto tempo..." - suspirava o meu filhote.

O sábado chegou num pulo e o meu filhote ajudou o avô a regar a relva do quintal, tem jeito, não tem?



O dia passou, a noite chegou e com ela a tão esperada festa. Como companhia teve 2 primos. Um tem 5 anos e desta vez já se deram bem. Isto porque também existe um mano de quase 2 anos e do qual ele tem um ciumes enormes. Quando ele nasceu, este priminho deixou de ser simpático, não queria brincar com o Dinis e nem o deixava mexer nas coisas dele... Haviam de ver como o meu menino ficou triste e sentido. O primo de quem ele falava muitas vezes deixou de fazer parte das suas conversas.

Agora voltou a -lo e já gostou mais da sua companhia e assim lá iam os 2 de mão dada. O mais pequenino ia no carrinho e o Dinis fazia-lhe muitas festas e enchia-o de beijos.

Quando chegaram adivinhem onde foram direitinhos???? Às rifas, claro! Pediam moedinhas a todos os conhecidos para comprarem rifas e lhes saírem aquelas coisas lindas que por lá andam...

Era dia de ranchos e estava muita gente ao pé do palco, de tal forma que os miúdos não viam nada e só mesmo as rifas os deixavam entusiasmados. Mesmo assim passava da meia noite quando regressamos e eles adormeceram.

A noite foi um pouco má porque o Dinis tossiu bastante. Não sei porque, em vez de os ares do campo o fazerem sentir melhor, parece que lhe dão mais tosse. Ou talvez seja porque a casa da minha sogra está muito tempo fechada, porque apesar de ela ter nascido no campo, não gosta nada de janelas abertas, diz que entram bichos, por isso a casa é pouco arejada...

Domingo chegou e mais um primo, que mora na casa ao lado, veio brincar com ele. Viraram a casa de pernas para o ar e a minha sogra sempre a correr atrás deles, para eles não estragarem nada...



Chegou a hora do regresso e o Dinis mais uma vez voltou a dormir pelo caminho de regresso. A tosse voltou a atacar nas noites seguintes. No Verão é sempre a melhor altura para as alergias do meu filhote mas este ano o tempo anda louco e isso tem-se reflectido também a este nível. Voltei a dar-lhe os anti-alérgicos que geralmente não lhe dou porque a praia e o tempo seco ajudam. Mas mete dó ouvi-lo tossir a noite toda. Tenho-lhe dado um xarope que ajuda, mas cria habituação e tem alguns efeitos secundários complicado, esta noite já não lho vou dar... Vamos ver como corre.

Beijocas dos desesperados por férias.....

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A festa do Guga

Este fim de semana foi muito importante para o meu filhote pois foi a 1ª vez que ele foi a uma festinha de um amigo da escola, sem os seus papás.

Na escola anterior onde ele esteve, talvez por ficar num bairro social onde as pessoas preferem gastar o pouco dinheiro que tem em tabaco, café e roupa de marca, mas pagam apenas meia dúzia de euros para ter os filhos na escola, pois são considerados coitadinhos, não havia este hábito das festinhas. Mas nesta nova escola, o Dinis já tinha sido convidado para 3 festinhas dos amigos. Infelizmente nunca pode ir, ou porque estávamos ausentes ou porque ele ficava doente (uma das vezes foi quando teve a 2ª convulsão).

Por isso imaginem o entusiasmo dele ao receber o convite para a festa do Guga, ainda por cima um dos seus melhores amigos na escolinha! Quando lhe disse que já tinha telefonado à mamã dele a dizer que ia, ficou super feliz! Fomos comprar a prenda e escolhemos uns Gormits e um livro dos 4 anos, em que tudo tem a ver com o numero 4.

A mãe do menino ficou super feliz, por ser o João Dinis a ir à festa, de quem o filho tanto falava e também porque estamos em Agosto e quase todos os meninos estão de férias.

O sábado foi um suplicio para passar, pois o Dinis estava sempre a perguntar se já eram horas de ir para a festa do Guga, porque um dos conceitos que o meu filho ainda não domina bem é a noção do tempo, ontem, amanhã, hoje, dias, semanas ou meses para ele não lhe dizem nada. Fomos às compras de coisas para pintar a casa e depois levei-o ao McDonald's para comer um gelado e gastar a energia nas brincadeiras que por lá havia.


Foi complicado adormece-lo nessa noite, pois não parava de dizer que queria ir aos anos do amigo. E de manhã acordou logo por volta da 9 horas, fresco que nem uma alface. Aqui está ele prontinho para ir à festa do amigo, com o saco da prenda na mão.

E lá fomos para a festa que foi realizada em "Meninos na linha". Deixei-o lá ficar e fui busca-lo no fim da festa. Vinha cansado, suado e feliz. Mesmo eu tendo chegado atrasada porque o meu marido foi fazer compras, levou o carro e regressou atrasado (eu estava a deitar fumo pelo nariz...) ele queria ficar mais um bocadinho.

Contou que havia bolo de chocolate com o Mickey, batatas fritas, sumo, água e ice tea. Disse também que algumas mamãs tinham lá ficado e porque é que eu tinha ido embora. Eu expliquei que se calhar eram mamãs amigas da mãe do Guga e eu não conhecia a senhora bem, só de a ver ir levar e buscar o amigo. Ficou mais ou menos satisfeito com a resposta mas pediu para eu lá ficar na próxima festa. E como resultado agora quer fazer também uma festinha para os amigos quando fizer anos...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

4 anos e 6 meses


Para ti, meu filho:


- que chegastes ao fim de 8 anos depois de uma busca incessante para me encontrares;
- que és o anjo que desceu do céu e perdeu as suas asas só para vir para junto de mim;
- que és a luz da minha vida;
- por quem eu faça e farei tudo na minha vida para que sejas feliz;
- por quem eu dava a minha vida se tal fosse necessário;
- que me faz feliz quando sorri e me deixa triste e a chorar por dentro quando está infeliz ou doente;
- que gosta de mim mesmo quando eu acordo de manhã desgrenhada e com mau aspecto;
- que faz com que eu tenha uma razão de viver todos os dias, mesmo nos dias em que o sol brilha menos e me sinto mais triste;
- que brinca comigo, lê livros, vê televisão, rebola comigo no chão e gosta de dormir agarradinho à sua mamã;
- que me ensina tanta coisa na vida, principalmente o amor incondicional por um filho;
- de quem eu adoro o cheio, o sabor, o sorriso e até as lágrimas que eu lhe limpo assim que posso.

Para ti, meu filho, que fazes hoje 54 meses de vida, 54 meses de felicidade a mor, desde que entraste na minha vida, desde que a tornaste mais bonita, mais feliz, mais cheia de cor, risos e gritos, que me fazes tanta falta quando não estás ao pé de mim, só te quero dizer que te AMO mais do que tudo na vida.

Obrigada por existires.....



Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo