quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Do nosso fim de semana

Hoje já vim trabalhar, com uma garrafa de água enorme junto de mim e com as minhas colegas a chatearem-me a cabeça de 5 em 5 segundos, para eu beber mais água. Estou melhor, sem comparação mas ainda me sinto cansada e um pouco enjoada. Já marquei consulta com a médica de família, daqui a mais ou menos um mês, para ver se faço uma eco aos rins, para ver como estão as coisas cá por dentro... Obrigada pela vossa preocupação, são umas queridas!

O meu pipoca lá anda com a sua unha pintada, tem mesmo muito mau aspecto, mas como não lhe doí, pelo menos fico descansada, apesar de me arrepiar sempre que olho para ela.

E falando de coisas melhores, na 5ª feira passada fomos jantar fora, com uma amiga que se vai embora, em trabalha, para Angola durante uns tempos. Já devia até ter ido, mas parece que a partida está um pouco atrasada, por ainda não ter visto.

Claro que o Dinis também foi e divertiu-se imenso com mais 3 crianças, principalmente com a filha da minha amiga, que aqui está na foto com ele e que tem mais 11 meses que ele. Ela é rabina e muito gira e eles dão-se muito bem, brincaram muito pois o restaurante tem um espaço só para eles, como podem ver na foto e os papás podem conversar um bocadinho mais à vontade.


Sábado foi dia de festa, pois a prima Ana que tinha feito anos a semana passada, no dia a seguir ao casamento do primo Nuno, fez a festinha para os amigos nesse dia. Já sabe que foi dia de brincadeira, correria e comer porcarias... Mas uma vez de vez em quando também não faz mal. Aqui está o bolinho dela...



A brincadeira foi tanta que o meu filhote adormeceu quando regressava a casa, por volta das 23 horas.

Domingo foi dia de arrumação e jardinagem, pois apesar do terreno que rodeia a minha casa ainda estar impróprio para plantar seja o que for, pois precisa de ser cavado e levar uma camada de terra boa por cima da que lá está, tenho uns canteirinhos onde sempre posso ir plantando alguma coisa. E logo eu que não percebo nada de plantas e flores, ponho na terra rego, converso com elas e espero que cresçam (ou não....).

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ida ao hospital

Hoje acordei às 6 horas da manhã com a sensação de ter levado uma facada na barriga, do lado esquerdo. levantei-me de um pulo e mal me conseguiu mexer. Fui à casa de banho e mesmo assim não passou... A dor estendia-se pelas costas, ao longo dos rins e era muito, muito forte.

Liguei para a linha Saúde 24 e disseram-me para tomar Brufen 800 e colocar um saco de água quente onde me doía. Foi o que fiz mas passado um quarto de hora vomitei e a dor aumentou ainda mais. Acordei o meu marido e disse-lhe que tinha de ir para o hospital.

Cheguei lá por volta das 8 da manhã, quase dobrada ao meio com as dores e entrei imediatamente numa maca. Deram-me uma injecção para as dores e recolheram sangue e urina para análise.

A dor não passava e o médico ao ver-me tão aflita mandou dar outra injecção na veia, no cateter que me tinham deixado no braço. Bem, deve ter sido uma dose de cavalo, pois assim que o liquido entrou, comecei a ver tudo a andar à roda e nem direita conseguia andar... Vomitei de novo e depois de um bom bocado a suar na casa de banho, lá me recompus, sem duvida com menos dores.

Esperei até às 13h 30m pelo resultado das análises. Diagnóstico: cólica renal. Tratamento: análgesico forte de 8 em 8h, não beber água enquanto da dor durar e depois abusar dela, colocar saco de água quente no sitio onde doí e se não passar até 5ª feira, ir à minha médica...
Enfim, um belo bico de obra que aqui tenho... Já aconteceu isto a alguém? Que fizeram? Quanto tempo demora a passar???

Quanto ao Dinis, obrigada pela vossa preocupação. Ele é mesmo um menino valente e mal se queixa mas acho que não se livra que a unhita caia. Vejam só como ficou a mãozinha dele...


É mesmo corajoso o meu fofinho, não é?

Que fim de Setembro atribulado, espero que o Outubro que está quase a chegar corra um pouco melhor.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Um pequeno acidente

Hoje quando fui levar o Dinis à escola, ele sofreu um pequeno acidente.

O pai pára o carro perto da escola e nós andamos uns 50 metros até entrarmos na escolinha. Ontem fomos jantar com uns amigos, o Dinis adormeceu quase à meia noite e hoje estava tão ensonado que dormiu quase até o carro parar perto da escola. Lá saiu meio estrumenhado e ficou no passeio à espera que eu saisse do carro. A porta de trás estava aberta e quando eu a vou fechar, ele dá uma corrida pois lembrou-se de ir dar mais um beijo ao pai e põe a mão na zona das dobradiças da porta de trás. Quando eu a fecho, a mão dele fica entalada...

Nem me aprecebi do que se passava, pois ele estava longe da porta, deu foi uma corrida na direcção do carro e poisou a mão mesmo no instante em que fechava a porta. Ele começou a queixar-se mas eu até pensei que ele tinha dado uma cabeçada ao saltar e só quando ele disse que tinha a mão entalada eu percebi o que se passava.

Ficou com um dedinho todo negro e a unha da mesma cor (que insistia que era sujo e pedia para limpar...). O dedo anelar também ficou com uns fiozinhos vermelhos mas nada de especial. Fiquei tão aflita e sem saber o que fazer...

Peguei nele ao colo e fomos rapidamente para a escola, onde a educadora lhe colocou gelo e uma pomada no dedo. Também coloquei um penso em cada dedo, para a pomada não desaparecer.

Consolei-o o melhor que pude, com beijinhos e miminhos, cantando canções que ele gosta ao ouvido e que o acalmam. Pedi-lhe desculpa, devia estar mais atenta, devia ter previsto o que ia acontecer... Ele que é um doce, disse que me desculpava, que eu não precisava de repetir mais vezes, e que eu também o desculpava sempre que ele me magoava.

Por fim lá ficou com a ideia de que era dia de ginástica e iam para o jardim, aproveitando ainda o tempo estar bom.

Vim trabalhar cheia de remorços, se calhar devia ter ido com ele ao médico, se calhar devia ter ficado com ele... Mas também queria ver como ele estava sem eu estar por perto, pois comigo junto dele, fica mais mariquinhas e mais mimoso.

Telefonei por volta do meio dia, hora à qual sei que regressam do jardim e a educadora disse-me que ele estava bem e bem disposto. Só tinha chorado uma vez mas disse que foi por ter batido com o dedo e lhe ter doído. E disse também para eu não me preocupar, pois se ele comecasse a ficar mais queixoso, ela me telefonava.

Fiquei um pouco mais descansada, mas sempre infeliz por o meu menino estar com doi-doi e a culpa ser minha. Não sou daquelas mães que se recriminam por este tipo de coisas acontecer, são acidentes que podem suceder com eles ou connosco, mas custa-me muito ve-lo a sofrer. E claro, não posso evitar pensar que se estivesse um pouco mais atenta, talvez nada disto tivesse acontecido. Mal posso esperar pelas 17h 30m para o ir buscar, ver como está e dar-lhe muitos miminhos e festinhas.


terça-feira, 22 de setembro de 2009

O casamento do primo Nuno

Sem muito tempo para dar noticias, por estar cheia de trabalho, venho dizer-vos que o casamento do primo correu bem. Teve alguns pequenos problemas, que passo a contar:
- birra do Dinis no almoço de sábado, porque não queria comer a sopa, pois estava com ideia que ia ser canja e saiu-lhe sopa de legumes;
- a minha tia em casa de quem ficamos e que é irmã da minha mãe magoou-se quando ia a sair do carro de uma prima minha, que por distracção arrancou antes de ela sair e a minha tia deu cabo de um joelho; a minha prima chorou horas com remorsos;
- Dinis vomitou o pequeno-almoço de domingo, mas acho que teve a ver com as curvas e conta-curvas das estradinhas secundárias que davam acesso ao local onde fomos almoçar;

O resto correu bem. Saímos do emprego com muita chuva e frio, fomos ainda jantar a casa dos pais do noivo. O Dinis dormiu uma sesta pelo caminho e por isso adormeceu à 1 e pouco da manhã...

O tempo aguentou-se menos mal, não chovei e o sol brilhou e aqueceu um bocadinho. Pequeno almoço em casa dos pais do noivo. Cerimónia de casamento em Constância pelas 11 horas, nesta linda igreja.



E cá estão os noivos, já depois de terem casado...



Fomos depois tirar as fotografias da praxe e no sitio onde isso aconteceu havia um parque infantil, estão a imaginar a brincadeira que foi.



E aqui fica uma foto do meu fofinho, acabadinho de sair de casa e ainda com um ar lavadinho, ou seja, antes de ir para o parque brincar.



Depois foi o melhor que foi a paparoca. Eram quase 3 horas da tarde e por isso o pessoal já estava cheio de fome. A comida foi servida nesta associação e os convidados eram mais de 300.



A comida era boa e acabamos de almoçar por volta das 6 horas da tarde! Depois até à hora do copo de água foi diversão e actividade (e tinha mesmo de ser, pois estava a ficar um frio enorme!) pois os noivos colocaram no exterior um jogo de matraquilhos humanos e outro de insufláveis.



O Dinis pulou até às 21 horas sem parar, e só parou porque foi a hora em que o copo de água começou e os insufláveis foram desmontados. Mais comida para a engorda e o meu filhote nem sabia para que lado se havia de voltar, principalmente para os doces e a fruta... Até um vitelo no espeto havia a assar!!!



O Dinis estava tão cansado com tanta actividade e emoções que adormeceu no meu colo às 23 horas, mesmo com barulho e confusão à sua volta... :)

Domingo o almoço foi o "limpar" dos restos mais alguma coisita para compor e o Dinis teve finalmente direito à canja pela qual tanto ansiava. A prima Ana, uma das favoritas dele e com quem brincou o tempo todo, fazia 11 anos e teve direito a parabéns cantados em coro por toda a família. Mas como ela é muito tímida, nem achou muita piada e escondia-se o tempo todo nos braços da mãe.



Foi pois um belo fim de semana, em que revi familiares e amigos, em que comi e conversei. Venham mais como este!!!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Consulta de ginecologia

A semana passada fui a uma consulta de ginecologia. Já não ia lá desde o ano passado, quando fiz a transferência dos embriões que tinha congelados e não deu em nada. Fiquei tão triste e desiludida por ter chegado ao fim da linha que nem me apeteceu voltar à médica.

Agora achei que devia voltar lá, para ver como estava o meu organismo e fazer alguns exames, daqueles de rotina que todas as mulheres devem fazer periodicamente.

Depois de quase 2 horas de seca, lá fui eu chamada para a consulta. Tivemos uma conversa amena sobre tudo e mais alguma coisa. Claro que falamos sobre o ter mais filhos e eu disse que já chegava, estavamos cansados de tentar e também o dinheiro não chega para tudo. falei que iamos ter mais filhos mas que a chegada deles ia apenas depender de um telefonema.

Pouco depois chegou o meu marido e o meu filho, que se juntaram à conversa. Disse que o meu menino era muito inteligente pois aos 4 anos já sabe ler tudo correctamente e escreve muitas coisas, apesar de por vezes escrever como fala, pois não sabe regras gramaticais. E claro que ela quis comprovar essa habilidade, pedindo-lhe que lesse o nome dela, que estava na bata. Acreditam que o meu filhote se recusou a faze-lo? Ela deve ter pensado que eu estava a inventar.... Assim que saimos do consultório ele disse-me logo:
- Mãe, eu sei que a médica tem o teu nome...
Grrrr, é mesmo terrivel!!!!

Quando fiz a 1º tratamento para tentar dar um mano ao meu filho, a médica notou que o meu sangue coagulava com facilidade, facto que poder dificultar a implantação dos embriões. O tratamento não deu certo e eu fiz umas análises no Instituto Dr. Ricardo Jorge, que revelaram que existiam 2 factores hereditários que tornavam o sangue mais fluido. Para contraria essa situação passei a tomar uma aspirina 500 gr por dia e se ficasse gravida ou dizesse tratamentos para tal, levaria uma injecção diária de heparina na barriga.

Fiz novos tratamentos com esperança que essa fosse a causa de não engravidar mas não resultaram.

À coisa de 2/3 meses comecei a notar que tinha imensas nódoas negras, cuja causa não identificava. Pensei que talvez fosse o Dinis, com os seus saltos, pulos e ansia de dar mimos e não liguei muito. Mas quando comecei a sangrar quando tinha relações, comecei a ficar preocupada. Achei que o meu sangue estava a ficar fluido demais e deixei de tomar a aspirina. Mas gostava de ouvir uma opinião médica.

A médica disse que devia ter a ver com isso mas que não devia deixar de os tomar. Poderia reduzir a dose para dia sim dia não e logo viamos como o meu organismo reagia. E é mesmo isto que fazer.

De resto mandou fazer análises, fiz o exame citologico e dez-me uma eco, dizendo que o meu organismo estava a funcionar ainda muito bem, pois tinha um fulicilo no ovário esquerdo, com aspecto de ter ovulado. Pois, está tudo bem e eu até tendo treinar nos dias cestinhos, mas bebés nada de nada. Confesso que já me resignei com esta situação e ser mãe de novo só mesmo quando o telefone tocar.


E estamos de novo no fim de semana e este para nós vai ser de casamento. Fiquei danada com o tempo de hoje, pois tenho um vestido todo descapotável, com uma leve encharpe e tou a ver que vou rapar um frio de meia noite!!!!! Vamos ver... Arrancamos já hoje depois do emprego e o jantar de hoje já está incluido na festa. Vai ser um fim de semana para a engorda. E não vale a pena irem lá a casa, pois o alarme ficou ligado, desde que me roubaram 2 portadas na noite de Natal, o alarme foi um investimento necessário. :)

Bom fim de semana para todas e depois conto como correu a festarola

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Festa no fim de semana

Do fim de semana que passou tenho a assinalar uma festa de aniversário à qual o meu filhote foi e cujo convite me deixou muito feliz.

Foi feito por uma amiga que conheci no mundo dos blogs e que se tornou uma amiga real. Por coincidência temos filhos com o mesmo nome, quase com a mesma idade e moramos relativamente perto uma da outra.

E foi com muita felicidade que recebi o convite para a festa do menino do blog Tartarugo, que foi nas diversões Hubi Park.

O Dinis adormeceu tarde na 6ª feira e acordou cedo no sábado em pulgas para ir à festa do amiguinho. Quando chegamos lá ficou um bocadinho timido, afinal só conhecia o seu amiguinho e a mamã dele. Mas neste tipo de sitios os miudos andam aos pulos por lá e nas diversões e nem precisam de se conhecer uns aos outros.

Houve muita brincadeira com mergulhos nas piscinas de bolas



Escaladas radicais com passagem por zonas divertida ou descida de escorrega



Esta casa era uma das diversões favoritas do meu filho e também do aniversariante. Tinha lá dentro tudo o que uma casa a sério deve ter (ferro, aspirador, utencilios de limpeza, etc) e eles achavam imensa piada.



Estava também presente esta mamã que eu conhecia apenas da net e a sua filhota linda. A mamã tem um embutido na barriga e eu adorei mais uma vez passar do conhecimento virtual ao real.

Foram 2 horas de muita correria que colmataram com a comidinha (sandes de queijo e fiambre, batatas fritas, pipocas, gelado, gelatina, etc) e o tradicional cantar de parabéns, seguido do corte do bolo.

Obrigada mamã Paula, pelo convite, pelo convivio e pela simpatia.

Domingo, além da visita de um amigo contou também com passeio de bicicleta e de trotinete. Andamos aqui pela zona, pois temos muitos espaços bons para passear e faz bem aproveitar para respirar ar pudo antes do inverno chegar.

Boa semana de trabalho e para quem ainda esteja de férias, um bom restinho de férias.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

As nossas férias

Tal como já vos tinha dito, as nossas férias correram bem. Foram 3 semanas longe do stress e da confusão do dia a dia, que souberam mesmo bem!

Estivemos o tempo quase todos no Algarve, na zona de Vilamoura e passávamos a maior parte do tempo na praia ou na piscina. O Dinis anda um autêntico pato e o que ele queria mesmo era estar dentro de água o tempo todo. Mas ele percebeu perfeitamente porque não podia ir à água depois de comer e não me chateava muito. Aqui ficam fotos de alguns desses momentos:


Dinis e a sua prancha de bodyboard


Escondido na areia


Salto para a água

Tivemos também o prazer de nos encontrar com alguns amigos que estavam de férias também na mesma zona que nós. Os padrinhos do Dinis vieram passar connosco um domingo e com eles veio a Filipa, filha deles e a Joana, sobrinha. Claro que nesse dia a algazarra na piscina foi mais que muita...




Também fomos ter com a minha querida amiga Teresa e sua família à Praia da rocha e depois jantamos todos juntos. Uns dias depois fomos à Fatacil, em Lagoa, o que foi bem divertido. Um bom tempo que passamos juntos, que infelizmente não se prolongou por a mãe dela ter adoecido...


Dinis a ver os cavalos na Fatacil

O nosso amigo Rui, que andava na zona do Algarve em trabalho também nos foi fazer uma visita e aproveitou para dar uns mergulhos na piscina e ir connosco à Fatacil.



Fomos também à Feira do Artesanato de Quarteira, passear em Alte, ao Zoomarine e à Feira Medieval de Castro Marim. Mas isso fica para outro post que este já vai longo.

Bom fim de semana!!!!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Voltamos!!!

Voltamos!!!! Acabaram as férias e nós estamos de volta à rotina habitual... Os papás a trabalhar e o Dinis na escolinha.

As férias correram bem. O tempo esteve bom e foram quase 3 semanas passadas no clima agradável do Algarve.

Estivemos em casa de uma prima minha, que tem lá uma moradia com piscina e tudo. Ela tem 73 anos, é divorciada e sem filhos, por isso agrada-lhe a companhia. O único senão é que ela não está habituada a lidar com crianças e por isso nem sempre foi fácil o convívio, principalmente nos primeiros dias. O Dinis é um miúdo cheio de vida e muito curioso com tudo o que o rodeia, como é próprio dos seus 4 anos. Por isso queria ver tudo, saber tudo, mexer em tudo. E ela não achava muita piada. Está habituada a viver em função dela próprio e não de 3ºs. Não queria que ele corresse, não queira que ele gritasse.... E ele que até nem é de gritar muito, parecia que o fazia muito mais vezes por não o poder fazer. Ou será que sou eu que já nem reparo nisso???? Disputavam o mesmo banco, queriam ver diferentes canais na tv e queriam sentar-se os 2 ao meu lado, acreditam nisto???? Por isso parecia que tinha 2 filhos, apesar de uma ser mais velha e por isso não a poder meter na linha.

De resto correu tudo bem. A maior parte dos nossos dias eram passados assim:



Ou assim:



Tenho tantas coisas para vos contar sobre as férias, sobre o regresso às aulas e outras coisas que me apetece partilhar, mas o tempo não chega para tudo, tenho toneladas de trabalho em cima da mesa e estou sem net em casa. Por isso fica para os próximos post's e vocês ficam já em pulgas pelas novidades (ou não....). Porque este post era mesmo só para vos dizer que estamos vivos e de volta (medo, muito medo....)

Até já!!!!!

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo