terça-feira, 30 de outubro de 2012

Mudança de escola do + novo

Após a minha licença de maternidade por adoção o Eduardo foi para a mesma escola que o irmão. Mudei o Dinis de escola propositadamente para que eles pudessem ficar juntos, pois achava que isso podia facilitar a adaptação do mais novo à escola.

O ingresso na vida escolar quase com 2 anos não correu mal para o meu menino mais novo, que apenas ficou a chorar os 1ºs 15 dias, passando a ficar bem o resto do tempo e sem duvida sentindo-se seguro por ter o irmão por perto, embora em salas separadas, claro. Era num centro paroquial muito bom onde apenas os consegui colocar com um empurrãozinho do padre da zona (e acho que porque pagávamos o escalão máximo).

Esta situação manteve-se apenas um ano pois o Dinis terminou a pré e foi para o 1º ciclo, numa escola do estado. Essa escola também tem jardim de infância e desde sempre o Eduardo também lá era inscrito mas ficava sempre fora. O ano passado ficou em 118º lugar e este ano ficou em 38º. Por isso lá se manteve no centro paroquial, com os amiguinhos que conhece desde sempre e uma educadora excelente que adora e para ele é como se fizesse parte da família. Mas os 1ºs tempos andava sempre à procura do irmão, até finalmente ter percebido que ele já não estava na mesma escola que ele.

No inicio deste mês recebi um telefonema a dizer que tinha aberto uma sala de jardim de infância numa outra escola do mesmo agrupamento e se eu estaria interessada em que o meu menino fosse para lá. Disse que não, pois na realidade eu queria era que os 2 ficassem juntos de novo. Disseram-me que na escola onde andava o Dinis o recrutamento de crianças já tinha terminado e que com a abertura desta nova sala foi por um bocadinho que ele não entrava, pois só tinham ficado 3 crianças à frente dele mas que podiam manter a inscrição em aberto, não fosse haver desistências.

No dia 18 recebo um telefonema quando ia a caminho de casa a dizer que afinal tinham uma vaga para ele na escola do irmão! Até fiquei sem fala pois não estava à espera mas lá disse que sim... afinal se o tinha inscrito era porque o queria lá, só que nunca pensei que fosse agora... reunião logo marcada com a educadora, até podia entrar logo no dia seguinte!!!! Meu Deus, o mundo do Eduardo ia sofrer uma reviravolta...

Combinei então que ele entrava apenas dia 2 de novembro, para avisar na outra escola e ele poder despedir-se dos amigos e da educadora.

Quando contei à educadora ela ficou tão triste que quase chorava. Acho que no dia seguinte nem me falou como deve ser, de tão zangada que ficou... sempre a achei uma querida mas confesso que nunca tinha percebido que ela tinha uma paixão tão grande pelo meu filho a ponto de ficar de rastos por ele ir embora. Dai estarem a ser difíceis estes últimos dias, principalmente para mim. Custa-me deixa-lo lá ficar, ver o ar triste da educadora, sentir que aquele ambiente tão familiar vai deixar de o ser.

Quero acreditar que tudo vai correr bem, apesar de o Eduardo ser um menino de rotinas, que não gosta muito de mudanças, tem no entanto o irmão sempre por perto e acho que isso vai ajudar bastante. Se calhar é a mim que me custa mais, o Dinis mudou 4 vezes de escola e no ultimo dia eu nunca conseguia ir busca-lo, mandava sempre o meu marido para as despedidas, sou assim, um coração de manteiga. E ele sempre se adaptou super bem.

Mas uma coisa é certa, professora como a 1ª que o Dinis teve, nunca mais voltou a ter, sem desprimor pelas outras pelas mãos das quais tem passado e no caso do Eduardo parece-me bem que será igual, educadora como esta que ele tem agora, não me parece que encontre de novo. Sei que não vai ler mas obrigada Tita pelo carinho com que sempre tratou o meu menino.

(vejam fotos no meu outro blog Era uma vez umas fotos, o link está logo ali em cima)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Parabéns a mim!!!

E hoje sou eu a bebé. Mais um ano de vida, com muito mimos dos meus filhotes, pois é isso que faz com que tudo valha a pena.

Gosto de fazer anos, de receber mimos e parabéns, prendas e mensagens. E quero muito acreditar que o próximo ano será melhor que este que passou, que não foi nada bom principalmente pelo futuro que se adivinha.

As comemorações são familiares pois os principais responsáveis por eu aqui estar já partiram e deixaram um vazio no meu coração e só mesmo os meus meninos o deixam mais cheio de amor.

Obrigada a quem aqui passar e parabéns para mim!!!!




PS - e espreitem as fotos das prendas favoritas no Era uma vez fotos

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mudanças no mundo dos blogs

Lá fui fazer mais uma limpeza aos blogs que leio, visito e comento regularmente. Mais uma montanha deles que desapareceu ou deixou de ser atualizado... Tenho pena dr constatar que apenas meia duzia dos blogs que seguia e gostava inicialmente se encontram em atividade. E não vou aqui dizer quais são, com medo de me esquecer de algum mas vocês meninas que me leêm, sabem bem quem são   :)

De facto o mundo está em constante evolução e os blogs não escapam a esta correria em que andamos no dia a dia. Neste momento parece que apenas tem saida os blogs a que eu chamaria de egocêntrico, ou seja, aqueles que publicam mas nunca visitam os outros ou deixam comentários. Tenho alguns na minha lista de blogs mas acho que vou criar uma pasta à parte para os colocar.

Pensei muito antes de postar aqui novamente. Gosto de escrever, de abrir o meu coração, se contar como me sinto e o que penso. Gosto que me leiam, que comentem, que concordem ou discordem mas custa-me publicar post's em que apenas tenho 4 ou 5 comentários. Sei que parece um disparate, ao fim e ao cabo se eu tivesse um diário escrito à mão, como tive na minha adolescência, ninguém o iria ler, mas aqui acaba por ser uma partilha de experiências e sim, sou egoísta o suficiente para gostar que me leiam e apreciem o que leem.

Muitas vezes me interrogo se vale a pena continuar com o meu blog, se não me devo dedicar apenas ao Facebook, da qual sou igualmente uma fervorosa adepta. Mas depois penso em vocês, poucas mas fieis leitoras, que apesar de na maior parte dos casos me seguirem também no Face, me vem visitar e deixar mensagens de carinho. Penso em mim, como muitas vezes me sabe bem abrir a alma aqui. E vou ficando, e vou postanto, indo na maré mas não aderindo à moda dos blogs egocêntricos, só não visitando os vossos cantinhos todos os dias por falta de tempo inerente ao trabalho que é cada vez mais mas cada vez mais mal pago e pela atenção que devo e gosto de dispensar aos 2 pestinhas que tenho lá em casa.

Fará sentido o que eu aqui escrevi? Não sei, mas cá vou continuando, a ler-vos e a ser lida, apenas de cada vez menos...


Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo