quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vender ou alugar a minha casa

Como sabem estou a morar numa casa nova desde finais de Janeiro deste ano. É uma casa na qual planeava morar e investia dinheiro nela à mais de 10 anos, por isso antes desta crise que tem atingido o mundo inteiro, numa altura em que vender casa era quase de um dia para o outro.

Tenho portanto a casa onde morava anteriormente para vender. Há 2 anos e alguns meses. Porque a coloquei à venda ainda antes da minha actual estar concluída.

A crise chegou e as pessoas começaram a retrai-se em muitas coisas, nomeadamente na compra de casa nova. Apareceram alguns interessados. Uns não tinham capacidade financeira e por isso o banco não lhes emprestou o dinheiro. Outros tinha também a casa deles para vender. E outros ainda tentavam aproveitar-se e convencer-me a vender-lhes a casa por meia dúzia de euros.

Coloquei a casa em várias imobiliárias, algumas das quais levaram lá pessoas interessadas mas nenhuma oficializou a compra.

Falaram-me em exclusividade. Fui então para uma dessas imobiliárias bem conhecidas, com anúncios por todo o lado e por recomendação de um amigo. Foi uma desilusão total. Poucas pessoas, pouca divulgação, nem no site tinha a minha casa. Talvez achassem que era uma casa complicada de se vender, mas fiquei triste, afinal se não venderem também não ganham a comissão. Assim que acabou o contrato, tirei a casa dessa empresa.

Apareceu uma moça muito simpática, de outra imobiliária conhecida, que queria muito comercializar a nossa casa. Dava-nos conhecimento de tudo, no máximo mensalmente, fazia a divulgação de todas as maneiras possíveis, etc. Assinamos contrato. Tentou convencer-nos que a nossa casa valia menos 35.000 € do que o que estávamos a pedir (sim, leram bem...), logo a mim que sou engenheira e que durante anos fiz avaliações de casas... Depois percebi que tinha umas pessoas interessadas mas que só queriam ir até essa valor. Levou-as lá na mas claro que elas não compraram. Nunca mais disse nada nem lhe meti a vista em cima.



Voltei a colocar anúncios em jornais, desta vez não só para vender como também para alugar, afinal um casa fechada estraga-se e mais vale que alguém a use, sendo que nós ainda ganhávamos algum dinheiro, para ajudar ao orçamento família.

Apareceu logo uma moça de uma imobiliária com umas pessoas interessadas. Como o valor máximo de renda ao qual eles podiam chegar estava um pouco abaixo do que pedíamos, até baixamos um pouco o valor. Ficou resolvido, enviei os dados da casa e recusei a visita de outros possíveis arrendatários, que entretanto apareceram. Arranjamos pequenos problemas que tínhamos a andamos a correr para tirar o resto da tralha lá de casa, que ainda era bastantes coisas.

Ontem a senhora da agência mandou-me um mail a dizer que não sabia o que se passava. As pessoas não atendiam o telefone e não disseram mais nada. O negócio ia por água abaixo. Fiquei tão zangada! Ora se não queriam pelo menos podiam ter tido a ombridade de dizer que já não estavam interessados.

A sério, fico mesmo danada com as pessoas que não tem respeito pelos outros. E cada vez isso se faz mais sentir na nossa sociedade. Pessoas que tentam aproveitar-se dos outros, ainda mais neste tempo de crise. Pessoas que só pensam no bem estar delas e da sua família e os outros que se lixem!!!! Por isso hoje tou zangada, triste e irritada!!!!!



26 comentários:

  1. Percebo muito bem aquilo que estás a passar....trabalho numa imobiliária...mas ñ sou vendedora, sou administrativa...passam-me muitas situações dessas pelas mãos...cada vez há menos respeito....

    PS-já só vou trabalhar aqui até fim de Julho, mas temos muita procura de arrendamentos, se quiseres manda-me um mail que eu dou-te os contactos....beijocas
    mamaediogo@sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu há 2 anos comprei casa, porque no sitio onde criamos assentar nao havia casas para alugar! Pois acho que mesmo ao fim de X anos a pagar a casa ao banco fica mais barato ter uma casa alugada.

    Se colocares para alugar, de certeza k vão aparecer mais interressados. Tem é cudado com o tipo de pessoas que lá metes (pede recomendações) neste momento não se pode confiar em ninguém. Pelo menos era o que eu fazia.

    Bjs e melhores dias virão vais ver.

    ResponderEliminar
  3. Epá que chato! Não se faz!
    Mas olha que conheço tanta gente na mesma situação que vocês! :((((
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. realmente é muito chato ...acredito que nesta fase arrendar seja mais facil do que comprar-logo logo aparecerão interessdaos-mas é uma total falta de respeito

    ResponderEliminar
  5. É realmente muito chato, ainda por cima, andaram à pressa a tirar o resto das coisas desnecessáriamente.
    Há pessoas que sinceramente não pense em mais nada a não ser nelas proprias.
    Amiga, se realmente alugares, tem cuidado com as pessoas, pois eu aqui na zona já ouvi com cada história que nem imaginas.
    Mas vais ver que vais conseguir.
    Beijocas grandes para voces.

    ResponderEliminar
  6. :( que chatice!
    Eu acho que, nesta altura, será mais facil arrendares, do que venderes.
    Mas tem sempre atenção a tudo... isto anda meio mundo, a enganar o outro meio :(
    Boa Sorte!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. faço das minhas palavras a de quase todos os comentarios.. Aluga para nao perderes dinheiro.. mas ve a quem o fazes.. vivo numa alugada e tenho um senhorio 5 estrelas..que em alturas aflitivas da vida me mandava sms,, a dizer que se estivesse aflita para passar para o mes seguinte.. nunca o fiz.. mas foi uma bonita atitude..é tudo uma questao de honestidade e consciencia.. por isso ve bem como e a quem o fazes..podes fazer contrato com opçao de compra como eu fiz.. e as rendas que derm descontas no valor da casa.. o meu contrato ta assim.. e é aliciante para quem arrenda..para depois comprar..bjo doce e boa sorte que nao te apareca mais gentinha dessa..

    ResponderEliminar
  8. Poxa, que chatice!
    Espero que daqui para a frente consigas atingir o teu objectivo.
    Força!
    Bj grnade ;)

    ResponderEliminar
  9. Então hoje é a minha vez de retribuir as tuas visitas ;)

    Muitos miminhos.

    Compreendo a tua desilusão!!!
    Mas tem esperança, quem sabe não vais conseguir um contrato melhor?
    Se essas pessoas não se dignaram a dar uma explicação, então, provavelmente, também não seriam bons inquilinos ;)
    Força amiga. Volta a pôr anuncio e boa sorte.

    ResponderEliminar
  10. Olá cá estou eu...
    Primeiro parabens pelos 13 anos de casamento.
    Depois,obrigada pela visita, e quanto á falta de respeito pelo próximo, minha amiga é melhor nem comentar...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Tudo o que descreves resume-se mesmo a FALTA DE RESPEITO! :o(

    São lamentáveis estes comportamentos em que uma palavra resolvia tudo, ainda que, fosse uma mera desculpa esfarrapada mas pelo menos sabiam com o que podiam (ou não!) contar… enfim!

    Espero que o negócio se reverta ;o)

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  12. Isso realmente é mutio chato. Se fosse eu tb ficava possessa. Mas acho que arrendar é bem mais facil de vender, se eu souber de alguem que queira arrendar casa nao me vou esquecer de ti.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. De facto é chato, e cada vez mais em "negócios" temos que estar sempre de pé atrás :(.

    A casa não é perto de nenhuma faculdade que dê para alugar a estudantes ?

    Beijinhos e miminhos

    ResponderEliminar
  14. olha ja experimentaste mandar fazer um cartaz grande com o numero de tlm e a dizer o Próprio? hoje em dia ha muita gente a fugir às imobiliárias porque sabem que eles cobram uma comissão alta e que se conseguirem tratar directamente com os particulares fazem melhor negócio.

    beijocas

    ResponderEliminar
  15. Compreendo bem o que sentes! E nos dias que correm esse dinheiro era bemvindo.
    E divulgar entre amigos? Não tens nenhuma universidade perto? Assim podias lá colocar o anúncio de aluguer, já tive assim uma casa alugada a três miudas que eram impecáveis (tive sorte). Experimenta pôr à venda nos sites de bancos (já o fiz no site do BPI).
    Boa sorte, espero que resolvas rápido.

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  16. Esta crise criou um sem número de problemas mas mt também se aproveitam dela.
    A minha mãe tem uma casa alugada onde se aproveitam da boa vontade dela, já só lhe pagam um terço do valor. Digo-te isto não para te assustares mas para fazeres como os meus vizinhos, alugaram uma casa pela agência mas é a agência a responsável por tudo, a eles no dia X está o valor Y depositado e mais nada.
    bjks grandes

    ResponderEliminar
  17. Desejo-te boa sorte em ambas as situações, porque bem é preciso.

    Para arrendar é preciso sorte com as pessoas, não vão elas dar cabo da casa, não pagar a mensalidade, etc.

    Para vender é preciso sorte com a actual crise - ou é realmente um bom negócio para quem compra, ou então...

    Eu vendi a minha o ano passado, em 1 mês, mas não ganhei nada, vendi-a pelo preço que a comprei e ainda deixei electrodomésticos, candeeiros, cortinas, etc. não precisava disto para esta casa que comprei, tinha urgência em sair e o negócio precisava de ser apelativo, senão era mais uma casa entre os milhares que existem. Para quem comprou foi um excelente negócio, mas eu até a dava de tanto que me queria ver livre dela...

    Vendemo-la através de anúncio no jornal.

    Mais uma vez, boa sorte.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Olá Maria,
    Sei bem o que sentes... a minha ´casa também está à venda vai fazer 2 anos e não à meio de a conseguir vender...
    E também estou com uma dessas imobiliárias muito conhecidas... que de comissão uqerem um balurdio, mas nem assim a promovem melhor...
    Beijo, beijo, beijo

    Sandra e Afonso
    www.bebeafonsinho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Maria,

    Eu tenho uma cassa alugada à 3 anos, e tenho sorte com as pessoas a quem aluguei. Tenho portanto uma experiência positiva do aluguer de casas e sempre ficamos com o imovél nosso. Nós fizemos contrato anual renovavel, pedimos fiadores e registamos o contrato nas finanças. Fizemos tudo legalmente correcto para não termos problemas. Se colocares apenas para alugar a um preço competitivo além de ganhares podes escolher de um leque de possiveis inquilinos. Normalmente a opção por casais de maior idade é boa. Melhor sentido de responsabilidade, de limpeza, etc... A minha é uma velhota com uma filha adulta. A casa continua 5*** e como não pedi um exagero de renda ganhamos as duas. Ela não pensa sair e eu rentabilizo o bem que tenho.

    Espero ter-te ajudado.

    Bj

    Mara

    ResponderEliminar
  20. Antes de mais parabens pelo aniversário de casamento.
    Qto à casa, eu pessoalmente não sou muito apologista de arrendar porque depois é mais dificil de tirar as pessoas de lá, caso surja alguem interessado em comprar. Mas se achares que não consegues mesmo vender a medio prazo é uma solução...

    ResponderEliminar
  21. Ai amiga, realmente!!! As pessoas não têm consideração nenhuma!!!! Que falta de respeito!

    Eu tive sorte, aluguei a minha casa pelo valor que pretendia, às primeiras pessoas que viram a casa. Também foi através de uma agência. Foi tão rápido que quase não tinha a casa nova pronta para me receber.

    Espero que tudo se resolva depressa!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  22. Pois eu tambem tenho uma casa á venda a + de 2anos, em Coimbra, e tambem não consegui, já me ligaram a oferecer 30 000euros e eu fiquei em choque, disse logo que não vendo, não estou a precisar do dinheiro e não vou perder dinheiro... Temos que ser pacientes que isto vai melhorar...
    Quanto as pessoas não são serias são realmente cada vez mais é muito triste mas é assim...
    Beijinho e até domigo :)

    ResponderEliminar
  23. Domingo lá estarei (espero eu) com o Pedrocas porque o pai esquiva-se sempre. Não contem é comigo às 15h porque regra geral a essa hora dorme-se a sesta lá em casa (dorme o Pedrocas).
    Bjks e até lá

    PS: Se não vos encontrar posse melgar para o tlmv?

    ResponderEliminar
  24. As pessoas, em hoje em dia, cada vez olham mais só para elas... enfim...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Que situações chatas... isto à mesmo cada pessoa, já nada me surpreende.
    Olha eu tenho um inclino que sempre foi uma maravilha, mantém o apartamento impecável e sempre foi uma pessoa super pontual nos pagamentos. Não temos qualquer razão de queixa até ao momento.

    Bjs

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo