terça-feira, 24 de novembro de 2009

Visita ao Dentista do Dinis

Ontem fui com o Dinis ao dentista e confesso que sai de lá um pouco preocupada.

Chegamos a correr, porque me atrasei a sair da empresa e por pouco a médica não nos atendia. O Dinis ia todos divertido porque dizia que tinha de correr muito e que isso era giro.

Chegamos e 5 minutos depois fomos atendidos. Se calhar é melhor chegar atrasado mesmo...

A médica lembrava-se bem dele e da carie que tinha tido nos 2 dentes da frente, principalmente devido ao seu formato. Abriu um bocadinho o espaço entre os dentes e recomendou fio dental. Acho que esses dentes estavam muito bem e não era necessário fazer nada.

O pior foi quando viu os molares. Descobriu cáries em 3 deles e tratou logo um, onde colocou uma massinha verde, cor escolhida pelo meu filho. Achei o máximo estas massas coloridas. Os miúdos gostam e nós controlamos se ela lá está ou cai.

Perguntou se ele comia muitos doces, ao que eu respondi alguns. E também disse que a escovagem dos dentes não estava a ser bem feita, pois não chegava aos dentes detrás.

Fiquei triste. Sempre achei que me esforçava por passar ao meu filho o conceito da importância de uma boa higiene oral, até porque eu tenho uns dentes péssimos e tenho de ter cuidado com eles. Mas se calhar não está a resultar bem. Lava sempre os dentes antes de dormir e eu dou quase sempre uma ajuda. Outra vezes é o pai... Ele sozinho faz isso mas só de vez em quando. De manhã não lava os dentes, porque está a dormir. Depois do almoço também não, porque na escola não se pode lavar os dentes, porque podiam usar as escovas dos outros meninos... Que hei-de fazer?

Quanto aos doces, pois claro que o meu filho os come. Até aos 2 anos não sabia o que era um doce. Numa festa da escola provou e gostou. E a partir dai, sempre que apanha um à mão, come-o! Lá em casa os doces estão escondidos. Sou eu que lhos dou com conta peso e medida. Uma amiga minha disse que ele comia muitos doces. Pois, quando vai ao meu emprego, as pessoas oferecem-lhe doces. E ele não diz que não. E quando ele não aceita, as pessoas até ficam ofendidas e metem-lhos no bolso. Na escola este mês, 4 meninos fizeram anos e lá vem os saquinhos com doces... Não é fácil mas vou esforçar-me mais, muito mais.

Ontem pediu um doce de um dos sacos de aniversário e eu dei-lhe uma cenoura.... :)

Senti-me uma mãe ranhosa, desgraçada, que deixa o sei filho ficar com os dentes podres. Sai de lá mesmo triste, acho que as pessoas olharam para mim como se eu fosse uma mãe terrível, que não cuidava convenientemente do seu filho... :(

O mais giro disto tudo foi mesmo a massinha verde no dente, porque desta vez ele só ganhou de prenda uma pasta de dentes e o ano passado, além de 2 pastas de dentes ainda ganhou um pião e carimbos sorridentes nas mãos... Ora vejam a massinha verde:



Voltamos no próximo mês para ver a evolução das cáries e para tratar pelo menos mais um dos dentinhos. E macacos me mordam se não lhe vou esfregar, esfregar e esfregar os dentes até ele miar!

Bem, vou então voltar ao fim de semana alentejano que foi muito bem passado, numa casa cheia de amigos bem dispostos. Comer, beber e conviver foi a palavra de ordem e mesmo com a chuva que caiu, ainda demos uns passeios pelos campos, de chapéu de chuva e galochas.



O Dinis divertiu-se imenso pois tinha uma amiguinha de 5 anos para brincar, dai ele querer levar a mochila cheia que nos mostrei no post anterior. E amigas, acreditem que ele tem mochilas maiores mas quanto maior for, mais coisas ele lá quer enfiar... E depois adivinhem quem acaba com a tralha toda às costas ou mão???? Pois é, isso mesmo, a mãe dele! :)


17 comentários:

  1. Eu ainda não fui a um dentista coom o Dinis, mas a partir dos 3 vou marcar uma consulta. aqui lavo-lhe os dentes 2 vezes ao dia, no almoço e ao deitar.
    E é de facto dificil uma criança dessa idade não gostar de doces. Aqui é mais bolinhos de coco e bolos caseiros, ele ainda não sabe o que é gomas nem chupas e até ao momento não sinto nada falta que ele precise de provar isso, mas acredito que depois de o provar vai ser mais complicado ...

    Vais ver que daqui a um mÊs não vai precisar de nenhum tratamento:)


    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Pois minha querida e tola amiga, por aqui e como julgo que já percebeste, os doces são muito castrados ao Principe e sou eu que lhe lavo os dentes de manhã e à noite, no entanto, e apesar de tudo isto, o Principe já tem 2 molares com cáries que já foram tratados, se não aparecer mais nenhuma entretanto vai colocar selantes.
    Como vês, mesmo com muitos cuidados as cáries por vezes aparecem, segundo o dentista do Principe também tem muito a ver com o tipo de esmalte e se o meu filhote sair a mim....tá lixado!
    Beijocas, ganha juízo!
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. O Pedrocas para lavar os dentes faz fita e tento sempre 2 vezes ao dia porque na escola também não lavam, mas nem sempre consigo.
    Olha que pode ser dos dentes dele e não com a higiene oral, senão explica-me como é que eu que lavo os dentes 3x dia mais o fio dental faço cáries de bradar aos céus (as minhas vêm de dentro). Tem a ver com o tipo de dente e não só com a higiene. Não és nada má mãe, se fosses ele não era uma criança feliz como é.
    Sei que os dentistas põem um selante para prevenir cáries em dentes de leite, quero ver se para o ano, quando ele fizer 3 aninhos o levo a uma consulta.
    Bjks e tens um desafio no meu blog

    ResponderEliminar
  4. Tu tens acada ideia... mas onde é que tu és uma mãe desnaturada... ai Jasus me valha... isso são coisas que acontecem... Eu por ex ñ me ajeito para lavar os dentinhos ao duarte com uma escova, seja ela pequenina ou grande... ele ñ abre bem a boca e ñ consigo ver bem se estou a lavar todos os dentes ou não... por isso ainda lhe lavo os dentitos com a dedeira... sei que já deveria lavar com a escova mas... é complicado... Acho que ñ te deves culpar... afinal a massinha até ficou bem gira... já agora o Dinis é do Sporting???

    Quanto ao fim de semana parece ter sido bem divertido... mesmo com chuva... que ás vezes também sabe bem...

    Beijinhos grandes e xô com esses pensamentos malucos... Ok???

    Ana e Duarte

    http://comodakiaoceu.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. Pois... é complicado :-(

    Não te podes culpar Maria, não é fácil.
    Eu ainda não levei a Rafaela ao dentista... JESUS que se no médico é o que é, nem quero imaginar o dentista... mas tem que ser, eu sei...
    Ela doces não come, porque não gosta (ao menos isso) e lavo-lhe eu os dentes primeiro, embora a deixe lavar a seguir só para sentir que sabe.

    Os momentos com as pessoas que gostamos são sempre bem passados, faça chuva ou sol ;-)

    Beijoca.

    ResponderEliminar
  6. Que ideia amiga! isso acontece e nem é pelos doces pois não acreditam que sejam tantos assim, nem por não lhe lavares os dentes - já se sabe que com as crianças é mais difícil controlar a escovagem...Se calhar a dentista não tem crianças pequenas, ou é como o pai dentista de uma amiguinha do Quico que quando vê os filhos dos outros tem sempre reparos a fazer, mas deixa a menina andar de xuxa o dia todo...
    e o fds foi bem agradável! mesmo de galochas lol!
    jocas gordas

    ResponderEliminar
  7. Olá! Pois é nina enquanto eles não sabem o que é doce, estamos bem sossegadas, mas chega a uma altura que os sentidos ficam mais apurados e a idade das descobertas dá para o bons(doces) e para os maus(doces também lol), mas nada que não se resolva, e normalmante quem faz reparos nunca vê o que tem em casa. Obrigada pela visita volta sempre. beijocas

    ResponderEliminar
  8. Há meninos com os dentes mais frageis que outros e mtas das vezes ñ tem haver com doces. O que importo é que já anda a tratar deles, por isso Mãe ñ te preocupes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Quando vou ao dentista, com os meus tesourinhos, ouço sempre os ralhetes do doutor. O Marco evita os doces porque o drº Bruno disse que ele não podia comer doces, mas o Júlio quer lá saber, quer é comer tudo de seguida.
    Eu é que lavo os dentes dele, o doutor disse que tinha que ser a mãe a lavar até eles terem 7 anos, que eles podem brincar com a escova, anos a lavagem a mãe é que faz. Lavar ao deitar e de manhã, mas de manhã a arranjar 2 para a escola não dá, mas à noite quando se lavem, lá se lava os dentes também.
    Engraçado a massa com cores. Nunca tinha visto.
    O Marco da primeira vez que foi ao dentista ganhou um folheto e uma pastinha de dentes, mas o Júlio ganhou foi um balão para si e outro para o irmão.
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  10. Não te sintas assim Maria, estas coisas não são fáceis!
    Lá por casa também sou eu quem lava os dentes ao Afonso, e eu tenho plena consciencia de que não os lavo bem... mas não consigo fazer melhor, pois ele não deixa!
    O Afonso por causa das alergias alimentares come pouquissimos doces, mas come rebuçados e chupa-chupas quando lhe oferecem...
    Quanto aos dentinhos, o teu Dinis tem uns tão giros, tão direitinhos... vais ver que essas cáries vão desaparecer num instante!
    Beijo!

    Sandra

    ResponderEliminar
  11. Não acho que a culpa seja sua... nem de ninguém!
    Acredito que tenha muitos cuidados com o seu filho e não acredito que seja por ele comer alguns doces que lhe causem essas caries todas! Afinal lava-lhe os dentes á noite!!! A dentista dos meus filhos disse-me que basta eles lavarem á noite mas se lavarem ao pequeno almoço ainda melhor ... e é exactamente isso que eles fazem desde sempre... dentinhos lavados duas vezes ao dia... Esqueço-me é de lhes dar o fluor...!
    :(

    Beijocas e calminha!

    Maria & Companhia

    ResponderEliminar
  12. ola

    Sabes que algumas vezes não tem a ver com a higiene mas com a predisposição para caries , dou-te o meu exemplo de 6 em 6 meses vou ao dentista e mesmo assim ás vezes levo uma carie já grandita.
    Há um desinfectante bocal que ajuda a "limpar" a boca depois de escovar pergunta na farmacia o meu mais velho uso.

    Na próxima ida ao dentista fala à medica em colar selantes ao Dinis, são uns "selos" que se colocam nos dentes de trás e os protege mais das caries exactamente porque são dentes que são menos escovados, o meu mais velho tem selantes nos 4

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. O importante é receber a mensagem!!!!!!!!
    E pelo que li tu és uma excelente mae e isso é meio caminho andado!!
    Parabéns pelo Dinis é lindo!

    ResponderEliminar
  14. Minha querida não fiques assim, sabes que há pessoas com os dentes com mais tendecia a ficarem cariados, eu tambem vou levar em breve a matilde ao dentista.

    Bjs bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. É a primeira vez que comento apesar de ser seguidora há muito tempo. Sofro de infertilidade e conheço o teu blog desde o tempo em que comecei a minha luta, que teve um final feliz.
    A minha filha (que tem 34 meses) foi ontem pela primeira vez ao dentista. Tinham-me recondado que lá fosse quando lhe nascessem os dentes todos.
    Estava com o coração apertadinho porque é muito gulosa e eu sou daquelas mães que acha que há muita coisa na vida que não nos faz falta mas que sabe muito bem. É o caso dos doces.
    Obviamente que os doces não lhes fazem falta mas se a nós nos sabe bem comer um docinho de vez em qundo a eles também sabe. Só somos crianças durante algum tempo por isso acho que eles devem aproveitar a sua infância com tudo o que têm direito.
    Quanto a lavar os dentes tinha dúvidas se o estava a fazer correctamente porque fico sempre com algum receio de a magoar.
    Felizmente tirando o problema que o uso da chucha lhe está a provocar tem os dentes impecaveis.
    Segundo o meu dentista devemos fazer uma higiene oral correcta mas não é por isso que não lhes aparecem cáries.
    Infelizmente nós mães temos uma incrível tendência para nos culparmos por tudo o que lhes acontece.
    Leio o teu blog há muito tempo e tenho a certeza que és uma excelente mãe.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. OI,

    Olha em primeiro nada de sentir culpas, és uma excelente mãe, ainda tens duvidas disso?
    Não sei se sabes mas existem crianças e adultos com mais tendência para caries.
    Gostei da foto :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Realmente, as massas coloridas são um excelente apelativo para as crianças. assim torna mais fácil a sua ida ao dentista. Sempre pensei que nas escolas, pelo menos nas creches os meninos pudessem ter as suas escovas de dentes bem etiquetadas.

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo