terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ida a tribunal

Este fim de semana, para não variar foi cheio de actividade, por isso aqui fica um resumo do que dizemos:

- 6ª feira

Fizemos uma coisa que já não fazíamos à muito tempo: eu e o meu marido fomos jantar fora sem filhos! Um amigo do meu marido fez 50 anos e fez um jantar com montanhas de gente e ainda por cima tem um irmão que é actor, já fez vários papeis na tv, inclusive nos Morangos com Açúcar e tem uma banda que tocou lá um bocadinho. Foi divertido e os meninos ficaram com a minha comadre, que é uma querida e vai ficando com eles de vez em quando. quando os fui buscar estavam a dormir muito sossegadinhos... :)



- sábado

Dia de compras, roupas e sapatos para os meninos.

- domingo

Festa de aniversário do amigo Jorge da escola do Dinis. Foi no Colombo, nos Bichinhos Carpinteiros e nunca imaginei que pudesse haver tanta gente num domingo de manhã enfiada num centro comercial. À tarde recebemos a visita de um amigo que jogou imenso à bola com os meus fofinhos... :)



Agora vem a parte que eu deixei em aberto no post passado: a nossa ida a tribunal por causa da adopção pela do meu filho mais novo.

Quando regressamos de férias tínhamos na caixa do correio a tão esperada carta do Tribunal da zona onde moramos e inocentemente eu pensei que era o principio do fim de todo este processo tão moroso.



Lá fomos nós atá ao dito tribunal e depois de uns 20 minutos de espera lá fomos chamados para uma sala onde estava uma juíza com cara de miúda, uma administrativa que ia escrever tudo o que se passava e um outro senhor, que não percebi se era também juiz a ajudar a juíza-pita ou não. Confesso que esperava uma sala daquelas de tribunal, como se vê nos filmes (só fui uma vez a tribunal e foi numa sala dessas) por isso uma sala minúscula atafulhada de papeis tinha mesmo ar de funcionalismo publico.

A juiz, muito informada sobre o processo, começou logo por perguntar:
- Então querem adoptar o João Dinis?
Pois, a senhora nem sequer tinha aberto o processo, ou pelo menos caia bem saber o nome certo do miúdo, será que não tinha um post it para marcar o sitio certo???

Depois de esclarecido o equivoco lá vieram as perguntas, que eu considerei, como hei-de dizer, parvas?????
- Querem adoptar o menino? (claro que sim, senão que estávamos lá a fazer???)
- Ele está bem adaptado na família? (claro que sim, acham que íamos dizer que não? e isso não está escrito no relatório da Segurança Social e na nossa petição???)
- O vosso filho biológico dá-se bem com ele? (Não, claro que não, andam sempre à tareia um ao outro...)

E depois fizeram perguntas sobre a morosidade dos processos, sobre como tudo tinha decorrido, sendo que acabaram por dizer que era curiosidade pessoal saber como as coisas decorriam nestes casos...

Agora pergunto eu:
- não sabiam tudo o que nos perguntaram se tivessem lido o relatório da Segurança Social e a nossa petição para adopção?
- se o processo é tratado por um tribunal de família não deveriam as pessoas envolvidas saber como se processam estes casos?
- para quê tanto tempo perdido, os 6 meses de pré-adopção não são suficientes para se fazer a nossa avaliação como família???

E para atrasar ainda mais as testemunhas vão ser ouvidas dias 29 deste mês, ora porque não foram ao mesmo tempo que nós, pois parece-me que esta é uma prática corrente? E ainda finalizaram a dizer que este processo até está a ser rápido... Qual será a definição de rápido no dicionário desta gente????

Paciência, Meu Deus, paciência!!!! Eu sei que me dizem que já tenho o meu menino comigo e isso é suficiente. Mas também me disseram lá que existia um processo a decorrer sobre a paternidade do menino e que este seria arquivado assim que a adopção plena fosse decretada. Deu-me cá um frio na espinha... E se o pai biológico aparecer de repente do nada? Ouvem-se tantas histórias complicadas. Não vou descansar enquanto não estiver tudo preto no branco e o meu nome estiver na certidão de nascimento do meu menino. Querem ver que tenho de fugir para outro pais com o miúdo?????



14 comentários:

  1. Puxa Maria, estes serviços funcionam tão mal, tão mal...

    Que tudo se resolva rapidamente e sem nenhum precalço é o que desejo.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Pois...
    ~Infelizmente a burocracia continua e as questões relativas aos processos também.
    Muita gente a julgar casos que até nem sequer o mínimo conhecimento de causa têm.
    Mas enfim é a justiça que temos.

    Espero que o processo seja rápido rápido.
    Nós ainda lá iremos chegar...

    ResponderEliminar
  3. Que horror! Parece que é tudo feito em cima do joelho...
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Não se entende e muito menos compreende. Falam das crianças em instituições e que ninguém as adopta, mas quando têm um casal à frente com intenções sérias de adopção fazem as perguntas mais parvas que existem.
    O processo vai decorrer muito rápido e se o pai aparecer (que não vai) avisa que meto todos vocês dentro de um avião para o outro lado do mundo :)
    Bjks e tudo a correr bem. Voltam lá quando?

    ResponderEliminar
  5. Nem sei o que te diga... mas que neste país tudo é muito lento já disso ninguém tem dúvidas!
    Paternidade?! Até me arrepiei quando li isso, espero que tudo corra bem...

    Beijocas
    Carla

    ResponderEliminar
  6. Vai correr tudo bem, é preciso é calma neste país...

    bjs
    alice+duarte

    ResponderEliminar
  7. Nao devia ser permitido estes serviços funcionarem tão mal :(...

    Que tudo acabe com um lindo sorriso nos ossos lábios!!!Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Calma querida, vai correr tudo bem!!!!! Uma eternidade de tempo depois, mas vai ficar tudo clarinho como água!

    COmo sempre, o vosso fim de semana foi super activo!

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  9. Ai Maria, deste-me vontade de rir com a tua resposta não dada de: não estãos empre á befetada e dão-se mal.LOL....realmente esta gente é parva? Não lêem, demoram anos e meses nos processos e nem pensam ans crianças, que é o principal.
    Olha agora teres de fugir, credo mas confesso que tb me deu um arrepio só de pensar.

    Olha lá? Po ano tb quero ir ao almoço.....vim embora dos algarves dia 22 por isso não consegui ir ter com vocês mas a claudia disse-me que adorou conhecer o pequenote e ver o Dinis e claro, ver-te a ti LOL!!!!

    Um mega beijossss e vais ver que tudo corre bem.

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria que lindo o teu menino e está enorme, pois os nossos serviços funcionam muito bem até dá para rir.
    Vai correr tudo bem pensamento positivo amiga beijinhos

    ResponderEliminar
  11. É lamentável a forma como este serviço funciona, é lamentável que permitam que se brinque assim com a vida de uma criança.

    Espero que dá próxima seja de vez.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ai miga
    Este país de facto vai de mail a pior
    Muita força que td se resolve
    bj gd
    BOM FIM DE SEMANA

    ResponderEliminar
  13. até me arrepiei com o teu relato do tribunal! mas que raio de juízes colocam à frente de processos tão delicados como os do tribunal de família?! mas vais ver que só pode correr bem, voçes merecem!
    o teu piolho mais novo está lindo, apesar do susto que vos deu...recuperou bem!
    os teus fds são uma maravilha, beijocas e bom resto de semana!

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo