quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Birras

Na 3ª feira passada o Dinis não foi para a escola e foi passar o dia a casa da minha tia, irmã da minha mãe. Ela tem um neto de 13 anos que é meu afilhado e com quem o meu filhote se dá muito bem. Por isso nas férias costuma ir lá sempre brincar um bocadinho.

Deixei-o ficar lá de manhã e telefonei por volta da hora do almoço. Estava bem disposto e tinha corrido tudo bem até esse momento. Ao fim do dia fui para casa da minha tia, sendo que esta estadia incluía um jantarinho também. Ele recebeu-me com este ramo de flores, que apanhou no quintal da minha tia, e o qual eu agradeci com um beijinho.


A hora do jantar chegou e os pais do meu afilhado também aparecerem para a refeição e ai é que começou tudo. Ultimamente as horas de refeição são um tormento para o meu filho. Não quer comer, tem preguiça, passa a vida a dizer que não tem nada para fazer, ao que eu respondo que o que tem para fazer é comer... Eu tento dar a volta ao assunto, porque não me apetece passar todas as refeições zangada e a ralhar. Deixo-o ver desenhos animados, pois o pai também gosta de ver as noticias do dia e ele tem o mesmo direito. Ou deixo-o levar um brinquedo para a mesa, desde que vá comendo. se calhar não o devia fazer, se calhar devia ser mais rígida.

Nesse dia nem sei bem porque começou a birra. Nem sei se era por causa da sopa (era canja, que ele adora) ou por causa do 2º prato, só sei que começou num berreiro que só visto. Gritava que nem um louco, sem lágrimas nem nada. E por mais que eu ralhasse ou até lhe desse uma palmada, nada resolvia. Levantei-me da mesa e levei-o para a sala de estar. Acalmei-o e conversei com ele. Ficou mais calmo e voltamos para a sala de refeições, mas apesar de não ter chorado mais, portou-se muito mal. Tive de lhe dar a comida toda, só queria estar a mexer em tudo e a dar respostas tortas. Deixei passar para não ouvir mais berros.

Quando fomos embora, tive uma conversa muito séria com ele no carro. Que estava triste. Que ele se tinha portado mal e que eu nem tinha percebido bem porquê. Que toda a gente tinha ficado a pensar que ele era um mal educado. Que se ele queria ser tratado como um crescido tinha de se portal como tal. Disse-lhe que estava de castigo no dia seguinte. E que se não se portasse bem ficaria de castigo muitos mais dias.

Ouviu e concordou que não se tinha portado bem. Mas não disse que ia deixar de fazer birras. Adormeceu pelo caminho. E eu sei que a birra também tem a ver com sono. Ele deixou de dormir a sesta desde que largou a chucha mas ela ainda lhe faz alguma falta. Ao fim do dia fica rabugento e se o deixasse fazia uma sesta por volta da 19h 30m/20h. Mas não pode ser, porque depois não tem sono para dormir. E mesmo que não o faça, parece que as baterias recarregam e não adormece nunca cedo.

4ª feira esteve de castigo. Não pode comer doces (eu deixo-o comer uma goma ou um rebuçado todos os dias, ou por vezes um gelado se saímos...) nem pode ver DVD, nem o Canal Panda nem os desenhos animados da RTP2. Perguntou se podia comer bolachas e ver a "Parede" na SIC (que ele adora). Disse que sim. Eles estava consciente de que estava de castigo por se ter portado mal no dia anterior. Comeu quase tudo sozinho o jantar. E adormeceu às 23 horas.

Fico desesperada com estas birras. O que vale é que não são muito frequentes mas deixam-me com os nervos em franja. Por vezes nem sei o que hei-de fazer e quando são com publico, que foi o caso, ainda fico mais zangada.

Estou mesmo, mesmo a precisar de férias e se calhar ele também. Amanhã é o ultimo dia de trabalho, espero regressar mais calma e com as baterias carregadas. Vamos para casa de uma prima de 70 e tal anos que também vai andar por lá e espero que corra tudo bem. Porque ela não é muito permissiva nem tem paciência para birras porque não tem filhos.

Por isso boas férias para mim e para toda a gente que agora vais tirar uns dias de descanso. a quem volta desejo um bom regresso e olhem, para o ano há mais.


23 comentários:

  1. O meu kiko é perito nesse tipo de birras e pelo que já percebi é normalmente acontecem quando ele está com sono.. é dificil, eu fico super nervosa e irritada mas tento ter calma, tens que ter paciência porque deve ser mesmo a falta da chucha e do sestinha como o meu kiko. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uiii, as senhoras-donas-birras!
    Querida mamã, obrigada pelo comentário sobre os gelados e a fertilidade. De facto, o pouco tempo que tenho não me permite visitar os blogs como desejaria...apenas isso. Não é o facto de discordares comigo que justifica a minha presença menos assidua. Uma coisa não tem a ver com outra!Gosto de pessoas que concordam comigo e que discordam também, todas as opiniões são bem-vindas :-)
    Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar
  3. Birras :S
    Por aqui também há. Mas o que eu acho, é que há determinadas birras, que nem conversando com eles calmamentem, a coisa melhora.
    Com a Bia, ainda vai resultando o truque da bolacha...porque comer, é com ela, lolol
    Portanto as birras dela, nao são por não comer.
    beijinhos para vocês e boas férias.

    ResponderEliminar
  4. Será do tempo quente que o Dinis fica sem vontade de comer?
    Noto nos meus filhos a falta de apetite, pois eram crianças que comiam bem praticamente de tudo.
    O Marco anda a torcer o nariz a tudo, nada lhe agrada, agora ao jantar não quis a carne moída com esparguete, pediu sopa, lá lhe fui aquecer a sopa, mas só comeu metade.
    O Dinis ainda faz sesta? Se calhar era birra do sono, o sono era maior que a vontade de comer.
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  5. Pois é as birras, tudo normal faz parte do crescimento o que é preciso é uma valente dose de paciência com o tempo passa ou nãooooooooooo.
    Os filhos têm destas coisas, quando são pequenos têm essas birras depois quando crescem é outro tipo de birras, e adamos nós sempre a aturar birras, por isso amiga nada de stresses goza as férias aproveita o teu menino, porque o tempo voa e quando deres por isso o Diniz está um homem.
    Beijos e boas férias

    ResponderEliminar
  6. Ai as birras, mas de facto nós desesperamos

    Boas ferias , até 3ª feira ainda ando por cá vou ver se vejo esses olhos lindos por aqui

    Jocas

    ResponderEliminar
  7. Birras... nem me fales!
    O meu Miguel também tem feito bastantes e também nas horas das refeições, principalmente no jantar... também não consigo entender porquê... será o cansaço?
    Há que ter paciência... ao menos o teu parece que entendeu e o castigo serviu para alguma coisa... connosco nem por isso!
    E finalmente chegou a vossa vez de irem de férias! Aproveitem bem!
    Boas férias!

    ResponderEliminar
  8. As birras são terríveis realmente... e quando são fora, pior, porque ficamos sem saber muito bem o que fazer, se batemos, ou não :-(

    Felizmente não são frequentes - por cá também não.

    Desejo-vos umas óptimas férias, aproveitem e descansem bastante para recarregar baterias.
    Nós vamos tentar fazer o mesmo.

    Beijinhos grandes. Até Setembro.

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria,

    pois como me revi nas tuas palavras, sobre as birras dos nossos pequenos ...

    Ultimamente, cá em casa, há sempre missa cantada às refeições, o que me deixa desesperada ...

    Mas pronto, são fases e esperemos que tudo melhore!

    Amiga, desejo que passes umas FÉRIAS EXCELENTES, junto dos teus amores!

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  10. Não quero nem conhecÊ-las... mas ele depois sabia que estava de castigo e pq o que acho mto bom... O G tb já as ensaia mas depois dou-lhe outra coisa prá mão e ainda se consegue dar bem a volta...
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Pois amiga, como sabes o meu pipoca tambem é dado a birras... e concordo quando falas do sono, um grande causador das mesma. Olha, e se ele jantasse mais cedo e fosse dormir por voltas das 20h? Aproveitavas que é quando fica com sono, e podia ser que dormisse bem a noite... digo eu...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Boas férias!!!
    (E a mafalda tb anda a fazer umas birras enormes, nem sei que faça)
    beijocas

    ResponderEliminar
  13. boas ferias meu doce!!!
    tenho a certeza que agora com os miminhos todos das ferias ele acalma!!!
    as birras sao normais....mas deixam-nos com cabelos em pé..em publico entao!!! lolololo
    jinhussssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  14. Olá o Blog “Crónicas de uma mãe atrapalhada!” comemorou o seu aniversário a 16 de Julho.Para comemorarmos três anos de experiências partilhadas. Quero fazer um Blogontro encontro de bloggers e leitores de blogs. Queremos rever e conhecer os nossos amigos ao vivo.
    Assim estão convidados para um piquenique no Parque da Serafina no dia 22 de Agosto pelas 16h30.Lisboa
    A favor: espaço agradável com diversões para crianças e parque de estacionamento.

    Vêm?
    Tragam o que quiserem, mas principalmente, a vossa presença, vontade de conviver e boa disposição.
    Dêem resposta no blog ou no mail até dia 20 por favor.
    Podem ainda confirmar para 960055932.

    Obrigada

    Flora Rodrigues aka Mamã Gansa e Bá

    ResponderEliminar
  15. Ora bolas para as birras à hora da refeição!!! Aqui são (quase) refeição sim, refeição sim...

    è preciso mesmo é manter a calma mas é mesmo MUITO DIFICIL, né?!

    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Oh! Amiga, é normal eles testarem a paciência dos pais, o pior é que às vezes a paciência esgota-se...espero que ele tenha percebido o quanto fez mal e não volte a fazer essas birras.

    Desejo-vos umas boas férias.
    Bjs grandes
    Susana

    ResponderEliminar
  17. Pois é amiga, as férias demoram demasiado tempo a chegar.... Eles chateiam-se, fazem birras e a nossa paciência também não estica...

    Espero que seja apenas mais uma fase e que passe bem depressinha!

    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  18. O que vale é que as birras costumam ser uma fase passageira...
    Beijocas e boas férias!

    ResponderEliminar
  19. A esta altura estão de férias e com certeza com menos birras!
    Apesar do Gil ter deixado a chucha muito mais cedo, ao principio quem notava mais a falta dela ainda era eu, pq qd ele tinha birras, dava-lhe a chucha e sp se calava um pouco! LOL Mas é assim mesmo, dpois habitam-se e nós tb!

    BJS

    ResponderEliminar
  20. Talvez as férias sirvam para acalmar essas "maganas" (birras) ;-)
    Beijinhos e que passem umas boas férias

    ResponderEliminar
  21. Boas férias! Aproveitem bem!
    Beijinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  22. Hello linda!
    Pois... Não há muito a dizer, eu não tenho grande paciência para birras, mas às vezes dá-lhes para isso. Fizeste bem, ele se calhar não estava bem, o sono, a falta da xuxa, o calor que também faz perder o apetite... Sei lá! O Afonso ainda é tão pequenino e às vezes já faz birra porque não quer comer, e não vale a pena forçar, a pediatra não aconselha e acabo por achar que também é melhor, quando tiver fome logo come, a não ser que a coisa se prolongue ou que seja manha para comer goluseimas ;O) As férias vão fazer bem a todos, os papás podem descansar e o JD vai recuperar os miminhos todos que acha que tem em atraso ;O)

    Boas férias, divirtam-se e descansem ;O)

    Jokinhas doces

    ResponderEliminar
  23. Eles gostam de nos testar... e eu sou como tu... acabo sempre por ceder... pelo menos em parte....

    Mas também ainda fico mais zangada quando é em público... e se ainda por cima vêm os palpites, ou as bocas... grrrrr

    é a vida de mãe!

    Beijocas ENORMES :*******

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo