segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Escola para o Dinis, que fazer????

Hoje venho pedir a vossa opinião, que muito me ajuda nas minhas duvidas, acerca do que hei-de fazer em relação à escola do meu filho mais velho.

O Dinis esteve com a minha mãe até aos 18 meses, atura em que ela faleceu e eu tive de arranjar à pressa uma escola para o por. Por recomendação de algumas colegas do meu trabalho, coloquei num centro paroquial que ficava relativamente perto do meu emprego, situação ideal para nós.

Esteve lá 2 anos, altura em que o tirei, porque aconteceram alguns acidentes, tal como um braço esfolado de alto a baixo e mais grave ainda, um entrose no pescoço muito complicado, por uma amiga o ter empurrado e ele ter batido com o pescoço num cinzeiro de pé alto, que sabe-se lá como apareceu no recreio da escola... Eu adorava a educadora de infância dele e nunca foi com ela que os acidentes aconteceram, mas sim ao fim do dia, quando ficavam apenas as auxiliares, que se punham na conversa e se distraiam um bocadinho. Tive pena mas a segurança do meu filho era o mais importante.

Mais uma vez foi uma opção feita a correr, porque tinha de arranjar escola para o Dinis quase de um dia para o outro. Do estado nem pensar, já estava tudo cheio, por isso optei por uma escola particular, que fica também perto da empresa onde trabalho.

É uma escola pequena, na qual neste momento o Dinis tem 14 coleguinhas entre os 4 e os 5 anos. Tem aulas do 1º ciclo, o que é um descanso para mim, pois não tinha de me preocupar com vagas em escolas. O pior é o preço. Isto vai parecer um pouco forreta mas quando tinha apenas o Dinis, nem pensava 2 vezes. Agora com o mais novo, tenho de pensar melhor. Se colocar os 2 nesta escola vou pagar mais de 700€, algo impensável nesta altura da nossa vida, pois não conseguimos vender a casa onde morávamos antigamente e temos como encargo 2 empréstimos.

Tenho o mais novo inscrito em 2 escolas, amanhã vou inscrever noutra e tenho mais 3 para o inscrever em Abril/Maio. Isto porque em nenhum dos sítios me garantem que ele entre e em Setembro tem mesmo de ir para a escolinha.

Existe então a hipótese de colocar os 2 na mesma escola do estado, o que para mim era o ideal. A nível de preços e a nível da logística de os deixar aos 2 ao mesmo tempo. Mas será complicado, apesar de ser uma ideia que eu já falei com o Dinis, pois eu gosto de o preparar para tudo o que possa vir a acontecer. Em 3 das 6 escola onde o mais novo vai ficar inscrito, existe essa hipótese.

Se o Dinis fosse para a pré-primária do estado, depois iria para uma escola oficial do 1º ciclo e é isso que me preocupa... Isto porque o meu filho mais velho é uma criança bastante avançada para a idade dele. Já sabe ler correctamente, melhor que alguns adultos. Sabe escrever em letra de imprensa e agora está a treinar as letras da escola, como ele diz. Sabe muitas palavras em inglês e tem uma prenuncia impecável. Espanhol também domina bem, desde que lhe ofereci a Nintendo pelo Natal e as instruções estão nessa língua. Agora quer aprender francês porque quer ir a Paris e é essa língua que lá se fala. No fim de semana já aprendeu uma dúzia de palavras e até no sono as repete...

Por tudo isto tenho algum receio que ele perca o interessa na escola, onde vai começar por aprender o simples b-a bá. Em relação aos números ele não mostra tanta curiosidade nem apetência, por isso terá de os aprender bem, mas a nível de letras, pouco tem para aprender.

Na escola onde está agora, o 1º e o 2º ano são dados na mesma sala. Por isso o Dinis podia aprender coisas do 2º ano quando já soubesse as do 1º. Já tinha até falado com a professora de lá, mas agora ela passou para as aulas do 3º e 4º anos e em substituição está lá uma professora que tem mais ar de ser aluna... Se for para uma escola do estado, será mais um igual aos outros todos, ou será que nesta momento as escolas já estão sensibilizadas para este tipo de meninos????

Confesso que estou num dilema, que só eu e o meu marido podemos resolver, mas gostava de ouvir as vossas opiniões ou experiências caso as tenham.

23 comentários:

  1. Ohhh Mraia não sou grande ajuda porque mto perto da nossa casa estãoa construir uma creche/jardim de infancia/1º ciclo publico.
    Em principio entrará em funcionamento precisamente no ano em que a Madalena iniciará o 1º ciclo, e sinceramente tbém não sei o que fazer...pagamos á volta de 800€ por mês para ter as 2 no privado mas está a custar-me deixá-las na escola publica... vá lá que tenho0 tempo para pensar...
    Mil beijinhos
    Maggie

    ResponderEliminar
  2. Olha amiga ~sinceramente não sei que te diga, porque a unica creche em que inscrevi o Cris foi onde ele ficou e o meio onde vivemos é totalmente diferente como sabes. Mas também te digo que se tivesse más experiencias ali, também o tirava. Mas aqui a unica solução seria mesmo a pré-primária do estado. Da qual também tenho boas refências. Por isso não sei bem que te diga, em relação ao preço é claro que no estado não pagaria nada enquanto que ali pago. Mas, por aqui nem os preços são tão elevados. Eu pago um minimo mesmo.
    Mas estou muito espantada de o teu filhote já saber essas coisinhas todas, que bom.
    Mas ele é capaz de se desmotivar um pouquinho se for para o publico, mas penso que depois isso entrará no ritmo, penso eu.
    Tenho uma amiga que uma das filhas andava no João de Deus e lá eles também andam sempre mais adiantados, mas este ela teve de mudar por questões financeiras também, ao principio foi um bocadinho dificil para a menina mas penso que agora esteja tudo no ritmo certo. São questões que os pais tem de ponderar todos os pontos.
    Sei que não devo ter ajudado muito, mas voces vão resolver tudo da melhor maneira vais ver.

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. Pois é querida... às vezes como pais temos de tomar decisões na vida dos nossos filhos nas quais não temos muitas certezas se são as mais correctas ou não... a vida deles depende de mtas dessas nossas decisões e como tal não queremos errar nunca não é? É dificil... :)

    Neste caso não sei bem o te diga... realmente o JD está avançado nas letras para a idade... e na primária não sei até q ponto as professoras levam isso em consideração de modo a que ele não perca o interesse...

    Se calhar se fosse comigo deixava o JD na escolinha onde anda agora e inscrevia o equenote numa pública... sempre fica mais barato e para a idade dele não fazem muita diferença acho eu...

    O pequenito está bom??

    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  4. Bem... eu como moro na "povíncia" não tenho desses dilemas...
    Coloquei o Miguel na pré-escola pública e daí seguirá para a o 1º ciclo público.
    As educadoras são acessíveis e boas profissionais. Pelo que sei as professoras do 1º ciclo, também o são.
    Não acredito que dêem melhor acompanhamento a uma criança especial como a tua no privado, que no público. Penso que será igual, desde que acompanhes de perto e mantenhas a professora "pressionada". Se deixares andar, penso que tanto pode correr mal no privado como no público...
    É engraçado que por aqui nem se fala muito em escolas particulares, e eu fico abismada como os valores que vocês pagam para manter os vossos filhos nessas escolas. 700 euros é muito dinheiro!!! Tem que haver uma outra solução!
    Eu não tenho razões de queixa da escola pública.

    ResponderEliminar
  5. Tenho-te como referência para situações futuras, pois o meu fihote é mais novo que o Dinis.
    Têm muitas coisas em comum, o facto de eles serem despachados, no que respeita às letras. E pior situação está o meu só porque faz anos em Dezembro ainda o penalizam um ano por isso, inacreditável!

    Sei que existe uma possíbilidade de eles irem a um psicologo, para verem o nível de desenvolvimento , para poderem avançar ou terem mais prioridade em entrar (no meu caso).

    Mas informa-te há associações de crianças sobredotadas que te podem esclarecer sobre este assunto.

    Depois diz o que resolveste.

    Um beijinho para o Dinis e para o Eduardo

    ResponderEliminar
  6. Olá Linda,

    A minha opinião pessoal é que o acompanhamento do provado é igual do publico. Eu estudei sempre no publico e não foi por isso que me desviei do caminho e acredita que sempre fui a melhor aluna da turma desde a primária até ao 12ª ano. A Joana está com a minha mãe mas ésta seman vou inscreve-la na pre-primária (publica) e só se não tiver va´ga é que penso no privado. Mas claro que cada cabeça sua sentença. Esta é apenas a minha opinião. Beijokas para ti e para os teu meninos

    ResponderEliminar
  7. a lARA ESTA NUMA ESCOLA DO ESTADO E TEM UM MENINO NA SALA COM A MESMA IDADE DELA (4 ANOS) que ja sabe ler e escrever... e tem a sorte de ter na mesma escola uma educadora orientada para os sobredotados... por isso ves as escolas oficiais ate podem ser uma soluçao!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá querida!!!
    por vezes temos que tomar decisões dificeis, mas não te esqueças que as escolas oficiais tb são muito boas!!!
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
  9. Olá querida,
    eu entendo o teu dilema e tenho em casa um exemplo - o meu marido! com 5 anos já escrevia e lia e sabia inglês e andou sempre numa escola pública e nem por isso deixou de evoluir. Ele diz que ficava um pouco desmotivado de aprender coisas que já sabia mas gostava de ajudar os outros meninos. Acho que o importante é conversares bastante com ele e também com a professora que ele tiver. acho que hoje em dia os professores já estão mais abertos e a forma de ensino e outra. Confesso que nunca me passou pela cabeça pôr a Laura numa escola privada, isto porque na minha zona as escolas públicas são boas e as privadas...ui! preços que não dá. Podes sempre juntar umas actividades extra curriculares que o ajudem e motivem como a música (tocar um instrumento é muito bom e ajuda bastante) e uma actividade desportiva.
    Acho que só voçês enquanto pais podem decidir! Já percebi que o Dinis é muito sensivel, atento, inteligente...um menino especial e acho que conversando com ele , ele vai entender e conseguir!
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  10. Para mim pagar 700 euros estava completamente fora de questão... penso que se conseguires uma escola pública para ambos será óptimo para ti e para eles. Para ti, porque é como dizes podes deixá-los no mesmo sítio. Para eles, porque o mais velho pode sempre "visitar" o irmão e vice-versa, como estão na mesma escola. Quanto ao ensino em si, tudo depende da professora que o Dinis vai apanhar. Se for uma pessoa experiente e sensível saberá incentivá-lo para outras coisas que não as básicas e ele poderá continuar motivado. Por outro lado e pelo que oiço, hoje em dia, os miúdos levam muitos trabalhos de casa e pouco tempo tem para brincar e isso poderá ser bom porque não terá dificuldades em fazê-los e assim ainda sobra tempo para a brincadeira!!
    Tenta informar-te acerca das professoras no público e no sistema de ensino. Além de tudo, independentemente do que se paga, as pessoas e a maneira como tratam dos miúdos é o mais importante!
    Beijocas grandes e boa decisao!!

    ResponderEliminar
  11. É uma situação delicada, mas em relação ao público/privado as questões colocam-se nos profissionais. Digo-te, não com conhecimento de causa pois o Pedrocas com 3 anos anda na creche da igreja, mas como professora de formação (não exercendo) que, as escolas públicas estão melhores e depende do professor e o seu brio profissional.
    Tenta, junto das escolas públicas/privadas, informar-te do currículo, das competências a desenvolver e também da forma como eles lidam com crianças inteligentes como o Dinis, informa-te como funciona a pré e depois, com mais dados torna-se mais fácil (assim espero) a vossa decisão.
    Bjks grandes

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria!
    Ter um filho super inteligente é bom, mas se ele se igualar aos outros, não desesperes: dá-lhe tempo para crescer. Tudo a seu tempo :) Há psicólogos que até são da opinião de ser sobredotado é até prejudicial para as crianças e pode até influenciar o tempo médio de vida. Verdade ou não, não sei, mas o que interessa é que ele goste da nova escolinha, certo?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Esta é difícil... quando procurava infantário para o Diogo aos 18 meses foi impossivel coloca-lo no público porque aqui perto são ótimas e entra quem tem cunha, é só filhos de médicos, arquitectos etc. Acabei por o colocar no privado e não estou arrependida, é claro que é mais puxado financeiramente mas este ano como ele completa 3 anos já tem ajuda do estado e o infantário vai dar entrada com os papeis. Confesso que estou tentado a que o Diogo continue no privado quando for para a primária mas até lá vou vendo as coisas porque o Diogo tb já diz coisas em Inglês, sabe contar muito bem entre outras!
    Acho que deves ponderar bem e sinceramente não sei se o Dinis terá acompanhamento especial quer no publico ou privado. O vosso problema está no valor que têm de pagar (700) é muito. Fala com outros pais para saber se conhecem alguma escola ou se tb vão mudar os filhotes pq há quem faça isso quando eles chegam à idade pré-escolar.
    Boa sorte nas vossas escolhas,
    Beijinhos para vocês
    Carla

    ResponderEliminar
  14. Olá! Já há muito tempo que não escrevo aqui, mas hoje não podia deixar de vir dar a minha opinião. Sou professora (no público) e digo-te que tanto no público, como no privado, há bons e maus profissionais. Já recebi alunos vindos de colégios, muito mal preparados, tudo depende da professora que têm (e do colégio). No público há muitos professores muito bons e que têm atenção às características de cada criança, à sua velocidade de aprendizagem e que têm atenção aos interesses de cada um. Conseguem puxar por cada um de forma diferente. Tudo depende do professor... de qq forma, nada como conversar no início do ano com o professor da turma para que conheça melhor o aluno e esteja mais atento a ele. Muitos beijinhos e... felicidades para ti e para os meninos.
    Cris

    ResponderEliminar
  15. Olá Maria,

    Eu não te posso ajudar :-(

    A Rafaela está inscrito no público, conto que entre em Setembro. Pra mim era impensável pagar esse valor :-( Não se trata de ser forreta, mas sim da vida de cada um. E tu, com duas casas a cargo... JESUS!

    Que tudo corra pelo melhor e que vocês tomem a decisão certa.

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  16. Oi Maria, acredito que não seja fácil tomar uma decisão desse calibre mas como profissional de educação, só te posso dizer que na maior parte das vezes a sensibilização para esses casos não depende da dicotomia público V privado mas sim dos docentes que estão à frente das turmas...

    Posso te dizer que no ano passado, numa escolinha do meio rural, com 11 meninos dos 4 níveis de ensino, eu (prof de apoio educativo) e a colega titular da turma conseguimos que um aluno do 1º ano(que tb já trazia quase todo o conteudo programatico deste ano na ponta da língua)completasse o 1º ano até ao 1º período e depois a partir do 2ºperíodo passasse a acompanhar o programa do 2º ano. Esta situação é possivel de ser feita 1 vez por ciclo. Contudo, devo alertar que não é tarefa fácil, é um processo burocrático e depende de mts relatórios de observação/avaliação(psicóloga, prof de apoio, etc...)

    Boa sorte para a tua escolha!

    ResponderEliminar
  17. Olá amiga
    como sabes a questão da escola é para mim primordial! o Rafa pelo problema que tem, sempre foi de difícil adaptação e todas essas dúvidas sobre a melhor opção para o seu desenvolvimento e educação, surgiram desde os primeiros tempos. Eu, de início tive de o colocar num espaço privado, pois não tive vaga para as creches do estado, depois como a situação se agravou tentei a pré e o resultado foi desastroso - nessa altura fiquei com a pior das impressões do ensino público. Coloquei-o então numa iPSS e as coisas foram correndo, embora com precalços pois ele acabou por sair antes de terminar o ano lectivo, foi uma das piores fases de antes do diagnóstico estar confirmado!
    Como estava receosa pela tentativa da escola pública ter corrido mal, pensei muito na altura de o inscrever no 1º ciclo. Mas o peso das propinas do ensino privado e o facto de por essa altura já contar com o apoio da APDCH que me fez perceber que a integração do Rafa seria melhor desde que bem acompanhado numa escola pública, fez-me decidir por esta via. Posso também dizer-te que o facto de o Rafa ser muito inteligente e até dotado de capacidades acima da média (ele sabia ler e escrever desde os 4 anos, sem ter sido ensinado e revelou-se um ás em cálculo mental) me fazia temer outras perocupações para além das reacções à sua hiperactividade. Mas acho que o facto de ter tido sempre uma atitude frontal com a directora e professoras do Rafa e o conhecimento de certas alternativas que os pais podem solicitar na própria escola/agrupamento, tem muito a ver com o resultado positivo que subsiste nestes três anos de percurso. E se vês que tem potencial para outras actividades que não são oferta do ensino público, podes sempre optar por uma inscrição extra...
    Na minha modesta opinião e tendo em conta todos os factores que te disse, não podia estar mais satisfeita! actualmente as escolas públicas e os seus professores estão já bem mais adaptados e preparados, embora a nossa participação e empenhamento faça a diferença!
    espero ter ajudado, beijocas e boas escolhas!

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Eu entendo o teu dilema. Mas acho que o que tu precisas é que ele fique com uma professora que continue a fomentar o interesse dele uma vez que vai avançado nas aprendizagens e digo-te que isso tanto podes encontrar no público como no estado, tal como podes não encontrar nos dois locais. Na minha opinião, que sou professora do público acho que só vale a pena o particular se houver possibilidades de ser um bom particular, tipo colégio Vasco da Gama em Lisboa ou similar, senão... se tiveres uma boa escola de 1ºciclo próxima, que tenha um bom ambiente, ou seja, sem barros sociais por perto, com boas instalações, digo-te que te irá servir plenamente... acho que quem tem filhos assim, deve assumir para si a responsabilidade tb de continuar em casa a fomentar essa vontade de aprender e não a deixar para a escola, seja ela pública ou privada...
    BJs e boas escolhas

    ResponderEliminar
  19. oh amiga.. a minha opinião nao é diferente das k ja te deram aki..olha tem tudo a ver possivelmente se podes ou nao financeiramente.. claro k eu nao podia ..e no meu caso a Rita n se deu bem com o privado passou 1 ano chumbou outro.. tudo tem a ver com eles(crianças) e profissionais.. nunca tive razao do publico a nivel de escolas..a nao ser agora na creche do Ricardo.. k está mesmo a "bater no fundo".. e segunda vou inscreve-lo numa ipss.. k tenho perto do trabalho e da qual tenho optimas referencias..a Rita nunca gostou de escola e no entanto tem um QI mto superior ao da media..e nunca houve quem nos explicasse o porque do desinteresse dela na escola..
    esta é uma decisão k so voçes terão k tomar..bjo minha kida e as melhoras do nino

    ResponderEliminar
  20. Maria quanto às escolas estarem sensibilizados para meninos como o Dinis penso que depende também da professora que ficará com ele.
    Aconteceu-me uma vez no chat pensar que estava falando contigo, mas afinal era o Dinis que me estava a escrever e responder.
    Como dizes ele não tem apetência para números, mas terá que também os aprender. Que tal pedires um conselho a alguém especializado? Fala com a Educadora que o segue.
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá minha querida!

    Tenho que dizer que nesse aspecto ñ concordo mto ctg...A madrinha do Rafa é professora do 1º ciclo e tb parece uma aluna, o que ñ faz dela menos competente, antes pelo contrário é uma pessoa mto exigente e profissional.

    Olha pelo que ela me diz, quanto mais preparados eles forem para o 1º ciclo é natural que percam algum interesse, o que ela me aconselha é que ñ lhe ensine as letras de escrita para o deixar só pela de impressa pq assim sempre tem algo de novo pa ele aprender.

    Qto a ser menos acompanhado no público tb ñ concordo, sempre andei num público e o que sempre notei é que os alunos mais dotados e com notas máximas eram sempre os mais protegidos, os mais solicitados, por isso acho que ñ será por aí...

    Até agora o Rafa sempre esteve no privado mas este ano faço questão que ele vá para o público e tal como sabes tb ele tem sempre as melhores avaliações da salinha, é uma criança mto esperta e perspicaz, mas acredito que ir para o público ñ fará dele menos esperto... acho que mto disso tb depende do nosso apoio em casa e isso nós sabemos que os nossos filhos têm.

    Espero que as minhas palavras tenham servido de algo

    Bj grande***

    Ps: obg pela tua msg de preocupação ;)

    ResponderEliminar
  22. Olá minha querida!

    Não sei o que será melhor porque não tenho experiência para te ajudar, mas como pedes opinião...

    Quais são as hipóteses que tens? Podes pôr os dois na privada ou não? Se não, acho que já tens a resposta. Não vais querer ter um filhote num colégio e outro numa escola, acho eu...

    Parece-me que o facto de ir para uma escola pública também não será prejudicial para o JD. Vais acompanhá-lo como tens feito até aqui, falar com a professora, podes inclusivamente chamar a atenção para o facto dele ser muito mais desenvolvido que os meninos da idade dele, etc.

    Agora, se entretanto conseguires vender a casa, tens que analisar muito bem as duas hipóteses. Estás muito contente com a escola actual do JD? Se pudesses mantinha-lo lá e inscrevias o mais novinho lá também?... Em termos familiares, achas que compensaria o esforço financeiro? Não tens referências boas das escolas públicas em questão?

    Se calhar não ajudei nada, não é? Mas acredita que foi boa intenção...

    Beijinhos enormes!

    ResponderEliminar
  23. Olá. Encontrei por acaso este blog e confesso que não resisti a comentar. Sei qual é a sua angustia, pois há dois anos tive o mesmo dilema. A minha filha mais velha frequentou o Jardim Escola João de Deus e terminou a creche a saber ler, escrever e a fazer contas de somar e de subtrair (com parcelas pequenas, é claro). Tive medo que o primeiro ano do ensino básico se torna-se repetitivo para ela. Continuar na João de Deus seria de todo impossível, até porque a escola primária deles não fica na minha área de residência/emprego, e ir todos os dias para Lisboa não dava. A outra opção seria a escola pública. Falei com a professora que a iria acompanhar e expliquei-lhe os meus receios. Disse-me que todos os anos aparecem crianças que estão mais desenvolvidas e não é por isso que vão ficando para trás. Na realidade o saber um pouco mais ajudou muito nos primeiros tempos mas aos poucos praticamente todos os alunos estavam no mesmo patamar. Sem grandes dramas a transição correu muito bem e ela nunca perdeu o interesse nem a motivação. É uma excelente aluna que me deixa muito "babada" na altura das avaliações. Para o ano é a vez da mais nova ir para a escola primária. Também está muito desenvolvida, até porque frequenta o mesmo jardim escola, mas já não estou tão ansiosa, pois sei que vai ter o mesmo acompanhamento. Espero ter ajudado um pouco com esta minha experiência. O importante é haver uma boa ligação entre casa-escola, para que os pais percebam o acompanhamento que as crianças estão a ter e a própria escola entenda a capacidade de cada criança. Boa Sorte na escolha.

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo