terça-feira, 6 de abril de 2010

Os meus 2 filhos

Sempre quis escrever um post deste género, em que falasse dos meus filhos e não apenas do meu filho. Estou cada vez mais apaixonada por eles, como não poderia deixar de ser, apesar das noites mal dormidas e das birras, tudo o que de positivo existe sem duvida que compensa largamente as coisas menos simpáticas que tudo na vida tem. Vou então falar deles.

O MEU FILHO MAIS NOVO

O meu filho mais novo está lindo! Espevitado como tudo e cheio de energia, desde que aprendeu a andar que não pára nem um segundo e nem pede tanto colinho.

Tem já 10 dentes mas anda sempre de dedo na boca e destila litros de bába que lhe molham a roupa e até o chão por onde passa. Tem um sorriso lindo e é simpático para toda a gente.

Gosta de colinho mas só da mamã, do papá e do mano. As outras pessoas, nem por isso, principalmente se forem homens, esses nem vê-los! Algumas amigas minhas já conquistaram o seu coração e ele já brinca e vai com elas para toda a parte.

Fala pelos cotovelos. Palra, palra sem parar. E acho mesmo que para 15 meses até tem um vocabulário bem extenso. Mas disso vou falar noutro post em breve.

Tem um costume que eu considero muito pouco simpático e que já trazia da instituição, apesar de com menos coordenação em fazê-lo, que consiste em levantar a mão para bater e dizer "má" sempre que as coisas não lhe correm quando ele quer ou é contrariado. Tento evitar que o faça, ralho, digo que não se faz e até já lhe dei uma palmadinha, mas ele continua. Agora quando o faz digo-lhe para fazer uma festinha e ela a seguir faz, vamos ver se passa. Isto porque até já influenciou o irmão, que nunca me tinha levantado a mão e agora já o fez por duas vezes... Levou logo uma bela palmada e um castigo à medida!

Adora ir à rua e muitas vezes vai para a porta da rua gritar "bua, bua" e se vê alguém vestir um casaco fica logo louco e aos pulos para ir passear.

Come bem, está sempre de boca aberta para lhe darem "pápa" que penso que deve ter sido a 1ª palavra que disse... Gosta de toda a sopa, é super-fã de bolachas Maria, gosta de leite, iogurtes naturais, maçã, arroz e pão. Não gosta de banana nem de nada que seja um bocadinho mais doce.



Para já passamos o dia juntos e fazemos de tudo, desde passear, rir, chorar, comer e brincar, tudo fazemos. O tempo da licença de maternidade passa a correr e não tarda nada estou de volta ao trabalho e ainda nem sei onde ele vai ficar... Esta situação causa-me alguma ansiedade e só vou descansar quando tudo estiver resolvido.

O MEU FILHO MAIS VELHO

O meu filho mais velho está terrível mas muito meigo. De uma maneira geral porta-se bem mas a altura do dia em que tudo corre mal é a hora das refeições. Acha que comer é uma perda de tempo e quer que eu lhe dê a comida. se assim for come bem mas se for ele a comer demora horas e faz quase sempre birras, mesmo que goste da refeição. Está na fase NÃO à sopa e só depois de muito custo a come. Optei por lha colocar numa tigela para a beber e sempre corre um pouco melhor. Mas dá comigo em doida. Por isso está de castigo à tanto tempo que já perdi a conta e o castigo é não ver DVD's nem jogar na Nintendo, que ele adora.

Por outro lado continua um doce. Muito mimoso e carinhoso. Ainda esta noite estava eu a passar pelas brasas ao pé dele, quando o fui adormecer, heis que acordo com beijinhos na cara e uma vozinha que dizia baixinho "Gosto muito de ti, mamã". Quem consegue resistir?

Continua curioso sobre o mundo que o rodeia e quer saber tudo, tudo. Faz mil e uma perguntas e não fica satisfeito com meias respostas. Adora tudo o que é tecnologia, desde computadores (tem caixa de correio e perfil no FB que eu controlo rigorosamente) a telemóveis (sabe mexer em qualquer um que lhe apareça à frente) mas continua a dizer que quer ser cozinheiro... :)

Sabe ler correctamente, melhor que alguns adultos e escreve cada vez melhor. Noutro dia pediu para lhe fazer um ditado e eu diz um de 5 linhas e ele não errou nada. Também pede para lhe fazer grafismos das letras para ir aprendendo. Sabe contar até 100, pois percebeu finalmente o mecanismo dos números.

Não é muito sociável com as crianças da idade dele, preferindo as mais velhas ou os bebés. Brinca com 1 ou 2 miúdos mas mais do que isso é uma multidão e prefere ficar junto da mãe durante as festas de aniversário mais concorridas.

Adora o irmão, às vezes até demais. Dá-lhe mimos até quase o esmagar e nota orgulho na sua voz quando fala dele para as outras pessoas. Não se importa que eu ou o pai andemos com ele ao colo mas de vez em quando também que um miminho só para ele. E ai vem logo o mais pequeno reclamar, acreditam????

Acho que vai ficar na mesma escola pois para o colocar noutra mais barata ou junto do mano, só mesmo com grandes cunhas. Acho isto fantástico, tenham filhos, tenham filhos mas depois quem fica com eles???? Ou custam pequenas fortunas, ou são uma porcaria ou então só se entra com cunhas... Então e nós, os comuns mortais?????



E depois destas palavras digam lá se não tenham razão para ser a mãe mais babada do mundo e a mulher mais feliz do universo?????

23 comentários:

  1. Tens sim senhora! E mereces!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida tens razões pra ser babada!!!
    bjs gds

    ResponderEliminar
  3. Afinal n é só o filhote mais novo q destila litradas de baba :)))
    Mas tu mereces sem dúvidas.

    jokitas

    ResponderEliminar
  4. É claro que tens Maria :-)

    Continuação de tudo a correr bem.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Coisa boa os filhos! Dão dor de cabeça, mas são o nosso maior orgulho!! parabéns!!
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  6. que bom que miminhos não faltam no teu lar, miminhos e amor nunca é demais, nem que se ande a escorregar em baba e peganhentos de tanto mel
    ;-)

    ResponderEliminar
  7. Claro que tens todas as razões do mundo para seres uma mãe super babada!!!!

    Parabéns pela família linda que tens!

    Beijinhos orgulhosos!

    ResponderEliminar
  8. Tens mais do que razões para te sentires babada e feliz! E bem mereces essa felicidade!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  9. Sente-se nas tuas palavras a felicidade que estás a sentir e acredita que eu estou super feliz por isso, tu mereces!
    Tens dois filhos LINDOS!
    Beijocas grandes
    Sandra

    ResponderEliminar
  10. :-)

    Uma ternura, o teu post.

    Parabéns Mãe babada!
    O Amor, nunca é demais ;0)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ai amiga tanta baba.
    Tens mil e uma razões para te sentires a mulher e a mãe mais feliz do mundo!
    Parabénssssssssssssss

    ResponderEliminar
  12. BABADA. ORGULHOSA E FELIZ!!!!!
    Parabéns amiga, é bom ver-vos assim.
    Um bj grande

    ResponderEliminar
  13. Tens muitas muitas razões.
    És uma mãe babada. Que bom.
    beijocas

    ResponderEliminar
  14. Lindo, lindo este teu post! É notável o progresso do teu filho mais novo, ele está definitivamente no caminho do teu coração, certo que existem momentos bons e outros menos bons mas ele encontrou uma família de verdade! e quando ouço nas noticias coisas como pais que matam os próprios filhos penso sempre nos casais que adoravam adopatar mas ficam presos às borucracias do costume...mas enfim, tu tens razão em estar super babada, tens dois filhos lindos (o Dinis é uma joia!) e lutas pelo que queres!
    Um beijinho grande para uma das pessoas mais queridas que conheço da blogosfera!

    ResponderEliminar
  15. :)))) é só baba...mas é uma baba tao boa, esta, é um orgulho muito grande falar assim...é como tu dizes, apesar das noites mal dormidas, das birras etc...etc, quando eles nos abraçam ou beijam, ficamos derretidas, é tao bom ser MAE. e tu sem duvida és uma boa MAE.

    bjs grandes

    ResponderEliminar
  16. Fico sempre muito feliz ao ler os teus posts:)
    Isto porque acompanhei a tua "luta",e agora que finalmente tens a tua outra riqueza, dá um gosto (a dobrar) de te ler :)))
    Bjos para vocês!

    ResponderEliminar
  17. Tens roda a razão para babar muito e para ser muito feliz.
    uma beijoka enorme para os 4 e que essa felecidade perdure eternamente nas vossas vidas.

    ResponderEliminar
  18. Tens 2 filhos lindos, vocês formam uma familia linda! :)

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  19. É bom sentir tanta alegria nas tuas palavras.
    Muitas felicidades para os 4.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Que bom que tudo corre a favor do vento!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. laro que tens!!!!!! E mereces!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo