segunda-feira, 19 de abril de 2010

Vacinas e sangue pelo nariz

Posso classificar esta semana que passou como um pouco ensanguentada. E não é por estar a ler um livro de vampiros (Divida de Sangue, o 2º volume da saga do Sangue Fresco) que o sangue andou cá por casa.

De domingo para 2ª feira o Dinis acordou com a almofada com sangue. Não era muito e lá lhe limpei o nariz. De 3ª para 4ª voltou a acontecer e desta vez foi em maior quantidade, tendo ficado a almofada dele e a minha cheias de sangue, assim como o lençol debaixo (porque ele adormeceu na minha cama e eu tive muito sono para o ir por na dele...).

No sábado fomos às compras ao fim do dia e quando chegamos a casa, o Dinis vinha a dormir no carro. Peguei nele e deitei-o no sofá, para ir buscar o mano (que ainda estava super acordado...) e descarregar o carro. Quando fui para o ir deitar, ser sangue por todo o lado. No sofá, na roupa toda dele, no chão... Parecia um filme de terror. Quando tentava estancar a hemorragia, ele acordou e ficou muito aflito. Chorou assustado e ensonado e foi complicado parar o fluxo de sangue. Lá o limpei com toalhetes como pude e ele acabou por dormir na minha cama, com toalhas a forras as almofadas, por ele ter medo de me sujar a cama. Não voltou a sangrar mas acordou várias vezes preocupado que tal pudesse estar a acontecer.

Eu sei que não doí, eu sei que não é preocupante, vários otorrinos já mo disseram, eu sei que com a idade vai passar, mas não posso evitar ficar assustada com a quantidade de sangue que sai do nariz do meu menino mais velho. No sábado à noite ficou tão branquinho e olheirento... Já por 2 vezes lhe queimaram a veia da narina direita (é sempre desta que deita sangue) e durante meia dúzia de meses não sangra mas depois volta ao mesmo...


(fofinho mais velho chamuscado depois de lhe terem queimado a veia do nariz pela 2ª vez)

Na 5ª feira ao fim do dia eu e o meu marido fomos cantar a esta igreja. Como já vos contei, cantamos no coro da empresa e eu que adoro cantar, sempre que posso aproveito. Agora não tenho ido aos ensaios mas como tenho bom ouvido e raramente me esqueço das musicas que gosto, consegui cantar tudo o que conhecia e ainda mais outra que ouvi pela 2ª vez... Os pequenos ficaram com uma amiga minha durante umas horas e portaram-se lindamente! Obrigada minha amiga, nem sabes o quanto me fez jeito ficares com os miudos, senão não podia ir, porque 2 piolhos numa igreja é de arrasar!



O mais novo anda bem e recomenda-se. Foi levar a 2ª dose da vacina da meningite Prevenar na 6ª feira. Chorou um bocadinho quando a agulha o espetou mas não foi tão mau como o vacina dos 15 meses. Tirando o facto de ter andado um pouco mais rabugento, parece não ter feito mais nenhuma reacção.

Hoje aprendeu a descer escadas sozinho. Antes tentava descer com os 2 pés juntos e claro que caia se não fosse ajudado, mas hoje percebeu a mecânica da coisa e era vê-lo colocar um pé 1º e só depois de seguro mudar o 2º do degrau de cima, agarrando-se com todas as suas forças ao corrimão ou a algo que estivesse por perto! Agora é que estou feita, mais um obstáculo superado!

O fim de semana foi pacato, com compras pelo meio e a festa de aniversário do amigo Rodrigo que fez 6 anos. Os meus filhotes adoraram, pois por sorte o tempo deu tréguas nessa altura e eles puderam andar de um lado para o outro no pátio da casa dos avós do menino, onde era a festinha

.

Mais uma semana que começa e eu a ver a minha licença de maternidade quase a acabar. Falta precisamente um mês e vou tentar aproveitar ao máximo os poucos dias que me restam em exclusividade com o meu fofinho mais novo. Depois fica o pai mais um mês, indo ele depois para uma ama ou para uma escola. Ainda deitei a escada para os meus sogros ficarem com ele mas a minha sogra disse logo um não redondo, que não lhe podia pegar ao colo... sem comentários...

O mais novo já está inscrito em 5 escolas e na escola onde o Dinis está também me fazem um desconto jeitoso se eu o colocar lá, oferecem as refeições. Agora é aguardar por respostas e ver qual a situação mais favorável.

O Dinis vai decididamente manter-se nesta escola, mas continuo a pensar seriamente em coloca-lo no 1º ciclo do estado. Falta ainda um ano mas já estou a pensar no assunto. E para isso conto com a vossa ajuda para me responderem a estas perguntas que devem considerar parvas:
- se ele for para o estado, em que escola o posso inscrever? Porque queria uma escola na zona do meu local de trabalho...
- é por agrupamento de escolas? se sim, como seu qual o agrupamento da zona onde fica o meu emprego?
- posso inscreve-lo em vários agrupamentos ou só num?
Boa semana!!!!

13 comentários:

  1. oh querida deve ser um susto d ecada vez que acontece o J.D. deitar sangue do nariz-mas pelo menos não doi.
    Olha em relação á escola estou completamente a leste deste assunto-porque não ires directamente á escola em que o pretendes matricular e tirares as duvidas.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. olá

    dá aqui uma olhada -
    http://casalotusazul.blogspot.com/2010/04/o-meu-1-selinho-blogueiras-dedicadas.html

    ;-) tu mereces

    ResponderEliminar
  3. pois, o João tb tem deitado algum sangue pelo nariz... e eu lembro-me que em miuda, era o meu fado... :(
    quanto à escola, nem sei que te dihga... ando tb com esse dilema, no entanto sei que o factor morada do trabalho tem a mesma prioridade que a morada de casa...
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Deves apanhar cada susto quando ele deita sangue do nariz. É que por muito que nos digam que não é nada, nós mães preocupamo-nos sempre.
    Quanto às escolas não te sei ajudar.
    Bjks

    ResponderEliminar
  5. Olá !
    Espero que o JD já esteja melhor.
    Quanto às escolas podes optar pelo agrupamento mais proximo do teu local de trabalho, desde que apresentes declaração da entidade patronal a declarar que trabalhas ai nessa zona.
    Nos queremos matricular o F. no pre-escolar publico ainda este ano...
    beijos e as melhoras

    ResponderEliminar
  6. Espero q o JD esteja melhor melhor.
    Qtos ás escolas é veres as q existem nessa zona e telefonares p saber a q agrupamento pertencem....foi assim q fiz com o Gonçalo andei a telefonar de escola p escola.

    jokitas

    ResponderEliminar
  7. Amiga ainda me lembro da minha irmã quando era mais nova deitava muita vez sangue pelo nariz e realmente com passar do tempo passou.
    Não te preocupes , vais ver que com o tempo vai passar.
    Bjinhos para os 3

    ResponderEliminar
  8. Olá minha querida, que bom saber de ti (culpa minha que não arranjo tempo para vos visitar :(). O meu nino está com 15 meses, tem idades muito próximas :) E sabes que mais, também canto num coro eheheheh. Que comico, um dia ainda nos encontramos num encontro de coros lol.
    Beijoquinhas grandes

    ResponderEliminar
  9. Querida Amiga

    Tenho andado desaparecida, mas lembo-mer jmuitas vezes de ti. Fiquei muito feliz com a tua novidade.

    Parabéns e muitas felicidades para os 4

    ResponderEliminar
  10. Olá miga
    A minha sobrinha tambem andou durante muito tempo a deitar sangue do nariz, mas agora ja passou

    jokinhas e td de bom ;)

    ResponderEliminar
  11. Um beijinho ao Dinis, a minha M. de vez em quando tb deita ...

    Bom FDS

    ResponderEliminar
  12. Olá linda... acho que já te responderam mas mesmo assim cá vai... no público só podes matricular no agrupamento onde vives ou no agrupamento onde trabalhas... têm a mesma prioridade, é só escolheres o que te dá mais jeito...
    BJs

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga!

    Que stress o sangue no nariz! Espero que passe de vez. Por muito que digam que não tem mal, pelo menos desagradável, é!

    Quanto às escolas, não te sei ajudar...

    Realmente, a tua sogra não deve gostar muito de ser avó... Enfim...

    Um beijinho enorme

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo