segunda-feira, 4 de julho de 2011

As consultas do Dinis

Por ir entrar para o 1º ano em setembro, o Dinis tem andado a fazer umas consultas de revisão da sua saúde. Na escola fizeram um rastreio visual, oral e auditivo, que ajudou a ter uma ideia do que seria necessário examinar um pouco melhor.

A nível visual, ele está a usar óculos, tal como sabem, por isso consideram que está tudo bem, devendo ser vigiado para ver a evolução do problema. Ele tem miopia, herdou da mãezinha dele, que usa lentes de contacto por não gostar do óculos... :) Por isso não há nada a fazer a não ser usar os óculos para o ajudar a ver melhor. Ele já diz que assim que puder vai usar lentes de contacto e acho muito bem! Porque ele tem uns olhos lindos e com os óculos ficam mais escondidos, mais apagados...



A nível auditivo, eu achava que ele ouvia um bocadinho mal, por vezes falo com ele num tom baixo e ele não me responde, eu subo o tom e ele já ouve. Falei nisso ao pediatra mas ele achou que ele não ligava quando não lhe interessava, por isso não o quis mandar ao otorrino. Quando fizeram o rastreio na escola detectaram que a audição não estava a 100% e acharam que ele devia ir a um especialista.

Marquei logo uma consulta para um médico que me disseram ser mais vocacionado para crianças. Bem, se o é não me pareceu nada... A consulta demorou 5 minutos, se tanto. Examinou os ouvidos e disse que ele tinha uma otite serosa mas que não íamos fazer nada para já. Mandou fazer um timpanograma e um audiograma, exames que o iriam ajudar a ver se realmente algo não estava bem. Foi tudo muito rápido, frio e distante, se este senhor é especialista em crianças, nem imagino como seria se não fosse... De qualquer forma tenho os exames marcados para o fim do mês e depois logo vejo quando os for mostrar ao médico, Se não gostar, mudo de clínico, o que mais há para ai são médicos aos pontapés, desde que se tenha dinheiro para lhes pagar, o que também está cada vez mais difícil...




Do rastreio oral veio que tinha uma dentição com higiene normal, com o aconselhamento de ir ao dentista. Eu tinha mesmo já uma consulta marcada para o dentista, para ver como estavam os dentes de leite e se já vinham ai os definitivos, porque ver os de bebé abanar, nem sonhos!

Adorei este médico, este sim, sem duvida que estava vocacionado para crianças. Falou imenso com o Dinis, fez-lhe mil perguntas e explicou-lhe tudo, respondendo a algumas duvidas do meu filhote. Para meu espanto o meu menino já tem um dente definitivo! O 1º molar inferior do lado direito já rompeu e está quase todo de fora e eu nem tinha dado conta... Estava sempre à espera que fosse algum da frente e afinal foi um de trás. O médico bem perguntou se não lhe tinha doido um bocadinho mas ele disse que não e realmente nunca se queixou. Ficou todo orgulhoso por já ter um dente de crescidos.

O médico fez uma radiografia aos dentes de frente em cima e em baixo e já se vê que os definitivos estão lá por baixo, já perto da superfície. Ele diz que acha que devem começar a abanar depois do Verão, que a praia ajuda a puxar os dentes para fora e que ele deve morder muitas coisas rijas, como maçãs e cenouras e quando saímos, o miúdo queria obrigar-me a comprar já uma cenoura algures!!! :)

Achou o máximo ver os dentes no computador do médico e os de cima parecem uma belas favolas. Por estarem já quase a romper não se fez nada, vamos voltar em setembro depois das férias, caso os dentes de leite não caiam, podem eventualmente ter de se arrancar. Também falou em colocar selantes (não sei se é assim que se escreve...) nos dentes definitivos, principalmente nos de trás, pois a escovagem nesta idades é muito incorrecta. O que o meu filhote gostou menos foi da indicação de comer poucos doces, isso é que foi menos bom... :)


E pronto cá ficam as novidades sobre as consultas do filhote mais novo. Aguarda-se a publicação da colocação na escola primária para breve :)

10 comentários:

  1. Como diz a pediatra do Pedrocas estes miudos de hoje em dia são de manutenção elevada :)
    Quanto aos óculos por aqui vamos também ter de usar. Eu já não uso por causa da operação, e também não gostava dos óculos só que nu8nca me dei muito bem com lentes, o por e tirar sempre foram um filme.
    Em relação aos ouvidos tb tenho as mesmas dúvidas, o rapaz pergunta-me não sei quantas vezes hã?, mas o otorrino (super vocacionadao para crianças, se quiseres dou-te o contacto dele) disse-me para esperar fechar o furinho do ouvid e depois fazemos exames.
    Quanto a dentista já temos selantes nos dentes de leite e vamos de certeza por nos outros, é um descanso e eles não escovam assim tão bem além disso a seguir ao almoço e lanche não se escova na creche. Não sabia é que eles podiam/teriam de ser arrancados, estava sempre a pensar que caiem por si.
    Está a ficar um crescido o teu filhote, já vai para escolinha, ai tempo que corres tão depressa:)
    Beijocas grandalhonas

    ResponderEliminar
  2. Tudo bem e normal com ele, portanto!
    Essa da otite serosa tb foi o diagnostico q me deu o otorrino ao meu filho! não gostei nada do atendimento tb! daqui a uns tempos levo-o a outro...
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Mais uma etapa para o Dinis e a sua Mamã preocupada (e muito bem).
    É bom que tudo siga o seu caminho normal.
    Ao nivel visual, ok. Óculos. Tudo bem pois corrige de inicio. Mais soluções terá no futuro.
    Dentes. Uma dor de cabeça. Precisam sempre de uma tenção redobrada. Esta altura a escovagem e os doces vencem muitas vezes.
    Quanto aos ouvidos. Possivelmente o especialista terá algo mais a acrescentar apôs os exames que pediu. Mas de facto se temos duvidas, podemos sempre optar por mudar.

    Rosalino

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga!

    Isso é que está a ser uma revisão geral!

    Quando ao médico, tens sempre a possibilidade de ir mostrar os exames logo a outro médico! Santa paciência! Uma pessoa paga e ainda é tratada "quase a correr". Mas o que interessa é o que os exames tragam óptimos resultados.

    Também quero levar a Mariana ao dentista, se puderes, dá-me o contacto.

    Uma beijoca grande tudo a correr bem! Está um crescido, este menino lindo!

    Filipa (Dinastia FilipiNHa)

    ResponderEliminar
  5. Quanto ao otorrino se fosse a ti escolheria outro, já que não gostas-te deste, já que tens a possibilidade de escolher. exames vão ditar a sentença.
    bjos

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Visto teres ido com o teu pikenote ao dentista e teres gostado, seria pedir muito enviares-me o contacto?

    Obrigada,
    Susana Ferreira.

    ResponderEliminar
  7. Amiga Queridaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...
    Amei tanto tanto estar convosco :)))))
    Linda Familia a tua meu Amor!!!!!
    Graças a Deus está tudo bem :)))
    Mas olha eu tive o meu mais velho com uma otite dessas malandras e depois de vários médicos só confio no Professor Mário Andrea...

    Espero que corra tudo bem.

    Se precisares de alguma coisa conta comigo....sempreeee

    Beijinhossssss

    ResponderEliminar
  8. É sempre importante fazer-mos estas consultas de rotina e ver se está tudo ok.
    Parece que o teu nino está de boa saúde e não tens que te preocupar!
    beijinhos a todos

    ResponderEliminar
  9. Eu tb tenho de ir com o meu ao oftalmologia...desconfio que algo pode não estar bem...

    ResponderEliminar
  10. Eu também gosto muito do otorrino da Leonor.
    Tem mesmo muito jeito para eles, deixa-a andar a passear pelo consultório e dá-lhe sempre qualquer coisinha para ela ficar contente (uma seringa ou um pausinho dos médicos ou até mesmo uma pulseirinhas daquelas com formas). Tem um grande à vontade na consulta e explica-nos tudo sem que nos sintamos burros :)

    O meu sobrinho também passou a usar óculos. Só que não se está a habituar lá muito bem...
    O Dinis habituou-se com facilidade?

    Vai dando mais notícias.

    beijocas

    Ana

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo