segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Regresso às aulas

E depois do final das férias e do regresso dos papás ai trabalho, chegou a vez de os meninos regressarem à escola.

Este anos os meus filhotes ficam em escolas diferentes. O Dinis vai para uma escola do estado, para o 1º ano e o Eduardo fica no mesmo centro paroquial onde estava o ano passado, indo para a sala das crianças de 3 anos e com nova educadora.

Esta situação não agradou muito ao mais novo da família que está sempre a dizer que quer o mano ao pé dele, mas eu bem tentei coloca-lo na escola onde ficou o Dinis, pois também tem jardim de infância mas ficaram à frente dele para entrar 118 crianças...

Confesso que este ano estou mais preocupada com o Dinis. Não por ser uma escola nova, pois ele tem uma grande capacidade para se adaptar a mudanças mas por ter receio de ele se chatear no 1º ano por saber praticamente tudo que por lá se vai ensinar... OK, dizem vocês, então pede para mudar para o 2º ano! E se ele não tiver maturidade para isso? E se for pedir-lhe demais e ele não conseguir acompanhar o ritmo???? Questões que me deixam com um frio no estômago cada vez que penso nelas...

Para já o Dinis foi para a escola nova no dia 1 de setembro, para o CAF que está a funcionar desde esse dia e tem gostado bastante. Foi bom ele ter ido para lá com poucas crianças pois assim acho que se ambientou melhor e conheceu a escola ainda com pouca confusão. Tem vindo para casa ao fim do dia feliz, a falar sobre os novos amigos e isso deixa-me super feliz e aliviada acerca da sua adaptação. Vamos ver como correr quando começarem as aulas.



O Eduardo tem chorado todos os dias... Não quer ficar, não me quer largar, quer ir para ao pé do mano... Eu sei que depois me vou embora e ele fica bem mas ter de lhe virar as costas e deixa-lo lá nesses prantos, deixa-me sempre muito infeliz, com vontade de lhe pegar ao colo e sair dali a correr com ele... Enfim, mãe sofre!



Na 6ª feira fui com o Dinis de novo ao otorrino, mostrar os exames que tinha feito e ele achou que não existia nada de errado com a audição dele. O timpanograma tinha lá qualquer coisa mas nada de preocupante. Volta em janeiro para nova avaliação. Falei também nas hemorragias nasais frequentes. Teve 2 vezes durante as férias e a semana passada sangrou 4 vezes... Ele examinou e lá viu a veia malvada e pela 3ª vez, ela foi cauterizada. Sei que agora durante algum tempo vai ficar tudi bem mas não resolve definitivamente o problema...

Os óculos estão no estaleiro... Uma das lentes estava sempre a cair e de tanto a tentarmos encaixar, demos cabo das armações. Fomos várias vezes ao oculista mas o problema nunca ficou resolvido, por isso as armações foram para trocar, pois só tem 8 meses... Anda com uma provisórias, pois ele sem óculos não vê nada bem e sente a falta.

Para a semana temos dentista, vamos ver se vem de lá com algum dente a menos, pois os definitivos estão prontos a romper e os de leite não abanam nem por nada.

14 comentários:

  1. passei pra deixar um beijinho! já que fui acompanhando as novidades no facebook!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Já não basta os custos de inicio do ano. Mãe tambem sofre nestas ocasiões :)

    Daqui a uns dias ele já não chora.

    Rosalino

    ResponderEliminar
  3. Setembro é equivalente a ano novo! É chato os manos terem-se separado... mas vão habituar-se. O Eduardo é que vai notar mais se calhar... e sei bem o que é ir deixar um piolho e deixa-lo a chorar... é de cortar o coração... ele fica a chorar e eu venho a chorar no caminho do trabalho... mas é como dizes, assim que viramos as costas sabemos que ficam a brincar e o choro passa num instante...
    Isso é que foi ... oculista, otorino... o importante é que ele esteja bem acompanhado, né?
    Beijinhos para vocês!!

    ResponderEliminar
  4. Olha, eu nem quero pensar como será quando chegar a minha vez, defenitivamente custa muito deixa-los assi...mas tem de ser!
    Beijos para todos e boa continuação!

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que o dinis se está a adaptar bem, os meus vao sempre nos 1º dias para dar tempo a novas amizades e quando chegarem os "antigos" eles já terem feito amigos. Com o meu mais velho resultou muito bem

    Jocas
    Paula
    Pestinhas (não consigo comentar com o user do blogger.....)

    ResponderEliminar
  6. Oláa!, mais uma vez é tão giro ver assim a descrição dos meninos e do que fazem e como reagem ao novo ano lectivo e novas escolas...
    um beijinho Maria e boa sorte com tudo isso!!

    ResponderEliminar
  7. Espero que o Dinis continue feliz na nova escola!!! Quando o entusiasmo inicial começa a esfriar é que são elas mas os nossos meninos hão-de adaptar-se.
    Para o pequeno Eduardo é sempre mais complicado, ainda não entende tão bem as coisas, o João tb chorava tanto nessa altura!!!!
    Um abraço!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Foi pena o pequenote não ter tido vaga na escola do mano seria bom para eles e facilitava-te em muito tb na hora de entrar e sair.

    Qt ao Dinis e dependendo da professora que esteja à frente da turma pode dar para fazer o programa do !º ano até ao Natal e depois caso tenha maturidade para isso ( com avaliação da psicologa do agrupamento e de prof de apoio em relatório escrito) fazer o programa do 2 ano de Janeiro a Junho...
    POr vezes é mais fácil fazer isso em turmas pluriclassicas ( o que talvez numa grande cidade não costume haver muito)e como te disse depende também da disposição da docente da turma...
    bjs e boa sorte

    Simão Silva

    ResponderEliminar
  9. Lindos!!!!!!!!!!!!!!!!
    Espero que a adaptação deles corra bem! O Dinis devia era de passar logo para o 2º ano! Tenho medo que se desmotive no 1º.
    Devias falar logo com a professora!
    Beijocasssssssssss

    ResponderEliminar
  10. Beijinho Grande para vós minha Querida Amiga!
    Por aqui ainda reina a confusão de turmas e horários...livros e tudo o que é preciso...

    Beijinhos para eles e que corra tudo bem:))

    ResponderEliminar
  11. Olá amiga!

    Ainda bem que o Dinis está a gostar! Espero que também goste do início da escolinha e que tenha sorte com a professora.

    Quando ao Eduardo, coitadinho, tenho o mesmo filme por aqui. As minhas estão no mesmo colégio mas o espaço é distinto e estavam habituadas a estar na mesma sala... Mas ele (e a minha Maria tb) vai adaptar-se. Custa TANTO!!! Podem chamar-me mãe galinha, mas que espécie de mãe fica indiferente tendo que virar costas e deixando um filho a chorar?

    Quanto aos ouvidinhos, antes assim! Não será de grave!!!! Também tenho que ir fazer essa ronda dos médicos, vou só esperar que passe a adaptação ao colégio.

    Vou tentar actualizar o meu blog no fds. O regresso às aulas roubou-me o tempo todo!

    Beijoca enorme!
    Filipa Freitas

    ResponderEliminar
  12. Bem,apesar do Dinis já saber ler e escrever vais ver que outros motivos de interesse ele vai encontrar - afinal ele não andou ainda na escola! por isso nao te preocupes tabto... e o frio na barriga de mãe não passa nunca lol!
    Beijocas tudo de bom para os dois príncipes

    ResponderEliminar
  13. um beijinho enorme a esta familia linda que eu adoro acompanhar....

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo