sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Farta de pagar a crise!!!!

Hoje estou zangada, muito zangada! Por isso tinha de escrever este post hoje, não podia deixar passar a raiva que tenho dentro de mim acalmar...

Depois do que ouvi ontem ser dito pelo 1º ministro, só vos posso dizer que tenho vergonha de ser portuguesa, de ter nascido no mesmo pais de todos os idiotas que contribuíram para a crise e se encheram durante estes anos todos. Porque eu não fui de certeza! E não me venham com histórias que eu trabalho às quase 24 anos, paguei os meus impostos até ao ultimo cêntimo SEMPRE, nunca escondi dinheiro nenhum e tudo o que tenho foi conquistado por mim e pelo meu marido com o suor do nosso rosto.

Sou da função publica SIM!!! E por isso tenho de pagar a crise? Mais uma vez digo que trabalho às quase 24 anos, tenho um curso superior e levo para casa ao fim do mês 1.600€, é assim tanto dinheiro???? E agora tenho de pagar a crise para a qual outros contribuíram????  NÃO QUERO!!!!

Porque só a função publica tem de pagar? Como é que eu vou dizer aos meus filhos que no próximo ano não podem ir de férias mas os amigos deles cujos pais trabalham em empresas particulares podem ir porque vão ter subsídios de férias????? Quem lhes vai explicar isso???? Acreditem que vou pedir uma audiência ao 1º ministro e vou por a comunicação social ao barulho porque quero que expliquem não a mim mas aos meus filhos.... E previno já que eles são inteligentes!!!! Por isso espero que quando crescerem tirem um curso tercnico.profissional mas não um curso superior pois não vale a pena ou que vão para o estrangeiro pois aqui só se dá valor ao compadrio e aos amiguinhos do poleiro, pois quem tem valor é posto de parte se não tiver "padrinhos".

E não pensei que só estou a refilar por refilar, tenho toda a razão do mundo, ora vejam a minha história...

Comecei a trabalhar aos 18 anos pois éramos muito pobres porque o meu pai teve um AVC quando eu tinha 5 anos e ficou com uma reforma miserável, que RSI's não existam, se não tinhas dinheiro, azar!!!! Os meus padrinhos queriam pagar-me um curso superior mas eu optei por ir trabalhar para ajudar financeiramente em casa.

Tirei o meu curso superior à noite, à custa de muitos sacrifícios pois via os meus amigos irem para a praia e passear e eu ficava a queimar as pestanas. Achei que valia a pena, agora tenho grandes duvidas...

Apaixonei-me, casei, comprei uma casa para morar, quis filhos, tive dificuldade em engravidar, fiz tratamentos e tive o meu 1º filho ao fim de 8 anos. Adoptei o 2º ao fim de 8 anos de lista de espera na Segurança Social.
Trabalho na função publica de à uns anos para cá, desde que a Instituição onde trabalhava com contrato individual de trabalho foi fundida com outras instituições do estado.
Se acho que está tudo bem aqui?? Não, claro que não está.
Se se gasta dinheiro mal gasto? Sim, sem duvida, em coisas que não interessam a ninguém a não ser àqueles que se querem encher...
Se há pessoas na função publica que não fazem a ponta de um corno? Sim, há umas quantas que toda a gente sabe quem são mas não tem tomates para fazer nada.
E será que os emprestáveis a parasitas estão todos na função publica? Não, claro que não, existem em todo o lado, em todas as sociedades
Se existem pessoas trabalhadores e boas funcionárias na função publica? Sem duvida nenhuma! Tantas, muitas, imensas que contribuem para que a nossa sociedade e para o nosso bem estar... Já pensaram o que seria do nosso pais que não existissem os trabalhadores da função publica? Quem nos ia socorrer nos hospitais, que iria apanhar o lixo que existe nas ruas e tantas coisas mais que não interessa colocar aqui???

Todos nós temos uma história sobre aquela repartição de Finanças onde fomos e nos trataram mal ou nos fizeram esperar uma eternidade, mas e histórias positivas ninguém tem? Não há pessoas bondosas que nos ajudam a tratar dos assuntos que necessitamos, que nos informam do que queremos saber??? Desafio-vos a partilharem uma experiência positiva com trabalhadores da função publica?

E nas empresas particulares, são todos espetaculares, fantásticos, queridos e simpáticos? Há de tudo, sem duvida! Eu podia contar aqui histórias de experiência com entidades particulares que são muito pouco simpáticas, de lojas e restaurantes em que fui quase tratada a pontapé... 

Ok, então penso que estamos todos de acordo, nem tudo o que é mau está na função publica, nem tudo o que é bom está no particular.

Mais uma coisa, acredito que todos nós conhecemos casos (eu pelo menos conheço casos reais, não estou aqui no diz que disse) em que as entidades patronais declaração apenas os salários mínimos mas depois pagam muito mais aos funcionários, em que as pessoas apenas passam os recibos verdes necessários para atingirem os montantes mínimos ou que lhes interessam, em que se dizem "mães solteiras" quando os pais das crianças vivem lá em casa com elas mas tem morada fiscal noutro sitio e por isso recebem subsídios e ajudas de tudo o que é sitio, de pessoas que recebem subsídios de desemprego mas estão a trabalhar noutros sítios onde não lhes passam recibos, digam lá CONHECEM OU NÃO CONHECEM ESTAS HISTÓRIAS????

Eu como sou trabalhadora da função publica a minha entidade particular declara o meu salário e todos os subsídios que eventualmente me possam ser atribuídos, casei com o pai dos meus filhos e nunca me passou pela cabeça que ele pudesse morar fora de casa só para receber apoios, os únicos subsídios que recebi foi de licença de maternidade quando tive os meus filhos, em 23 anos de serviço apenas fiquei uma semana doente em casa de resto sempre trabalhei ranhosa e com febre.

Então depois de este testamento todo, expliquem-me como se eu fosse muito mas muito burra porque é que eu tenho de pagar a crise mais do que os outros???? Porque sou da função publica????? Porque não posso fugir aos impostos??? Porque quando preciso de alguma coisa nunca me dão, pois não tenho nem um reles abono te família nem seque um médico de família no centro de saúde do qual faço parte????

Sinto-me revoltada, triste, infeliz, sem ver uma luz ao fundo do tunel, receio por mim, pelos meus filhos, pela minha integridade mental e fisica também. Gostava de saber que mal fiz, se nunca roubei nem desviei nada a ninguém.

E não posso fazer nada, só ver a minha vida a desvanecer, a não conseguir avançar com a vida pela qual sempre lutei, apetece-me gritar, bater, partir, ralhar, mas não é dessa forma que se resolvem as coisas.

PS - Já agora acrescento que o meu marido também trabalha na função publica e por isso para o ano lá em casa não vai entrar nenhum subsidio nem de férias nem de natal....

PS2 - E se os anónimos que vem aqui deixar comentário se identificasse? Podiam ser Zé, António ou Maria mas gosto de chamar as pessoas pelos nomes... E já agora, contem a vossa história como deve ser, digam-me a vossa formação profissional e à quanto tempo trabalham (sim que eu também ganhava 50 contos quando comecei a trabalhar à 23 anos... Obrigada!

19 comentários:

  1. Posso subscrever aquilo que dizes em praticamente tudo e no meu cso aponto ter tirado o curso ás minhas custas, a pós graduação também (já gravida do 1º filho e em repouso), trabalhar na função pública à 18 anos, levar pra casa 800€, não ter abonos para nenum dos dois, médico de família nem saber o que é e ser considerada rica porque tenho casa e carro (que por acaso até é da mãe).
    Por isso junto-me à tua revolta

    ResponderEliminar
  2. Querida, acho que tens toda a razão, a mim o que me irrita é que ao zé povinho tiram eles os euros que tanta falta fazem, mas não se inibem de jantaradas/almoços, carros, motoristas, reformas e pensões xpto...disso não se inibem eles, e nós que sem subsídio de férias não vamos de férias...olha vai ser uma bola de neve...quero ver o turismo para o ano, como vai andar? Eu não tenho medo do hoje, tenho medo de 2013, isso sim....porque estes subsídios, ou muito me engano, ou nunca mais vamos vê-los...:(

    Beijinhos
    María

    ResponderEliminar
  3. Actualmente não sou da função pública (mas já fui contratada) o meu ordenado é cerca de 900 euros por mês, não vou ter o corte de subsídio de férias para o ano, mas não me sinto menos revoltada que tu!
    A única coisa que me ocorre é "que mal fiz eu para nascer nesta merda deste país?" (Desculpa-me a expressão...)
    Na verdade como trabalhadora no particular sinto igualmente a mesma revolta... tb levamos com o corte no subsídio de natal e agora temos de trabalhar mais meia hora por dia? E as escolas vão ficar com os nossos filhos mais meia hora por dia? Onde os colocamos? Somos o país que mais baixos ordenados tem e que mais horas semanais trabalha, nem quase temos tempo para estar com os nossos filhos e agora toma lá menos 2 horas e meia por semana...
    Maria, isto não está fácil para ninguém, acredita que não é só a função pública a pagar por coisas que não fez, porque todos andaram a encher os bolsos durante estes anos todos e nós é que pagamos (entenda-se sobretudo a classe média, que em breve deixa de existir...).
    A verdade é que continuamos a ser um país de palhaços e quase não temos jornalistas para denunciar situações, em que muitos políticos poderiam ser linchados na praça pública... mas aqui? Neste país à beira-mar plantado? Se és político tens imunidade aos roubos e às burlas e... e não se passa nada!
    E ontem ainda ouvi um deputado a dizer que a Madeira ia sofrer com a austeridade duplamente... que raiva! É porque aqueles pensam assim "gastamos e os do continente que paguem!" Está tudo errado... é triste... e estas medidas não vão servir de nada, pq vai haver mais desemprego, logo mais subsídios desses por pagar e logo menos impostos a receber, é preciso ser muito inteligente para ver isto? Mas será que aquela gente não percebe isto??? Afinal que requisitos são necessários para se ter um bom desempenho político neste país ou na Troika? Parecem-me ser uma cambada de idiotas... ou estou completamente errada e são todos espertos e ainda se riem de nós... já estive mais longe de pensar em emigrar... a sério que já!

    ResponderEliminar
  4. Sigo o seu blog á algum tempo, mas nunca comentei, mas hoje tive de o fazer, porque compreendo a sua revolta, pois tal como você sou funcionária pública e como tal também vou pagar a crise, durante dois anos sem ter direito a subsídio de férias e de natal e para agravar ainda mais o meu marido também o é, também tenho dois filhos e eles não tem culpa dos pais serem funcionários públicos e vão ter de ficar privados de muitas coisas, ONDE É QUE ISTO VAI PARAR? E SERÁ QUE ESTE NOSSO SACRIFICIO VAI RESOLVER A CRISE???
    Gosto do seu blog.

    Zulmira

    ResponderEliminar
  5. É mais que compreensível este teu desabafo!

    Eu não sou funcionária pública mas "bati" mal quando ouvi o PM mencionar o corte - como é possível?? Atacar assim os trabalhadores??

    E há casais em que os 2 trabalham na FP :-(

    Não se compreende! Até porque nós sabemos que há tanto por onde cortar!!

    Beijo querida!

    ResponderEliminar
  6. Maria, trabalho para o estado.
    Primeiro com contrato individual de trabalho, agora com o contrato de trabalho em funções públicas.
    Sou a todos os níveis trabalhadora contratada...ahhh mas quer ter ADSE? Então além dos seus descontos para a seg social pague a ADSE.
    Ou seja pago, o IRS que é devido, mais 11% para a Seg Social e ainda 1,5% 14 meses para a ADSE...e é se quero.

    Não estou preocupada com as férias. Sabes porquÊ? Este ano prevendo ameaças ao sub de Natal não as tirei, fiquei em casa.
    Estava no 4º dia de férias quando soubemos que 50% do sub de Natal ficaria retido para IRS.

    Tive o corte no ordenado, vou ter no sub de Natal como qualquer trabalhador, ficarei sem sub para o ano, e só me pergunto vai resultar?

    Não compactuo com fraudes, exijo sempre a factura.
    Exigi ao condomínio que legalizasse a sra da limpeza...ai que se tinham esquecido...
    Mas o problema é que os tubarões dão cabo de tudo, vivem refastelados, e um dia acabarão por nos comer de vez...

    Beijinhos

    Angélica

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    sou completamente solidária com td o que aqui foi dito. A revolta e a indignação que senti ontem deu lugar ao desalento. Somos 2 funcionários públicos e sempre descontei td...e mto mais.
    Mas o que mais me custou (e é demasiado duro este corte para quem tem 2 filhas a estudar!) foram os ditos e comentários mesquinhos que ouvi hoje contra os funcionários públicos. Ou seja estamos, para além do resto, num país sem valor onde as pessoas estão bem qd os outros estão mal... os fp não sou todos mandriões e sem escrúpulos, não vivem todos à custa seja do que for, há excelentes trabalhadores com muito profissionalismo... como em todos os setores...Não consigo entender sentimentos tão baixos...
    Ém que ñação nos transformámos??????

    ResponderEliminar
  8. Pois eu trabalhei durante 14 (sim, CATORZE!) anos para a mesma entidade pública, sempre com contratos precários e sem progressão na carreira. Enquanto isso, os filhos e amigos dos funcionários e dos gestores, iam entrando todos em concursos abertos especialmente para eles, com as licenciaturas mais mirabolantes q podes imaginar.
    Agora q finalmente entenderam resolver-me a situação profissional (e a outros q tb estavam na mesma situação, ou seja, SEM CUNHAS), entrei para o nível 15 da tabela de remunerações e foi se quis!! Ou seja, logo à partida foram menos quase 200€ no ordenado face ao q recebia até agora.
    A somar a isso, como ganho 1201,48€, lá se vão os subsídios nos próximos 2 anos...
    Para ajudar, o meu marido tb tem contrato de trabalho em funções públicas (trabalhamos ambos em institutos públicos) e para além dos subsídios de 2012 e 2013, tb vai ficar sem o de Natal deste ano.
    Se tenho vergonha em ter nascido neste país? TENHO SIM SENHORA.
    Se acho q este país não tem futuro e me preocupa o futuro do meu filho? Pois claro.
    Se acho q os políticos q nos governaram nos últimos 30 e tal anos só contribuiram para o q está a accontecer, directa ou indirectamente? Acho sim senhora. Se acho q algum dia irão pagar por isso? Não, não acho...
    Enfim, nem sei mais o q dizer. Isto é tudo tão mau q para já ainda não consigo ver uma luz ao fundo do túnel :-(
    Fica a minha solidariedade, Maria...
    Beijinho
    Alexandra Guedes

    ResponderEliminar
  9. Maria isto ainda vai chegar ao privado ... aguarda que isto ainda vai no adro !!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria, nao sao só os funcionarios publicos que estão chateados, eu nao sou funcionaria publica e nao deixo de estar revoltada com a situaçao, quem colocou o Pais nesta situaçao é que devia de ser responsabilizado, mas não, governam e governaram como quiseram, encheram e enchem os bolsos tiveram e têm as maiores das regalias, mas nós é que temos que pagar essa factura toda, com o fruto do nosso trabalho.
    tal como tu trabalho desde os meus 16 anos, mesmo quando estudava, nas ferias ia trabalhar, nao tenho nenhum curso, e neste momento tanto faz ter ou nao ter. Devido a esta crise nacional, para manter o trabalho que tenho e poder receber certinho direitinho, tivemos que reduzir o horario de trabalho, ou seja, menos 4 dias por mes, faz diferença muita diferença, pois ele já estava destinhado. tivemos que nos adaptar a situaçao. Já sei que o subsdio de Natal tb vai ser reduzido, e se a situaçao do pais continuar assim, as entidades patronais vao fazer mais cortes.
    Como ves estamos todos para o mesmo, estamos todos revoltados.
    Deveriam de averiguar mais a atribuiçao dos rendimentos minimos, os fundos de desemprego etc..etc.
    Maria, vamos ter que viver um dia de cada vez, e rezar para que as coisas melhorem.
    bjs solidarios

    tila

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria, tal como tu tambem sou funcionária pública, mas como só ganho mais 15€ a mais do ordenado minimo não vou ser atingida pelo corte nos dois subsídios, mas já ouvi falar no corte de um deles par o meu caso!
    Trabalho numa escola com a categoria de Assistente operacional, mas de momento estou a exercer funções administrativas pois como havia falta de pessoal nos serviços administrativos e como possuo formação académica necessária colocaram-me lá, ou seja, somos duas funcionárias para um agrupamento de 700 alunos, uma média de 100 docentes e fora os restantes utentes já vês que não deve ser fácil, são horas extraordinárias feitas diariamente, uma presão enorme para cumprir prazos, e não podemos cometer erros porque senão é como dizes todos apontam os erros e poucos admitem o que se faz bem!
    Isto tudo para no final ganhar uma miséria de ordenado, ainda querem motivação no trabalho!
    Já disse ao meu marido que me apetecia sair daqui para fora, emigrar para um país nordico, admiro a economia deles!
    Bjs e desculpa o testamento, mas foi uma forma de desabafar e juntar-me na tua revolta!

    ResponderEliminar
  12. aqui em casa 1 professora e um funcionario da TAP: menos 4 subsidios em 2012 e menos 4 em 2013!!!
    1 filho!
    conta e mais contas!!!
    :( triste!

    ResponderEliminar
  13. Maria,
    Nem eu, nem o meu marido somos funcionários públicos, mas nem por isso sentimos menos revolta e indignação...
    Eu acabei de ficar desempregada, o meu marido trabalha na construção civil, sector onde está a atravessar graves problemas, com um filho pequeno para criar, prestação de casa para pagar... como é que vai ser?
    O meu marido ainda não recebeu o S.Natal do ano passado, nem o S.Férias deste ano... e pensas que vai receber? O privado segue o público, sempre, no que lhe interessa! Estamos a atravessar uma grave crise, como sabe, a firma está com dificuldades, não conseguimos pagar os subsídios, caso contrário teremos que fazer despedimentos ou insolvência da firma, o que prefere?
    Que ninguém pense que não será atingida com estas novas medidas e as futuras que virão!!!
    O meu marido já anda à procura de trabalho no estrangeiro, se encontrar, não hesitará... por muito que nos custe...
    Que é triste e revoltante, ai isso não tenhas dúvidas!!! Estou contigo!!!

    ResponderEliminar
  14. Compreendo-a, mas não concordo consigo quando diz que é apenas a Função Pública que vai pagar a crise. As pessoas que estão no privado já estão a "pagar" a crise há mais tempo: com o desemprego.

    ResponderEliminar
  15. Compreendo a tua revolta... Não se vê uma luz ao fundo do túnel, só escuridão.

    E o privado também vai sofrer, já sofre. Agora querem que as pessoas trabalhem (no privado) mais meia hora por dia. Parece pouco, mas para mim, se isso acontecesse, era o suficiente para ter que pagar mais 120€ no colégio de porlongamento, para as duas.

    Um beijinho grande.

    Filipa Freitas

    ResponderEliminar
  16. Maria,
    Como eu te entendo...
    Como sempre, neste malfadado país, os responsáveis pelos roubos e pelas trafulhices não são julgados e os mais necessitados são prejudicados.
    É vergonhoso!

    ResponderEliminar
  17. Não era para comentar. Pois já tens muita gente aqui que escreveu muito do que me apetecia dizer. Mas não posso deixar escapar esta oportunidade de fazer das tuas palavras as minhas. Fartoooooooooooo

    Rosalino

    ResponderEliminar
  18. Compartilho da tua revolta! só para acrescentar que como professora estive deslocada de minha cas várias vezes e nunca tive direito a subsídio de alojamento.a Mas estou contigo
    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Compreendo e partilho da tua indignação, embora não seja funcionária pública, tenho familiares que o são. Além disso, por causa desta situação insustentavel, o meu posto de trabalho está em risco e não sei se terei emprego a partir de dezembro (os cortes na saúde fizeram e o pouco dinheiro nos bolsos das pessoas, diminuiram em muito o número de exames médicos mesmo quando há acordo com o SNS - caso da clínica de diagnósticos onde estou a contrato)Estou farta de ver cortes em setores fundamentais e nada de medidas de incentivo que me façam acreditar num futuro mais risonho...
    junto-me ao teu protesto! BEIJOS

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo