segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Dinis e a escola

Como sabem o meu filho mais velho foi para o 1º ano em setembro. Foi para uma escola do estado, pois o dinheiro não chega para o por numa boa escola particular e de outra forma acho que não vale a pena, até porque existem professores muito bons também nas escolas estatais, penso que é tudo uma questão de sorte.

É uma emoção ter um filho já tão crescido, que vai para a escola aprender a ler e a escrever, entre outras coisas. O que me preocupa é que o meu filho lê melhor que muito adultos. Lê na perfeição qualquer coisa que lhe passe pelas mãos e os livros de eleição são os do Jerónimo Stillton, da bruxa Mimi (em versão pequena) e do João Pastel...

Mas isso é bom, dizem vocês. Pois, é bom e é mau. Preocupa-me que se desinteresse pela escola, que ache chato estar a aprender coisas que já sabe. Quando lhe perguntam o que ele já aprendeu alguma coisa ele diz que sim, coisas que já sabia...  Já falei com a professora acerca da hipótese de ele passar para o 2º ano mas existem algumas coisas que ele ainda tem de aprender tal como as letras manuscritas e principalmente as regras de estar na sala sossegado e atento. Já recebi 2 vezes recados da professora de musica a dizer que ele está desatento e a distrair os colegas... agora descobriu que os colegas se riem das coisas que ele diz, porque ele tem um raciocínio muito rápido e por isso consegue ter sempre algo para dizer e como tal gosta de ser engraçadinho...

Enfim, preocupações de mãe galinha, que quer muito que o filho se saia bem na vida e não ache a escola algo chato e sem graça, mas sim uma porta para o mundo, para aprender mais e melhor sobre o mundo que o rodeia.

Tenho medo que se desmotive, que ache uma seca estar a aprender o b a = ba quando sabe ler livros do Jeronimo Stillon e escrever (em letras de imprensa) otorrinolarinologista  :)   Será que a rebeldia se traduz numa falta de interessa na escola? Porque ele gosta da professora, está sempre a dizer isso e que gosta de brincar com os amigos que tem na sala (se calhar até demais...)

Não é fácil educar um filho, não é fácil escolher os caminhos certos... Às vezes penso que não o devia ter tirado da escola particular onde estava antes, que tinha a 1ª e a 2ª classe na mesma sala, assim ele podia ir aprendendo mais coisas novas mesmo estando na 1ª classe... Mas são escolhas que se fazem na vida, achei que se não tinha dinheiro para o colocar num bom colégio particular, se calhar estaria melhor no estado e assim tinha hipóteses de colocar o mano na mesma escola em breve.

Vamos ver o que me espera, sei que ele é um menino inteligente (até gostava de fazer um teste ao QI dele, só para saber...) e muito sedento de aprender mais e mais. Nada o para quando quer saber ou compreender algo, vai à net, procura em livros, pergunta e torna a perguntar até ficar satisfeito, tenho medo que ele considere que a escola não é um desafio à sua altura....


13 comentários:

  1. ohh, que gira a tartaruga!
    olha, eu acho que se ele é assim, não é caso para preocupação... mais vale receber recados da professora a dizer que ele distrai os colegas, do que recados a dizer que ele precisa de explicador...
    É verdade que se ele já sabe ler e sabe muitas outras coisas pode achar desinteressante a aula, mas decerto há sempre coisas que ele vai aprendendo, e também consolidando conhecimento.
    bjs!

    ResponderEliminar
  2. Olá, entendo perfeitamente a tua preocupação de mãe, mas para já deixa as coisas fluirem normalmente. Ele passar para a 2ª podia ser motivo de o porem de parte, sabes que as crianças são muito maldosas umas com as outras. Ele vai saber adaptar-se.
    E uma coisa que referes que tens medo de não fazer as escolhas certas para ele. Aproveita agora, porque daqui a nada, quando deres conta já só terás que mostrar as opções pata ele fazer as suas escolhas.

    ResponderEliminar
  3. Olha amiga, conforme te disse, acho que o 1º passo é falares com a professora que mandou os recados. Para perceberes exactamente o que se passa e veres se será ou não desmotivação. Sei que as crianças conseguem ser autênticas pestinhas, mas também sei que às vezes é muito fácil "culpar" sempre o mesmo... Não quero dizer que seja intencional. Mas pode acontecer. É bom que a professora compreenda que és uma mãe atenta. Que corra tudo bem! Beijinhos, Filipa freitas

    ResponderEliminar
  4. Hello again,

    Em relação ao que escrevi, já sabia que ia levar com uma resposta tua :)
    O porquê do meu comentário: o ginásio onde ando é perto de uma repartição de finanças. segundo informação deles, 80% das clientes trabalham lá. Como iam fazer ponte o ginásio também fez ponte porque não lhes compensava abrir pelas restantes 20% independentemente se elas puseram dias de ferias, ou não.
    Hoje Precisei de ligar para a segurança social, liguei vezes sem conta, não tive uma unica pessoa que me atendesse o telefone. Nem cheguei a perceber se fechou mesmo ou se maioria dos colaboradores não estão... eu quero/preciso avançar com o meu trabalho e não posso porque estamos num dia de ponte... só critico por isto. é que o país pára literalmente

    ResponderEliminar
  5. Penso que tomaste atitude certa colocar-lo numa publica, ele estará em contacto com crianças de todos estratos sociais, claro vai aprender o bom e o mau. O facto ele tivesse 1 e 2 classe juntas seria + motivo de distracção dele, teria tendência responder e aprender coisas do 2 ano poderia não ser mto bom. Fala com professora de musica pode ser ele ande desmotivado.
    bjos

    ResponderEliminar
  6. Ohhh..ele vais gostar sempre da escola, se tem esse bichinho de aprender vai gostar e safar-se bem :)

    ResponderEliminar
  7. Acho wue se entende bem a preocupaçao de mae..
    Eu adorava tartaruguinha =D

    Me visite e comente...se gostar torne-se seguidora..

    Beijinho *.*

    ResponderEliminar
  8. é natural essa tua preocupaçao,nunca sabemos muito bem se estamos a tomar as decisoes certas, mas uma coisa é certa fazemos tudo pelo melhor deles. mas deixa passar este ano, vai falando com a professora para verem se ele nao se desmotiva.

    bjs grandes

    ResponderEliminar
  9. É compreensível a tua preocupação...

    Mas acho que fizeste bem.

    Tudo o que fazemos é pelo bem deles, mas às vezes temos dúvidas - é natural.

    Essa coisa de 1ª e 2ª classe juntas não acho muito benéfico - vejo pela minha que tem na salinha dela meninos com 3 anos - como é que a educadora pode preparar bem os mais velhos para a entrada na primária, com meninos mais pequenos a pedir tanta atenção dela?? Na escola é igual, meninos a aprender o que os da 2ª já aprenderam... ias ter sempre o mesmo problema ao longo dos anos porque ele ia estar sempre à frente...

    Que tudo corra bem.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  10. Muitas vezes nos questionamos se será a melhor solução. As certeza<s só virão com o tempo. Mas eu acredito que tudo irá correr pelo melhor. Pelo que vou lendo o Dinis tem boa capacidade de adaptação. É só esperar :)

    ResponderEliminar
  11. Olá Maria!

    Gostei muito do teu blog, e identifico-me bastante contigo.
    Desejo-vos as maiores felicidades.

    ResponderEliminar
  12. Olá Maria,
    São preocupações de mãe... muito compreensíveis!
    Eu acho que ele vai safar-se bem, tem fé!
    Eu cá fico com dúvidas se tomei a melhor decisão, ao tirar o meu filho do infantário e coloca-lo no jardim de infância, juntamente com meninos de 4 anos e 5, quando ele é o único que ainda nem fez os 4, mas infelizmente desempregada, não fiquei com muitas hipóteses e entre ele ficar em casa comigo e a estar numa escola, em contacto com outras crianças e a ser estimulado para aprender mais...
    Beijinhos grandes para vós

    ResponderEliminar
  13. Percebo aquilo que queres dizer, mas cono já te disseram ele vai saber adapatar-se. Vai passar também pelos professores que tem, mas acredito que tanto na pública como na privada seria o mesmo, dificilmente passam os alunos de uns anos para outros.
    Se, ao nível daquilo que ele ainda tem para aprender saibam estimular a sua curiosidade ele irá achar a escola um local interessante. Porque não o poêm a ajudar os meninos que ainda não sabem as letras? Só uma ideia.
    Bjs

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo