quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dinis e a escola

Na 5ª feira passada realizou-se a reunião de avaliação na escola do Dinis. Gostava de dizer que estava tudo bem mas infelizmente não posso escrever tal coisa. Provavelmente depois de me lerem vão achar que sou uma exagerada mas a verdade é que cada vez tenho mais duvidas acerca do que devo fazer com o meu filho em relação ao seu percurso académico.

Tal como já tenho escrito aqui anteriormente, o meu filho foi para o 1º ano em setembro mas já sabe ler corretamente e escreve de uma forma muito razoável. Quando entrou para a escola, falei nisso à professora, que claro achou que eu devia ser uma mãe babada a achar que o filho era mais esperto que os outros meninos. Passado pouco tempo falei com ela e ela disse-me que achava mesmo que ele devia ficar no 1º ano, pois apesar de saber ler muito bem, não sabia fazer letra manuscrita e precisava de aprender regras sobre como estar nas aulas. Respirei fundo e achei que tinha resolvido a vida, dele, ficar no 1º ano mas sempre debaixo de olho para ver como as coisas corriam.

Achei que ele se estava a dar bem na escola, gostava da professora, dos amigos e à exceção de uns recados que trouxe da professora de musica, não me parecia que nada de menos bom estivesse a acontecer. Pergunto-lhe sempre se tem trabalhos de casa, ao que ele me responde quase sempre que não ou então que tem de ler coisas que já sabe muito bem (como silabas e ditongos que para ele é canja...).

Antes das férias do natal a professora encontrou-me na rua e disse-me que gostava que eu comprasse os livros do 2º ano para ele fazer alguns trabalhos enquanto os colegas faziam exercícios mais simples que ele já sabia. E que também gostaria que ele fizesse um teste de QI para saber até que ponto ele é inteligente, pois gostava de o ajudar e de não o desiludir mas também não queria que ele o desiludisse a ela... Porque o comportamento dele não estava a ser muito bom, distraia-se muitas vezes e distraia os colegas também. Nunca estava quieto na cadeira e que talvez eu devesse falar com o pediatra sobre esta inquietação dele.

Imaginem como eu fiquei. Para mim isto significa simplesmente que ele deve estar a ficar desmotivado e aborrecido nas aulas. Porque eu compreendo-o a 100%, quando me estão a falar de uma coisa que não me interessa, também desligo, mas eu sou crescida e consigo ficar (às vezes...) sossegada sem destabilizar o mundo à minha volta mas vão lá pedir uma coisa dessas a uma criança de 6 anos?????

Mesmo assim falei ao pediatra na questão da professora que me disse que se ela insinuou que ele podia ser hiperativo nem pensar em tal, pois esse tipo de patologia implica um défice de atenção e logo dificuldades de aprendizagem, o que significa que o meu filho está precisamente no lado oposto.

Ontem na reunião fiquei um pouco desiludida pois a professora passou um pouco a imagem de que ele era desordeiro e tinha os cadernos pouco limpos (o que é verdade, sem duvida, nisso ele não é nada cuidadoso) apesar de a professora ter chamado a atenção para o facto de os meninos serem diferentes das meninas, que geralmente são mais cuidadosas nesse sentido. O meu marido achou que eu estava a exagerar e quem o conhece sabe que ele não é assim. Mas vai ter de passar 4 anos com essas crianças e esses pais e gostava que eles não achassem que o meu filho não é um bom elemento para ser amigo e brincar com as outras crianças. Acabou por dizer que ele estava a aprender a escrever sem erros, o que não deve ser o habitual no 1º ano, o que se faz é aprender a escrever. Se calhar por ele ser assim ela ainda exige mais dele, não sei...

Vou fazer-lhe os testes e depois mediante os resultados logo penso o que devo fazer ou se não devo fazer nada mas não queria nada o meu filho desmotivado. Acho que ele tem potencial para ser o cientista que quer ser quando for grande que preciso de o motivar para continuar a aprender e que não pense que a escola é apenas um sitio onde se aprende coisas que já se sabe...



15 comentários:

  1. De facto nao e facil ja que a professora percebe-se bem que parece que exige muito dele e como ele esta aprender coisas que ja' sabe nem liga (normal de criança e ate adulto) . E sim voce devia fazer os testes de qi porque nao? assim ficava logo a saber e tudo ...
    Eu ja fiz uns aqui na net e sou bem burrinha eheheheh

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  2. Olha Maria eu nem sei o que dizer, não sou de grande ajuda porque ouvi na quarta passada o mesmo tipo de queixas, embora a minha Madalena não seja assim tão inteligente qto o teu menino. A educadora dela tbém falou que ela não está quieta e que para a entrada no proximo ano já sei dificil se ela não estiver quieta. Tbém fiquei mais ou menos em choque.
    No caso do teu menino já foi a algum psicologo? a educadora da madalena aconselhou-me a marcar uma consulta porque ela é mto ansiosa.
    Não sei o que poderás fazer e infelizmente ás vezes os meninos mais inteligentes acabam realmente por ficar para trás porque não lhes dão a devida atenção.
    Vai dando noticias.

    Maggie

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  3. Imagino a tua angústia, Maria...
    Na minha opinião, neste momento, deves de facto fazer os testes de QI e depois, com o relatório na mão, independentemente dos resultados falar com alguém entendido nestas áreas. Talvez uma psicóloga da área do ensino, que deve existir no local onde fizeres os testes.
    Até porque, não sei como estas coisas funcionam, mas penso ser necessário um relatório "técnico" para que ele possa avançar de ano. Não acho que a professora o possa fazer por ela própria.
    Sei que para se entrar para a escola aos 5 anos é necessário, por isso deve ser igual.
    No entretanto, tenta manter a calma e não lhe demonstres que entendes o seu comportamento, tenta exigir que se comporte melhor. Junto dele apoia sempre a professora, para que ele continua a temê-la e respeitá-la.
    Bj grande!

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  4. Bom dia Maria!!

    O Dinis parece o David no 1º ano! Como sabes também entrou a saber ler e a escrever correctamente sem erros e só tinha 5 anos, ou seja, pedir lhe para ficar quieto e calado horas sem fim a ouvir coisas que já sabe....estás a ver o comportamento dele, certo?
    Só que eu, aliás o David, teve azar em ter um professor que nada fazia para o motivar, dizia que sim e no fim nada fazia, tanto que tive de o mudar de escola! Agora sim, tem uma professora impecável e tem um ensino exigente que é o que ele precisa! Continua a falar na mesma nas aulas (ele não consegue estar calado) mas já não está desmotivado! Eles também estão bem à frente do ensino público, avançam conforme os meninos deixam, coisa que no público não fazem.
    Eu nunca quis avançá-lo de ano simplesmente porque acho que ele não tem maturidade para isso e acho que fiz bem, agora ele está bem :)

    Beijinhos

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  5. Olá!
    Que preocupação!
    Eu acho que a minha atitude seria: primeiro valorizar sempre o comportamento ordeiro independentemente de haver alguma coisa que o faça causar como a desmotivação dele. Depois se a professora está a insistir noutros conteudos mais avançados com ele, melhor assim não anda sempre a marcar passo e depois é seguir para uma avaliação rigorosa para perceber se ele tem capacidades e maturidade para avançar um ano escolar.

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  6. Olá!

    Eu acho que sei o que se está a passar com ele, não há nada pior para uma criança na escola, do que estarem a ensinar-lhe algo que ele já sabe muito bem, fartinho de saber mesmo, logo não precisa de estar com atenção nem quieto, e nem ter preocupação com o caderno, ele quer lá saber, está desinteressado, desmotivado, o que é terrivel, faz-lhe os testes e depois leva-os á professora e se ela não der andamento o melhor é falares com a direcção regional de educação e com a psicologa do agrupamento, para te ajudarem a colocarem o menino no 2º ano, pois ele não pode perder o interesse pela escola aos 6 anos, isso é muito mau. Falo por experiência própria.

    Beijinhos e até já ...

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  7. Como te entendo.Tivemos de optar por deixar o T mais um ano antes da entrada para a primaria. Pois era bom para o seu desenvolvimento emocional com os colegas e para a sua capacidade de concentração. Mas o resto é um tédio. Pois ele está aproveitar somente essas duas vertentes. Uma vez que ao nível mental aqueles trabalhitos chateiam-no. Pois são fáceis demais. Motivar assim não é fácil. Espero que com os testes que lhe vão fazer, consigam encontrar o ponto de equilíbrio do teu filhote, entre os vários pólos na escola :)

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  8. hum... que tal uma conversa com o director da escola e com um psicólogo? a escola terá um?
    nem sei que te diga, o João tem um menino na sala que tb já sabe ler desde o primeiro dia e efectivamente a prof. diz que ele se comporta mal, compreende-se porquê, claro, está desmotivado...não acho que estejas a exagerar... não senhora, senão formos nós a lutar pelos nossos filhos, eles são apenas mais um no rebanho

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  9. maria, muito honestamente vejo que estas muito desiludida e descontente, qd isso acontece o melhor e mudarmo nos, pq e que nao poes o dinis noutra escola?Acho que fazes lindamente em fazeres os testes e se achas q ele esta a ficar desinteressado fala com a professora novamente, com a psicologa da escola e com a directora, nao te cales,bjs
    Ana matos

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  10. Olá Maria, imagino como te sentes!
    Mas fazes bem em realizar os testes, e mediante os resultados ves qual é a melhor opção, é claro que é desmotivante para uma criança, estar um dia inteiro a ouvir coisas que já sabe, é claro que fica desatento, mas também é verdade que eles no primreiro ano aprendem a maior parte das regras da sala de aula e o como estar na sala, informa-te se não poderá haver a possíbilidade de ele no próximo ano avançar para o terceiro ano, e de o professor durante este ano letivo dar-lhe exercícios do segundo ano!
    Bjs

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  11. Como deves ter reparado num post que publiquei há pouco tempo (e acho que comentaste) a minha filha também já sabe ler há muito tempo e escrever e faz composições e eu também achei que este ano a escola não estava a ser suficientemente exigente com ela e ela mudou de escola porque na anterior todos os alunos têm de aprender a mesma coisa ao mesmo ritmo e nesta onde está agora não era assim. O primeiro período correu mal (mesmo com ela a portar-se bem, talvez por ser menina) mas a não aprender nada e eu reclamei com a professora e com a coordenadora da primeira classe e sei que ela já passou a ler e a ser-lhe exigido que leia livros para o nível dela que, segundo os testes feitos na escola, é o nível do terceiro ano. Teste de QI tenho curiosidade em fazer-lhe, mas aqui não há e por agora está com os meninos da idade dela, mas o grau de exigência que têm com ela é muito superior e já lhe dá mais trabalho. Bjs (e desculpa o testamento)

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  12. Preocupações de mãe de facto... eu como não tenho filhos nem imagino o que seja... e os filhos de certeza também nem sabem que os pais passam provavelmente quase 100% do seu tempo a pensar neles... um beijinho!

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  13. Maria, as tuas duvidas e preocupações são perfeitamente normais, realmente para mim tb é falta de interesse a falta de atenção ans aulas e a professora é que tem de saber motiva-lo, ou seja o Dinis é mais inteligente que a média das crianças da idade dele, aprende mais rapido e portanto distraí-se com mais facilidade. Isso pode levar a que ele se sinta mal, triste e que venha até a ter más notas pela falta de motivação e interesse.
    Eu levei o Kiko ao Prof Nuno Lobo Antunes que dá consultas aí no CADIN e aqui 1 vez por mês, aqui demorei imenso a marcar porque tive de esperar 3 meses mas queria que fosse ele ou alguém do gabinete dele. Acho que deverias ver se consegues lá onsulta com elas para veres o QI do Dinis, encontrares respostas ao que te perguntas e tb orientar a professora pois para o inis e complicado estar ali a ouvir o que já sabe e para a professora tb acredito que seja chato mas há coisas a fazer e ajudas, se o Dinis é superdotado ha que orienta-lo para se ajudar e se controlar a aprender e com orientações precisas e de quem muito sabe como é o caso de alguns médicos dão até orientação ás escolas e autorizaçõe sa sobrepassar anos escolares. Uma beijoca e acredito que estejas preocupada mas antes de ires a algum especialista procura um que seja mesmo muito muito bom. Bjocas

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  14. Preocupaçoes de mae.... , por mais que queira ajudar-te tb não consigo por agr estou só na aprendizagem visto as minhas serem muito mais novas...
    beijos

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  15. Ora posso falar da minha irmã que tem um QI elevado ( acima da média) e que por acaso também quer ser cientista/investigadora no ramo da medicina. Ela mudou de escola 2 vezes porque não se adaptava aos professores. na 1ª escola ficou muito desmotivada, na 2ª escola a professora não soube lidar com uma criança muito inteligente, mas à 3ª acertou-se! Posso te dizer que está muito motivada, fazem-lhe algumas vezes testes de QI, é muito feliz na escola onde está pois motivam-na a ajudar a explicar aos colegas quando estes têm dificuldades etc. Ela já está no 7º ano, mas os problemas foram só e apenas no 1º ciclo. Onde infelizmente a maior parte das escolas gosta de crianças medíocres e quietas. Cada pessoa é especial e os professores deveriam saber lidar com isso.
    Compreendo a tua preocupação pois vi a minha mãe passar pelo mesmo.
    Segue o teu coração ;)
    beijocas!

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