sexta-feira, 13 de abril de 2012

Páscoa na neve

Este ano para fugir à rotina, resolvemos rumar até à Serra da Estrela, numas mini-férias de 5 dias. O tempo prometia ser fresco, com alguma promessa de queda de neve, algo que nós queríamos muito, pois os meninos nunca tinham visto neve.

O meu pai era da zona da Serra da Estrela, mais concretamente de Rio Torto, uma aldeia que fica perto de Gouveia. Uma das minhas tias, que agora mora na zona de Lisboa com as filhas, ainda lá tem casa, que depois de uma obras ficou excelente, apesar de fria quando este aperta. Como tal, era a altura ideal para lá irmos...

A viagem foi longa para os meninos, pois optamos por não ir pela auto-estrada para fugir às portagens, mas vimos terras e sítios giros que de outra forma não teríamos visto.

Chegamos à hora do jantar e foi bom rever a minha tia e os meus primos e primas que já lá estavam. Depois de uma noite bem dormida, na 6ª feira Santa os meus primos aproveitaram para tratar da horta e os meus meninos ajudaram.




Depois de um almoço retemperador fomos ao Museu do Pão a Seia. Os meninos gostaram muito e aprenderam algumas coisas sobre o pão e até fizeram um pequeno mimo para levarem para casa.






Aproveitamos também para ir passear um bocadinho a Gouveia, o que me fez relembrar quando eu era criança e ia passar um mês de férias na terra do meu pai e ia passear a Gouveia...





Regresso a casa da minha tia, excitação total, dificuldade em adormecer os miúdos. Acordaram cedo, com vontade de correr e brincar. Depois do almoço e perante as prespectivas de neve na Serra lá fomos a caminho!

Na subida à serra apanhamos um nevoeiro tão cerrado que não víamos um palmo à frente do nariz. A neve foi aparecendo conforme fomos subindo mas nós queríamos ir mesmo à Torre, onde achávamos que ia haver mesmo muita neve. Engano nosso, lá em cima já só restavam uns restos muito sujos na beira da estrada... Toca a descer e a encontrar um cantinho com neve para ver, mexer e brincar um bocadinho!

O Dinis adorou a neve. Atirou bolas, escorregou, fez bonecos, bateu de rabo no chão... enfim, tudo o que de divertido de pode fazer na neve.

O Eduardo não gostou nada. Assim que chegou e caiu disse logo que não gostava da neve porque era fria e má e o fazia escorregar. E quando levava com alguma bola, era um berreiro que nunca mais acabava...

Mesmo assim estivemos uma hora por lá, até que os miúdos se cansaram e regressamos de novo o sopé da Serra. Pena que o nevoeiro não permitiu que parássemos em mais lado nenhum, porque como não se via um palmo à frente do nariz, não valia a pena.

Regressamos por Gouveia de novo para conhecer uma amiga virtual de longa data, a Anabela. Conhecia "virtualmente" através de um forum, passamos para os blogs e agora no Facebook. Por coincidência estavamos na mesma zona a arranjamos maneira de nos encontrar um bocadinho. E foi bom, muito bom. Ela é muito querida e simpática e levou a sua filhota Sara que é um doce. Foi sem duvida um otimo encontro e espero poder repetir mais vezes, apesar dos quilómetros que nos separam, quem sabe se os nossos caminhos não se cruzam de novo...

Foi pois um belo fim de semana prolongado com muita atividade e emoção. Não está fácil arranjar dinheiro para estas escapadinhas mas de vez em quando sabe bem sair da rotina e mudar de ares. Os meninos adoraram e já perguntam quando vamos voltar...

13 comentários:

  1. Fim de semana completo! Em familia, passando por sítios maravailhos e na melhor companhia. Os teus pequenos estão muito fofos e crescidos!! E a ajudar os tios com as enxadas ahahah que máximo!!! :)

    De vez em quando é muito bom quebrar a rotina!

    Encontrar "amigas virtuais" é muito engraçado! Também já conheci algumas nas mesmas circuntancias e tu estás na minha lista para uma das próximas a conhecer pessoalmente :)

    Beijinhos e optimo fim de semana!

    ResponderEliminar
  2. A minha maravilhosa Serra da Estrela, onde tenho as melhores recordações da minha infancia com os meus avós maternos. Tambem opto por viajar por estradas nacionais, aproveita-se muito mais o passeio, vemos muitas coisas e é muito divertido. Foram umas excelentes mini férias.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  3. Que óptimos dias que passaram!!!!

    Pois é, este ano não há neve nenhuma de jeito, e a pouca que há é mais gelo que neve... Mas ainda assim divertiram-se! Também temos umas super pás como as fotos para fazer "sku"!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O Pedrocas anda a pedir-me para irmoa à neve, mas 1º ele pequeno, agora é ela a flor de estufa e sinceramente estou à espera que a Sarita cresça e aproveite mais.
    Até lá sempre posso ir poupando uns cobres para a viagem. O pior vai ser mesmo o tempo, é que com menos férias e menos feriados vamos lá quando?
    Bjks
    Ah e já me esquecia, sem subsídios a coisa torna-se mais complicada.

    ResponderEliminar
  5. Ora ai está um sitio onde só fui uma vez e não vi a neve como deve ser.
    Lindas as fotos e transmitem bem a felicidade deles. Adorei.
    Que bom visitar a amiga, sei quem é sim senhor e parece ser um amor de pessoa. Eu no Ano Novo também tive uma visita de uma amiga virtual, adorei. É muito bom conhecer as pessoas que fazem parte deste nosso mundo.
    Beijinho e um fim de semana 5 estrelas para ti.

    ResponderEliminar
  6. Sempre adorei a serra da estrela. Com ou sem neve tem encantos que é dificil de igualar neste pequeno País.
    Agora ao ler estas tuas linhas cada vez mais reforço a ideia que temos cá por casa: levar o T á neve.

    Ele fala tantas vezes da neve. que já está na nossa ideia lá dar um salto.
    Este ano ainda não tínhamos pensado muito nisso porque queda de neve na serra não tinha sido muita, pelas informações que recebíamos.
    Mas será sempre um local a visitar logo que possamos.
    Para mim bastam 5 ou 10 minutos do isolamento que a serra proporciona, para dar por bem empregue a passagem por lá.

    Pelas tuas fotos dá para v er que os teus filhotes adoraram o fds.

    Rosalino

    ResponderEliminar
  7. Estivemos mesmo para lá ir durante estes dias da Páscoa, o meu pequenino anda a muito tempo a pedir para ir a neve, mas deu-nos a preguiça e andamos todos por casa na ronha, foram dias mesmo caseiros. Mas pelos vistos os vossos dias foram animados e ainda bem. Beijo grande.

    ResponderEliminar
  8. Nós adoramos a Serra :-)

    Estivemos lá no Carnaval, sem neve, e pensei que, quem fosse agora, ia ter sorte :-) Afinal, não. E o nevoeiro é muito chato, mas enfim, deu para se divertirem :-)

    Não te preocupes com o Eduardo - a Rafaela também não gostou da 1ª vez e agora gosta - foi o 1º impacto!! Vais ver que para a próxima ele vai reagir de maneira diferente.

    Foram uns dias em cheio :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que óptimo fim de semana!!
    Sabe tão bem sair da rotina por uns dias!
    Beijinhos para vocês

    ResponderEliminar
  10. Que optimas mini-ferias. A crise pode estar instalada por aí mas de certeza que o sorriso dos teus meninos até atenua o dinheiro que se gasta nestas escapadinhas

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Umas mini mini férias que foram bem divertidas...o Filipe também não gosta da neve pela mesma razão :)))
    E que giro! Conheceste a Anabela :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. olá! a neve é o máximo de facto e fazer pão também deve ter sido muito divertido para os meninos.
    Olha, neste sábado lembrei-me de ti (na minha pós-graduação que ando a fazer em Coimbra) - o Prof. Jorge Leite que é A sumidade em Direito do Trabalho comentou a questão do corte nos subsídios (nos salários, disse ele) e disse que é uma violação grosseira do princípio da igualdade, tanto o facto de só cortarem aos funcionários públicos, como o facto de os cortes para "resolver" a crise recaírem apenas sobre os rendimentos do trabalho e não sobre quaisquer outros rendimentos. Na verdade há 5 tipos de rendimentos (IRS) e os cortes só recaem sobre os rendimentos do trabalho que ainda por cima são os únicos que têm protecção constitucional (Artigo 53 da Constituição contém o princípio da estabilidade no emprego que segundo os entendidos abrange também, entre outras, a garantia de estabilidade nos salários).
    Enfim, os Professores de Direito estão todos contra estas medidas mas também dizem que não têm esperança que o Tribunal Constitucional as vá declarar inconstitucionais.
    Outra coisa, em relação à suposta "reposição" em 2015: eles NÃO VÃO REPOR NADA, eles vão é começar a cortar menos.Primeiro começam por cortar apenas 75% em vez de 100%, no ano seguinte 50% e assim por diante, até 0% (espera-se). Isto é um autêntico imposto extraordinário.

    ResponderEliminar
  13. Olha que locais e coisas giras...Um dia tanbem quero ir a neve..bjo

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo