segunda-feira, 27 de abril de 2009

A saga da chucha

Quando se aproximou o 4º aniversário do meu filhote, comecei a conversar com ele sobre o facto de ele ainda usar chucha. Se ele estava a ficar um menino crescido tinha de deixar de usar chucha, pois a chucha era para os bebés. Disse-lhe que lhe dava o brinquedo que ele quizesse, ao que respondeu que queria um telemóvel só para ele. Bem lhe tentei dar a volta, mas era a unica coisa que ele queria mesmo e fico combinado que eu lho daria então.

No dia em que 4 anos, acordou todo animado, tirou a chucha da boca, colocou-a em cima da almofada e disse:
- Adeus chuchinha, fica ai que o bichinho da chucha, que é muito bebé, já te vem buscar e em troca traz-me um telemóvel. Gosto muito de ti
Quando regressou da casa de banho, lá estava o tão desejado telemóvel, que não era mais que o meu velhote, mas claro que ele não se importou nada com isso.

Levou-o para a escola e foi cheio de orgulho mostra-lo aos amigos. Já era pois um menino muito grande, com telemóvel e tudo!

O dia foi em cheio e ele acabou por nem dormir a sesta, tendo chegado à noite cansado mas feliz. Pediu a chucha mas como eu lembrei que ele a tinha dado em troca do telemóvel, não a pediu mais, Custou mais a adormecer que o habitual, mas acabou por ficar a dormir bem agarradinho a mim.

O pior foi nos dias que se seguiram. Não dormia na escola, ficava super-irritado de ver os colegas com chucha, chorava o caminho todo para casa e andava rabugento o tempo todo.

Tive de ter uma conversa com ele e ele acabou por me dizer que sentia muito a falta da chucha e lá devolveu o telemóvel em troca da sua amada companheira de mimos. Na escola também não o incentivaram muito a deixar a chucha, com o argumento de que os outros colegas também a usavam, mas eu sei que tenha a ver com o facto de ser mais fácil acalma-lo quando está triste ou cansado.

Há mais ou menos um mês chegou a casa muito decidido e disse que queria deixar a chucha porque queria o telemóvel de volta. Conversamos sobre o assunto e ele parecia bem decidido, disse para eu dar todas as chuchas ao bichinho da chucha (sim, que ele tinha meia duzia, qualquer uma lhe servia, desde que fosse pequenina), até a da escola. E eu assim fiz, colocando o telemóvel na almofada dele.

Da vez anterior, a chucha ia sempre na mala na mesma. Desta vez ficou em casa. Não dormiu a sesta nessa dia e quando o fui buscar, fartou-se de chorar no carro. Perguntava-lhe porque o fazia e ele dizia que não era por nunhuma razão, só que lhe apetecia chorar... Era de pertir o coração, um choro sentido e triste de alguém que perdeu algo de que gostava muito. Ainda não é desta, pensei eu.

Ao chegar a casa acalmou. Brinquei com ele. Só a pediu quando foi dormir e eu lembrei que já não tinha nenhuma lá em casa (mentira, estão todas escondidas no armário da cozinha). Disse que não fazia mal e adormeceu.

Desde ai nunca mais a pediu. A principio chorava quando estava com sono e eu sabia porque o fazia. Mas ele nunca dizia o porquê do seu choro.

A principal consequência é que deixou de dormir a sesta na escola. Só o faz quando está mesmo muito cansado. Mas continua a não dormir cedo. Nunca antes das 23 horas... Apesar de por vezes andar a bater com a cabeça na parede. Pede para eu me deitar junto dele muitas vezes. E eu faço-lhe a vontade. Porque gosto. Porque me sabe bem estes momentos de mimo antes de dormir. Porque adoro o seu cheio. Porque adoro as suas mãos pequeninas na minha cara e no meu cabelo a fazer festinhas.

E imagens como esta nunca mais se vão repetir na nossa vida.



O meu menino está a crescer. E isso é bom, é saudável. Mas é depressa demais para o meu gosto. E muitas vezes eu penso:
- Onde está o meu bebé????

17 comentários:

  1. Ó minha querida, pergunto-me isso todos os dias quando olho e ouço as conversas com pés e cabeça do meu menino eheheheheh

    Até hoje adormeço o Rafa na minha cama e comigo, porquê??? Pq sim, pq adoro, pq sabe-nos mto bem e pq são momentos q sei q mais tarde já ñ vamos ter, então tenho de aproveitar enquanto posso ;) se fazes o mesmo é pq fazes bem ;) eheheheh

    Bjos grandes***
    Liliana e seu anjo Rafael

    ResponderEliminar
  2. ai amiga....mais um passinho dado!!! parabens !!! foste muito doce e compreensiva!!!
    é normal ele ficar assim...afinal a chucha é uma amiga!!! eu acho que vopu ter o emmso problema com o ricas!!
    enfim...mas gostei da forma como lidaste com a situaçao
    eu tamebm adoro o cheiro do meu filhote, é impressionante como eles tem um cehiro ppo nao é??
    mil beijinhussssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  3. Não sabia que ele usava chucha...confesso que não gosto de ve-los com chucha nessa idade!
    Bela atitude, a dele! Cresceu!!!
    beijos

    ResponderEliminar
  4. Fico positivamente admirada com a maturidade dele, o chorar sem dizer porquê sabendo perfeitamente que ao ficar com a chucha teria de devolver o telemóvel.
    Onde está o teu bebé? Está no menino lindo que cresce a cada dia, nos momentos descontraidos de brincadeira, nas birras, nas conversas e principalmente nos mimos que trocam. Eles crescem muito rápido mas no nosso coração e aos nossos olhos serão sempre bebés.
    Bjks

    ResponderEliminar
  5. Ai amiga é de partir o coração ouvi-lo dizer que tem vontade de chorar!!!!!

    O Kiko só usa mesmo para adormecer e acho que agora, após a vinda do irmão usa mais tempo durante a noite e manhã do que antes.

    Na escola não tem desde o ano passado pq não a usa, estava na mochila mas trouxe-a porque nunca lhe dão, agora em casa ele pede aero om (docinho como ele diz) e a chupeta.....falei ao pediatra e ele disse que não fazia mal se é só de noite e não liga muito.

    agora se lhe tirassemos a fralda de pano uiiiiiiiiiiiii.....sem ela ele não adormece!!!!!!!

    Que grand emenino tens tu agora, eles crescem tão r´´apido!!!!!

    Um beijãoooooooo

    ResponderEliminar
  6. Custou mas foi, né?
    Como sabes não tive esse problema com o Gil, foi mesmo de um dia para o outro e sem dramas...

    Qt a dormir comigo, adormece sempre na nossa cama e se dantes dormia na cama dele, agora acorda e vem sorrateiramente poaera a nossa cama! :s

    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. É de partir o coração, vê-los assim! Senti-los crescer! E a nostalgia que nos dá?

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. Por um lado é a felicidade de vê-los vencer mais uma etapa, por outro as saudades do bebé que já não são...

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria!

    Pois é, a saga da xuxa ... cá em casa, já houve tentativa, mas falhada :(

    E o meu bebé já tem 3 anos, tb acho incrível como o tempo passa ...

    Um beijinho especial ao Dinis, pelo progresso :)

    Quanto ao selinho e desafio, já estão lá no "estaminé"!
    Mais uma vez, obrigada por partilhares comigo ;0)

    ResponderEliminar
  10. Bem amiga! O Quico ainda usa (não fez ainda 3 anos) mas o Rafa usou até aos 4 anos...eu sempre mostrei que a escolha era dele mas fui incentivando para que a usasse cada vez menos...até que deixou por ele, sem grandes birras, simplesmente achou que já era grande! E eu claro, fiquei super contente, apesar de como mãe sempre nos custar ver os nossos bebés crescerem...
    Beijinhos e aproveita bem o teu menino enquanto podes e ele quer, lol!

    ResponderEliminar
  11. ca estou eu finalmente linda...
    ainda bem que o dinis largou de vez a chucha...a bia tambem a largou no dia que fez dois anos...e nunca mais me a pediu!!!ate achei estranho...mas ate agora nunca mais pediu...foi mais cedo que o dinis, mas ela tambem ninca foi muito apegada a chucha...foi tarde mas foi, e isso e que importa!!!
    eles crescem tao rapido que ate da medo nao e??? =(

    onde andam os nossos bebes miga??? =S

    ResponderEliminar
  12. É uma fase muito complicada. para mim mais doq ue retirar as fraldas ou o biberão. Ainda não consegui tirar a chucha do meu kiko, ele fica tão calminho quando a tem....mas tu conseguiste muito bem, acho que vou seguir o teu conselho na prendinha. Bjs

    ResponderEliminar
  13. O tempo voa... e os nossos bebés deixam de o ser...

    vim agradecer as visitas e os comentários ao meu blog ;))

    e tb responder a uma pergunta que fizeste no comentário sobre a "Corrida Sempre Mulher"
    Não vou participar, mas adoraria participar se estivesse mais perto... apenas faço questão de divulgar todos os eventos de que tenha conhecimento relativos ao Cancro da Mama, pq vivi essa realidade muito perto, não na 1ª pessoa, mas num familiar muito próximo - irmã; felizmente está tudo a correr bem...

    bjitos

    ResponderEliminar
  14. O Kiko qdo deixou a xuxa tb adormecia mto mais tarde, mas voltou á normalidade rapidamente

    Beijinhos

    mamaepedro

    ResponderEliminar
  15. Recordo-me bem da tua preocupação e penso que te disse que normalmente as crianças deixam a chucha de um dia para o outro… foi assim com quase todos os meus sobrinhos e parece que o JD não fugiu à regra. Parabéns!

    ResponderEliminar
  16. Vim só deixar-te um Feliz Dia da Mãe

    bjs grandes

    ResponderEliminar
  17. Olá Maria!
    Já não passava aqui à uns dias(está confuso o trabalho), e aqui o blog está cheio de novidades...

    O meu Afonso é chupeta-dependente, mas só a tem para dormir, ou então quando fica mais chatinho... mas são sempre 2 chupetas de cada vez! Uma na boca e a outra na mão para ele massajar junto aos olhinhos... sabes, é uma forma que ele arranjou para se adormecer.

    Imagino que também vá ser complicado ele deixar a chupeta...
    Uma vez ele não sabia dela e eu disse que tinha passado lá um cão e que a tinha comido. Olha ele ficou tão triste e chorou tanto... fizeste-me lembrar quando disseste que o João Dinis chorou porque queria chorar...

    Espero que o Afonso um dia a consiga deixar como o João Dinis deixou...

    Beijo grande para voces!

    Sandra

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo