sexta-feira, 22 de maio de 2009

Perder um amigo

Hoje venho falar-vos de algo que aconteceu comigo e que me deixou extremamente infeliz: perdi uma amiga. E quando digo isto, não foi que ela tivesse falecido, felizmente, mas deixou de ser minha amiga, pura e simplesmente e eu não compreendo porquê (bem, se calhar até sei mas nem quero acreditar). Sei que a vida dá muitas voltas e que nem sempre temos tempo e disponibilidade para estar sempre junto daqueles que mais amamos, mas coisas como a que vou contar, deixam-me muito infeliz.

Conheço-a à mais de 20 anos. Quando comecei a trabalhar, com 18 anos, ela já estava na empresa, apesar de ser mais nova do que eu. Como éramos as 2 quase ainda crianças, demo-nos bem logo no primeiro momento e eram uma espécie de mascotes da empresa, juntamente com outra colega, por sermos as mais novas.

Saímos juntas, partilhávamos imensas coisas, frequentávamos a casa uma da outra e sempre abri as portas da minha quando ela precisava, pois não se dava muito bem com os pais e por vezes ia dormir a minha casa, até a situação acalmar.



Arranjamos namorados amigos um do outro. Eu acabei por terminar com o meu, ela casou com o dela, supostamente um amor desde os tempos do liceu e que tinha perdido de vista por uns tempos. O casamento durou um mês.

Novo namorado, desta vez amigo do meu marido (na altura éramos namorados). Depois de muitos anos de relação conflituosa, terminaram. Ela disse que precisava de se afastar dos amigos que tinha em comum com o ex-namorado por uns tempos. Nessa altura ela estava estudar de noite, tal como eu já tinha feito, e tinha arranjado novos amigos na universidade.

Respeitei a vontade dela, mas fiquei triste por ela não ter ido ao meu casamento, um dos dias mais importantes da minha vida.

Ia ouvindo aqui e ali histórias pouco abonatórias sobre a vida que levava. Sempre por aqui e por ali, sem regras, com namorados que pouco interessavam, alguns mesmo violentos. Mas nunca me aproximei, pois ela assim o tinha pedido.

Soube por amigos comuns que estava gravida. Confesso que foi uma das pessoas que mexeu mais comigo ter engravidado antes de mim. Já tinha feito abortos anteriormente (que não condeno, cada um sabe da sua vida...) e o ultimo tinha corrido um pouco mal, por isso tinham-lhe dito que provavelmente não ia ser fácil engravidar. E ela não se prevenia muito por achar isso. E assim do pé para a mão, ficou gravida.

Nunca mo disse e vi-a 2 ou 3 vezes durante a gravidez, sendo que soube do nascimento da bebé através de outras pessoas. Parece que a criança fez com que ela ficasse com o pai da miúda, uma pessoa muito pouco recomendável, mas simpático socialmente, o qual conheci casualmente num jantar da empresa.

Quando a menina tinha uns 2 anos, uma amiga comum veio dizer-me que a minha "amiga" andava muito sozinha, não tinha ninguém por perto, que se dava mal com o companheiro e que precisava das verdadeiras amigas por perto, que tínhamos de a ajudar.

Confesso que hesitei muito. Ela estava longe de nós por opção, por isso se nos queria de novo na vida dela, deveria ter-nos procurado. Mas acabei por ceder. Abri-lhe de novo a porta da minha casa e o meu coração.

O meu filho nasceu. Ela esteve sempre por perto e foi ver-nos uns dias depois do Dinis ter nascido. Convidei-a para o baptizado do meu filho. Foi só um bocadinho à igreja, dando uma desculpa esfarrapada, mas disse logo que dava a prenda na mesma, como se fosse isso o mais importante.

Começou a sair quase exclusivamente com uma amiga comum e eu senti-me excluída, algo que eu odeio, é das piores coisas que me podem fazer, infelizmente sinto-o muitas vezes.

Mas continuava a dar-me com ela, apesar de ela começar a esconder-me que saia com a outra moça, como se fosse algum crime, se calhar pesava-lhe a consciência.

Tentei convida-la para o 1º aniversário do meu filho. Estava sempre ocupada para falar comigo. Quando finalmente a apanhei, numa aula de inglês que tínhamos em comum mas onde ela raramente ia, quando lhe disse que estava a precisar de falar com ela e nunca a apanhava, ela gritou comigo que era porque tinha muito trabalho (até parece que eu não fazia nada...), ao que eu lhe entreguei o convite sem dizer mais nada e lhe virei as costas.

Quando a minha mãe morreu, ela estava de férias e não poder ir ao funeral. Telefonou a chorar e disse que quando voltasse íamos as 2 almoçar e conversar um bocadinho. Estou à espera até hoje, 2 anos e 9 meses depois.

Praticamente deixou de me falar. Está a trabalhar com a direcção da empresa e deve pensar que eu sou rasca demais para ela. E esta semana passou por mim e pelo meu filho e até a cara ao lado nos virou.

Confesso que fico triste. Tenho muitos amigos e amigas, felizmente tenho sim, mas fico triste com estas atitudes. Nunca lhe fiz nada de mal, pelo contrário, sempre estive do lado dela quando ela precisou. Por isso fico infeliz com estas atitudes.

Desculpem este testamento com pouco interesse que para aqui vai mas sinto-me infeliz com esta situação. E apeteceu-me desabafar com vocês.


28 comentários:

  1. Oh querida secalhar já não tinhas amiga há muito, será que alguma vez tiveste???!!!
    Eu tambem perdi um dos amigos mais importantes para mim, que tambem era meu primo... Perdi-o porque eu não consegui perdoar uma coisa que ele me fez, não me arrependo, há coisas que não se deviam fazer mesmo sendo homem e machista....
    Já não sofro com isso, há muitos amigos, muitos(as) que encontrei depois....
    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Maria,

    Não fiques assim! Ela não merece o teu estado de tristeza. Afinal ela não era assim tua amiga.

    Eu tenho muita pena por não ter muitas amigas, pois no sitio onde moro nao conheço quase ninguém assim próximo. Tenho uma grande amiga desde os tempos de liceu que até hoje passamos horas ao telefone! Pena é mesmo estarmos longe uma da outra.

    Os verdadeiros amigos são aqueles que nos sorriem e não que nos viram as costas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Amigas como foram e tinham uma cumplicidade tão grande ...´é pena que tenha terminado.
    Mas não fiques triste, pk a culpa não foi tua e ela se calhar nunca foi assim tua amiga de verdade, infelizmente.
    Bj grande força!

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria,

    por vezes nós julgamos que as pessoas são nossas amigas, mas afinal não o são ...

    já me aconteceu.


    Um beijinho grande para ti. Força!


    BOM FDS

    ResponderEliminar
  5. Hello linda!
    Não tens k te desculpar, «infelizmente» nós gostamos das pessoas, somos amigas, queremos dar tudo o que podemos, porque ainda acreditamos «nas pessoas». Fazêmo-lo de coração, só porque faz parte de nós e nos sentimos bem ao fazê-lo, se calhar porque também gostávamos que houvesse quem o fizesse por nós. Acho que ainda é uma parte da fantasia que criámos quando crianças de que as pessoas são boas e de que o mundo é lindo... Parte dessa «fantasia» existe, há realmente pessoas extraordinárias (como tu!) e o mundo é maravilhoso para quem o sabe desfrutar, mas infelizmente há muitas pessoas como essa tua «amiga»... Por mais que te doa lembra-te de que há mais marés que marinheiros e ela talvez ainda se venha a lembrar de ti, daquela amiga que esteve sempre lá quando ela precisou com o coração e os braços abertos. Tu tens a consciência tranquila, ela ao voltar a cara, possivelmente não tem! Nestas coisas acabei por tornar-me um pouco fria, quando as pessoas fazem por merecer dou tudo, mas quando se começam a querer aproveitar ou começam com falsidades acabou, por mais que doa, não me vou magoar mais por quem não merece, e os meus amigos, conhecem-me, sabem que prefiro uma verdade que dói do que uma mentira piedosa...
    Enxuga as lágrimas, ergue a cabeça e segue em frente, guarda as boas memórias e lembra-te que foi uma opção dela, nada disto foi tua culpa! =)

    Jokinhas doces e... Vivam os bons amigos e os outros que se ... lol

    ResponderEliminar
  6. Eu acho que mais cedo ou mais tarde acontece a todos algo parecido, às vezes sabemos porquê, outras nem por isso, ficamos tristes mas aprendemos a relativisar as coisas, tem mesmo de ser.
    Muitos beijinhos e toca a agarrares-te aos amigos mesmo :)

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria.
    Essa pessoa que se dizia tua amiga não é nem nunca foi.Os verdadeiros amigos estão sempre prontos a ajudar-nos,quando precisamos deles estão sempre presentes.
    Portanto minha amiga não fiques triste ela sim é que perdeu uma grande amiga.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Olha amiga, depois do que li, e espero que me desculpes a minha sinceridade mas é o que eu acho, amigos verdadeiros, daqueles em quem podemos confiar a 200% que nos ouvem sempre que seja necessário e tudo mais que tu sabes, são poucos e acho que ela não te considerava assim porque se assim não fosse ela não se afastava de ti sem mais nem menos, não arranjava desculpas esfarrapadas, era sincera.
    Amiga desculpa estas palavras, ao leres estes comentários todos pode custar, mas acho que deves pôr uma pedra sobre esse assunto, se não vais andar muito tempo a remoer e a remoer e não chegas a mais lado nenhum neste assunto, deixa as coisas correrem na normalidade.

    Beijocas muito grandes com muito carinho.

    ResponderEliminar
  9. O que me parece é que há muito se tinham afastado, a pouco e pouco mas com certas «culpas» dela; a ideia com que fico é que ela sentirá um certo despeito porque, afinal, a vida até te corre bem e não me parece que se passe o mesmo com ela, acasos não tornam uma maternidade mais feliz e uma união «por acaso» tambem não. Como és boa pessoa e te agarras aos bons momentos, é natural que quisesses conservar uma amizade que um dia foi importante. Mas as coisas mudam, a vida dá muitas voltas... Acho que, apesar de tudo, ela terá mais falta de amigas verdadeiras que tu...Beijinhos,fica bem!

    ResponderEliminar
  10. Olá Maria :)
    Eu não estou a pensar ir, uma vez que é precisamente no dia do meu aniversario... A unica ipotese que eu punha ir era se o meu pai estivesse internado(pós operação) porque não faria nenhuma festa mas ainda assim talvez fique por cá para o visitar no hospital....Mais perto é que resolvo.
    Mas adoraria ir...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Pensamos que conhecemos as pessoas, mas chega uma altura da vida que vemos que nos enganamos, ou então a vida deu outro rumo ao que julgavamos que era.
    Já aconteceu a perder alguém que julgava ser minha amiga, que se afastou de mim. Depois vim a saber que a aconselhar a não andar comigo por essa mesma pessoa ter condutas menos próprias na vida, ela própria é que se afastou de mim.
    Mas aquela que são verdadeiros amigos nunca se esqueçam de nós, e muitas vezes esses são os que estão mais afastados.
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos
    Guarda em ti que essa pessoa é que perdeu uma grande amiga e não foi tu que perdeste uma amizade, porque já estava desfeitra desde o momento que a vida dela levou rumos incertos.

    ResponderEliminar
  12. Como se costuma dizer nunca devemos julgar uma capa de um livro, pois nao sabemos o seu interior...As vezes à situ´çoes destas que nos deixam assim, e infelizmente..

    Fazemos sempre de tudo para agradar e depois so obtemos respostas negativas...é muito triste...e eu percebo-te..

    Espero que esta fase passe depressa, pois estar triste nao é nada motivador.

    Muito obrigado pela tua visita...eu tbm vou passar a ser tua seguidora..

    Um beijo
    Marta e Nuria

    ResponderEliminar
  13. Oi Linda!!

    Infelizmente essas coisas acontecem mais do que deveriam. Tb já fui vitima dessas coisas de tal forma que cada vez mais tenho "medo" de criar amizades e de me "dar" pq acabo sp por levar na cabeça.

    Não fiques triste pq provavelmente essa pessoa nunca foi tua amiga na realidade, tu sim foste amiga, agora ela nunca o foi verdadeiramente para ti!

    Beijoquinhas e muita força.

    ResponderEliminar
  14. Não fiques assim Maria, ela sim é que perdeu uma grande amiga, muita força e um grande beijinho para ti :)
    Sandra

    ResponderEliminar
  15. Não fiques triste, miguinha. Quem ficou a perder, foi ela!

    Beijinho graaaaande, Isabel

    ResponderEliminar
  16. :( é nestas alturas que eu questiono o que é a amizade (
    Jocas

    ResponderEliminar
  17. Olá!
    Já cá estou... não sei porque mas o teu blog não andava a aparecer actualizado... em relação à tua "amiga" por mais que gostes dela... nao precisas de amigos assim...
    BJs

    ResponderEliminar
  18. Oh Maria, desbafa à vontade! O blog é para isso mesmo!
    É de facto muito triste o que nos contas... nem se entende o porquê desse afastamento e das reacções dela...
    Só te posso dizer para esqueceres e passares por cima! Amigas assim também não interessam a ninguém... Mereces mais e melhor!
    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  19. :-(((

    Compreendo-te perfeitamente... é triste quando as pessoas não correspondem às n/ expectativas :-(

    A mim tb me acontece, dedico-me demais e depois, quando não sou correspondida, fico triste :-(

    A verdade é que não há muitas pessoas como nós, amigas de verdade e sempre prontas a ajudar - parece que as pessoas actualmente só se preocupam com o seu umbigo...

    Não fiques triste Maria, não és tu que estás errada, sê sempre TU!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. sabes querida
    não foste tu que perdeste uma amiga
    foi ela....
    ela é que perdeu....
    amigas assim...ninguem precisa
    muitos beijinhus cheios de carinho

    ResponderEliminar
  21. Amigos verdadeiros estão sempre presentes e querem-nos por perto, não nos pedem para afastar!
    Sei que te deves sentir mal... esquece isso, quem perde é ela.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Minha querida, ela não merece de todo a tua amizade. Tu não precisas de pessoas assim. Afinal nos melhores e piores momentos da tua vida ela nunca esteve presente. Infelizmente também já passei pelo mesmo e senti-me muito mal, mas depois percebi que não vale a pena, que elas não merecem.
    Um bj para a pessoa maravilhosa que tu és.
    Susana

    ResponderEliminar
  23. Minha querida, há muitas pessoas assim e sem duvida é ela que perde, mas percebo pela história que ela não sabe fazer as escolhas correctas. Amigos de verdade há poucos, na maioria das vezes só lá estão enquanto tem interesses comuns, é puro egoísmo :( Falo por experiência própria.
    Animo, dedica-te aos teus amigos verdadeiros e deixa lá isso ;)
    uma beijoka grande

    ResponderEliminar
  24. Por muito que te custe, talvez seja mesmo melhor ignorar e seguir em frente, com os bons e verdadeiros amigos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Apesar de todos os motivos para agir em contrário fizeste bem em teres voltado atrás e ajudado a pessoa em causa porque isso faz-te de ti uma pessoa especial, sem rancor e raiva.
    Infelizmente essa senhora vai voltar, quando estiver a bater novamente no fundo… não lhe desejo que isso aconteça mas inevitavelmente é o que acaba por acontecer a pessoas assim!
    A vida encarregar-se-á de dar-lhe a divina providência, verás.
    O que deve ser complicado para ti é continuar a vê-la… tenta ignorar porque ela não te merece!

    ResponderEliminar
  26. Olha querida tb já passei pelo mesmo e cheguei à conclusão que desde que os meus ñ me virem a cara o resto é andar e cagar para ñ formar montinhos (sorry por ser tão directa). Aqueles que realmente importam na minha vida é que fazem diferença ;)
    Sabes que tens aqui uma amiga, sempre ;)
    Bjos grandes Liliana e seu anjo Rafael***

    ResponderEliminar
  27. como já li aqui também acho que quem ficou a perder foi ela, porque perdeu uma grande amiga que eras tu, que apesar de tudo ainda lhe dedicas este post com dor mas tb com muito amor.
    bjs grandes

    ResponderEliminar
  28. Oi,

    Lamento muito.
    Já perdi uma amiga em circunstancias parecidas e pensei que tinha perdido uma outra e depois voltamos a ser grandes amigas. A vida dá muitas voltas, fizeste o que devia ser feito não te culpes por isso que ela não merece.

    Bjs

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo