segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Férias no hospital

Como este fim de semana foi caseiro, porque o mais novo da família tem estado muito ranhoso e tinha montes de coisas para fazer em casa, vou-vos contar as nossas aventuras nos hospitais durante as férias, com o mais novo da família.

No penúltimo sábado das nossas férias no Algarve o mais novo começou a tossir e com farfalheira. Também tinha por vezes um pouco de febre baixa, que nunca ultrapassou os 38,9º, logo ele que habitualmente faz febres muito altas.


(a comer a areia da praia, que belo petisco!!!)

Como na 2ª feira ele continuasse na mesma, fui com ele ao novo hospital de Faro, que fica perto da zona do Aeroporto. Tudo com um aspecto de novinho em folha, a cheirar a nova. Depois de meia hora de espera uma médica examinou-o e disse que o que ele tinha era tudo da garganta, talvez uma faringite, para lhe fazer aerosois e dar Ben-u-ron se tivesse febre. Como não tinha trazido a máquina comigo, a médica disse que também podia ser vapores, o que eu já lhe tinha feito algumas vezes desde que ele estava assim.

O tempo foi passando e ele não melhorava. As noites eram muito mal passadas porque ele chorava muitas vezes e por vezes só sossegava junto de nós. Na 6ª feira de manhã apareceram-lhe umas manchas nas pernas e nos braços e resolvemos voltar ao hospital. Fomos ao mesmo pois achamos que pelo menos lá já o tinham visto uma vez e tinham o seu histórico recente.


(pézinhos lindos do meu fofo mai novo)

Por volta da 1 da tarde chegamos ao hospital e quando a médica o examinou disse que ele estava com uma bronqueolite. Disse que já lá tínhamos ido antes mas ela disse que tinha evoluído pois a outra médica não tinha assinalado nada de especial. Tinha de fazer aerosois, pelo menos 2, e lá fiquei eu com ele, tendo o mano mais velho ido passear com o pai.



Após o 2º aerosol a médica examinou-o de novo e disse que tinha de fazer u 3º. Mas depois do 3º a enfermeira mediu a quantidade de oxigénio no sangue dele e disse logo que estava baixa e que ele se calhar tinha de ficar internado! Meu Deus, fiquei sem pinga de sangue! Porque se vocês vissem o meu menino, super feliz e bem disposto, sempre de um lado para o outro, quem diria que estava com falta de ar??? Que mãe sou em que nem percebia que o meu filho não estava bem????


(carinha suja depois de ter comido um gelado pela 1ª vez)

Fiquei em pânico e depois veio o veredicto da médica, o valor mínimo de oxigénio no sangue é de 95% e ele tinha 90%, chegava aos 92% de vez me quando mas depois baixava. Tinha de ficar internado e ligado a oxigénio!!!! A médica falou connosco e decidimos ir para o hospital publico, visto estarmos num particular, não sabendo quanto tempo duraria o internamento nem se a ADSE comparticipava esse internamento, pelo que fomos para o hospital de Faro, com carta para a médica que o fosse ver.


(o descanso do gurreiro)

O tempo que estivemos na sala de espera foi passado com o meu menino sempre animado e aos pulos de um lado para o outro, a meter-se com toda a gente. Quando fomos à triagem a enfermeira disse que ele já estava com 95% de oxigénio no sangue, o que era um bom sinal. Fizemos raio-X, tomou cortisona e fez mais um aerosol. Melhorou, felizmente e lá o deixaram sair com 96% de oxigénio no sangue. Veio medicado com cortisona, Ventilan e bomba expansora, durante 5 dias, sendo que ao fim desses dias ainda não estava a 100% e depois de falar com o pediatra ainda continuou o tratamento mais 6 dias, altura em que finalmente ficou bem.

Foi um susto enorme, principalmente por não me ter apercebido da gravidade da situação. Já percebi que ele vai ter problemas deste género com frequência, indicação também dada pelos médicos que o viram, terei de ficar mais atenta para problemas respiratórios que ele possa vir a ter e ao mínimo sinal de tal, fazer Ventilan e depois ir ao hospital com ele.

Um à parte, quando estávamos no hospital de Faro chegou um bebé de uns 7/8 meses do Refugio Aboim Ascenção, tão lindo, tão fofinho, só me apeteceu pegar nele e leva-lo comigo para a minha colecção de homens que tenho lá em casa, sou uma ganda maluca, não sou???? :)

Hoje o meu menino lindo faz 21 meses!!!! Está um homemzinho, a falar cada vez melhor, sempre a querer brincar e estar junto de nós. Já fica melhor na escola, só chora mesmo quanto é entregue à auxiliar, mas depois eu dou uma volta e espreito de novo e ele já está caladinho, com ar tristinho mas sem chorar. Como o tempo passa a correr, o seu 2º aniversário (e o 1º junto de nós) aproxima-se a passos largos, mal posso esperar!!! Adoro, meu filhote canininho.

No proximo post conto como correu a nossa ida ao tribunal por causa dele, só mesmo no nosso pais....

14 comentários:

  1. Não poderias adivinhar Maria, se ele aparentava estar bem, quem diria que tinha falta de oxigénio...
    Esperemos que não tenha muitas crises.

    ResponderEliminar
  2. Que susto!!! agora convém ficarem mais atentos!
    bjs e volto em breve que agora fiquei curiosa com a ida ao tribunal!

    ResponderEliminar
  3. Bem deve ter sido cá um susto. Ainda bem que correu tuodo pelo melhor.

    ResponderEliminar
  4. Nem imagino o susto.
    Deve ter sido um sentimento terrível de impotência não poder fazer nada.

    Mas ninguém advinha.
    Pois as crianças por vezes parecem estar sem problemas.
    E de facto só damos por eles quando já estão numa fase mais adiantada.

    Mas tudo ficou bem
    E ainda bem.
    Quanto ao resto, volto para saber
    Rosalino

    ResponderEliminar
  5. deve ter sido um suto enorme, mas graças a Deus que já está tudo bem!! um bjs para voçês

    ResponderEliminar
  6. Não podias saber, se ele estava animado e alegre como saberias que o nível de oxigénio era baixo?
    Foi um susto, acredito, mas já passou e ele já está bem.
    Parabéns por mais um mesinho.
    E não, não acho que sejas louca por quereres mais um bebé em casa, rapaz ou rapariga. Não há nada melhor que os nossos filhos para nos fazerem felizes.
    bjks

    ResponderEliminar
  7. Não te podes culpar... se ele andava a brincar normalmente como irias adivinhar a falta de ar? Já passou e o que importa é que ele esteja bem.

    Estou a ver que vai haver festa grande aí em casa :)

    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  8. Deve ter sido um susto enorme mesmo :-(

    Eu compreendo o teu sentimento, mas se ele andava bem, como poderias saber?

    Ainda bem que tudo não passou de um grande susto e o pequenino está bem.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. UF! Que susto! Tenho uma amiga cujo filho tem asma e da primeira vez não notou nada no miudo e apanhou cá um susto... Mas depois a experiência ensina o resto... espero que já esteja melhor.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Beeemmm, Maria... Que susto, não?
    O meu Tomás também tem episódios de febres com muita especturação, cheira mal da boca... Agora mesmo está com a minha sogra, já que assim não pode estar na escolinha. Com os dentes de trás a nascer pior ainda :(
    Espero que o teu pirralhinho esteja melhor.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Estas férias o hospital de faro e essa clínica de faro foram bem concorridos!!!!Já és a 5ª amiga que lá foi bolas!!!!!!!!
    Que grande susto!!!!Nem imagino!

    Eu só tive 1 sustão quando o L caiu de umas escadas e o miguel apareceu com ele cheio de sangue,. ía-me dando uma coisa, sem saber se tinha ou não dentes e nariz, ele só diza, não partiu que não têm nesta idade cana ams eu queria lá saber!!!!!

    Mas pronto....a amiga com quem fui de férias visitou no 1º dia o hospital com o filho de 5 anos que partiu o pulso no primeiro mergulho de mar, imagina!!!!!!!!!

    Enfim...parabéns pelos 21 mesinhos....os nossos pequeninos começam a deixar de se bebes...que peninha! LOLLLLLLLLLLL

    ResponderEliminar
  12. Deve ter sido mesmo uma grande aflição!!!!

    Mas o que importa é que esteja tudo bem com todos!!!

    Um beijinho enorme

    ResponderEliminar
  13. Que susto...imagino a tua aflição querida. O que interessa é que agora está tudo bem. Mãe sofre né?
    Força linda ;)
    beijocas para vocês

    ResponderEliminar
  14. Realmente foi um grande susto, mas não és médica não podias adivinhar o menino estivesse com o oxigénio no sangue a baixo do correcto. Agora o que interessa é que esteja tudo bem com ele e com voces.
    Beijocas grandes.

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo