quinta-feira, 31 de março de 2011

O porquê de não adoptar mais...

No seguimento do meu post anterior, algumas pessoas perguntam porque não a adopção de novo, visto que filhos biológicos só mesmo um milagre e eu acho que já esgotei a minha taxa de milagres nesta vida...

Como escrevi anteriormente, esperei quase 8 anos para ter nos braços o meu filho adoptado. Inscrevi-me em 2002 e pedi para me se entregue uma criança até aos 3 anos de idade, saudável. mas podia ter irmãos, não nos importávamos de adoptar mais do que uma.

Eu tinha 32 anos e o meu marido 40 quando nos inscrevemos. Na altura foi nos dito descaradamente que éramos um pouco "velhotes" para nos entregarem uma criança tão pequena e tentaram que adoptássemos crianças mais velhas.

Sei que existem imensas crianças mais velhas em instituições que merecem um colo e muito amor e carinho. Também sei que elas estão lá porque tal como eu, a a maior parte dos candidatos à adopção querem crianças pequenas... E porque será que isso acontece? Pela parte que me toca, queria seguir todas as fases do seu crescimento, já que a gravidez e senti-lo a crescer dentro de mim não poderia ter, então que pelo menos o seu crescimento, o nascimento do 1º dente, os seus 1ºs passos, as 1ªas palavras...

Penso que é preciso ter coragem para adoptar uma criança mais velha. Pode ter um passado complicado e ter memória do que passou. Pode não ser fácil lidar com ela mesmo dando muito amor e carinho. Por isso as pessoas que o fazem devem estar conscientes destas questões e não devem ser pressionadas a fazê-lo, devem fazê-lo com muito amor e de coração aberto mas nunca com duvidas...

Não se deve adoptar quando se tem duvidas. Quando o Eduardo foi para a minha casa, muitas pessoas me fizeram perguntas tal como:
- Não tens medo de gostar mais do teu filho biológico do que do adoptado?
ou
- Com este tempo de crise, não tens medo de teres de deixar de dar coisas ao teu filho biológico por teres o adoptado?

A minha resposta é sempre a mesma, se tivesse duvidas fosse de que tipo fosse, de que não seria igual para os 2 ou que não o conseguiria amar tanto como se tivesse saído da minha barriga, nunca teria avançado para a adopção.

Inscrevi-me por não ter conseguido ter filhos biológicos até essa altura mas mesmo depois de ter conseguido o meu milagre, continuei a ter espaço no meu coração para outra criança, que entrasse na minha vida seja de que forma fosse.

O meu continua a ter espaço para mais. Adopção? Esperei 8 anos, tenho 41, será que posso esperar mais 8? E além disso com esta idade não me dão nenhuma criança pequena. Adoptar crianças mais velhas? Também não me parece, pois acho importante que o meu filho biológico seja sempre o mais velho da família. E nem me davam crianças mais velhas que o mais novo lá se casa...

Por isso não avanço para nova adopção, com muita pena minha. Se não tivesse esperado tantos anos, se tivesse esperado apenas 2 ou 3 anos no máximo sem duvida que me inscrevia de novo para o 3º filho... Não é justo que demore tanto tempo só porque sou da zona de Lisboa quando sei quem em outras zonas do pais adoptam-se crianças em 1/2 anos... Disseram-me que eu tinha de adoptar uma criança da zona onde estava inscrita mas não compreendo a lógica, não posso adoptar uma criança do Algarve ou de Trás-os-Montes porquê?

E os juizes, porque deixam as crianças estar tanto tempo à espera? Qual a lógica de a mãe biológica do meu filho ter dito logo na maternidade que o dava para adopção e ter assinado papeis nesse sentido e apenas 13 meses depois dele foi lá para casa????

Todo este processo tem de ser revisto, tem de ser mais rápido, tem de ser mais simples. Para bem das crianças que tanto necessitam de amor, carinho e um colinho bom. Pois acredito que sejam bem tratadas na maioria das instituições (e o meu filho foi-o sem duvida) mas aquele mimo bom que só uma mãe e um pai podem dar, isso não tem. Eu bem vi no meu filhote, quando foi lá para casa não gostava muito de mimos nem festas nem beijinhos e hoje adora, anda sempre a pedir mais um miminho e um colinho.

Sou feliz com os meus filhos, adoro-os de paixão e penso todos os dias que o nosso país está a levar um rumo tão complicado que cada vez é mais difícil criar filhos aqui, mas se viesse mais um seria bem vindo. Sabem que o Dinis pede ainda uma mana? E o Eduardo já veio com a conversa de que se tivesse outro mano, lhe chamava Filipe???? O mundo dá tantas voltas que nunca se sabe, uma coisa eu sei, para ter netos ainda faltam pelos menos uns 15 anos!!!



16 comentários:

  1. A adopção é de facto muito burocrática... enquanto os papeis andam de secretária em secretária a aguardar pareceres... as crianças estão a espera de uma família que lhes dê amor, carinho... um dia o simplex vai chegar à adopção!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente, não por ter vivido uma situação igual, mas acompanhei um colega de trabalho...foi um caso igual ao descrito no post. 8 anos de espera, finalmente têm o menino com eles, agora para se inscrevem para adoptar outra criança têm que passar por tudo de novo...
    É uma tristeza, para os pais interessados e para as tantas crianças que tanto anseiam por um colo, um abraço...uma vida!
    bem haja!

    ResponderEliminar
  3. quando me deparei com a infertilidade, conversei com o meu marido e prometemos que apenas fariamos um tratamento, e nesse mesmo dia dissemos que iriamos adoptar se não conseguissemos da maneira "normal".
    tive o Pedro e a Clara, sei como sou abençoada. mas adoptar não é uma ideia que tenha ainda afastado por completo... infelizmente neste país é tal e qual como dizes. e concordo, se uma mãe dá o filho para adopção logo mal ele nasce, porque é que a criança fica à espera em instituições, quando não faltam casais que desejam tanto uma criança???
    tenho bem próximos de mim alguns casos de adopção e vejo a transformação naquelas familias. e admiro imenso quem adopta, e mais ainda quem, como vocês, tem um filho biológico e outro do coração.

    quanto a crianças mais velhas, concordo contigo. nunca se sabe o que passaram, os fantasmas que têm... mas são essas precisamente que me fazem mais pensar em como tudo isto é injusto, porque são essas que ficam nas institu~ições à espera. enfim... este país ainda tem muito que rever nestes assunto.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Pois é, amiga, é espera é inadmíssivel! Por isso compreendo a tua decisão.

    Mas sabes uma coisa? Eu acredito em milagres!

    Os teus filhotes estão LINDOS!

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  5. penso muita vez em voces, acredita!! és um ex de mulher e continuas sempre a lutar pelos teus ideiais!!

    nao entendo a logica de ter que adoptar na zona de residencia, nao entendo francamente!!! para as crianças seria melhor.... por ex aqui na Guarda, uma cidade pequena toda a gente acaba por se conhecer, e se houver mais irmaos é muito mais facil eles se conhecerem, e muitas vezes as crianças nem sabem que foram adoptadas.!!!

    bj

    ResponderEliminar
  6. És uma mãe excelente e por isso mesmo uma pena não teres mais filhotes, mas quem sabe....há milagres. Eu sei, eu sei, já o tiveste, mas quem sabe! Vá, toca a treinar, e muito! ;)
    Beijokas grandes
    Sandra

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente, a adopção é muito burocrática desnecessariamente e quem sofre com isto tudo são as crianças que estão nas instituições ansiosamente à espera de um lar e de uma família para elas. Aqui na terra também conheço um casal que tentou a adopção, mas esperaram tanto mas tanto, mais até do que 8 anos, julgo, e nunca conseguiram. Já são pessoas mais velhas, quando eles decidiram que iam desistir que, por causa idade, já não queriam esperar mais, apareceram lá em casa a fazer uma data de perguntas e se eles queriam ficar com um(a) menino(a), mas já grandinho. Nessa altura eles já não aceitaram.
    É horrível, este pais vai de mal a pior, mas em vários aspectos.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  8. Compreendo perfeitamente, os dois posts. O anterior faz-me pensar e reverjo-me em m uitas coisas, neste é a questão de tenho 2 filhos como será o 3º?
    Não é só a crise, o não dar porque temos mais filhos (o amor não tem preço e não são as posses que nos fazem bons ou maus pais), mas é como dizes, um filho mais velho que não nascei primeiro?
    Quanto à idade acho errível, é melhor ter ciranças em instituições do que serem adoptadas por pais que aas querem amar mas não podem porque são velhos. Pois.....
    Qual é a lei que impede a adopção fora da área de residência? Todos sabemos que em Lisboa/Porto/Grandes Cidades é mais difícil, e então os outros? Como ficam?
    è este o país em que vivemos.
    Bjks

    ResponderEliminar
  9. Minha Querida,
    Compreendo-te perfeitamente...
    Acredita que Milagres Acontecem, sim...
    És uma Grande Mulher e uma Grande Mãe!
    Beijinhos Grandes

    ResponderEliminar
  10. Concordo contigo e acho que é um acto muito grande de amor adoptar mas para adoptar crianças mais velhas é preciso saber se muito bem onde nos podemos estar a meter e quando existem outras crianças as coisas ainda ficam mais complicadas. Força minha linda e esperança, porque essa é a ultima a morrer.
    PS - Os teus filhos estão lindos e ver assim os dois juntos é uma ternura ;)
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. É uma vergonha o que se passa realmente neste país :-(

    Também não entendo o porquê da demora, tanta burocracia, tanta frieza num assunto tão delicado...

    Compreendo-te perfeitamente, estás repleta de razão...

    Muita força! Tens aí uns meninos lindos que dá gosto ver :-)

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  12. É verdade Maria, quem sabe se um dia não terás um segundo milagre?...
    Tens que fazer a tua parte e continuar a tentar ;)
    A questão da adopção é de facto muito complicada... toda a gente diz que não está bem, mas ninguém muda nada... e quem sofre são as crianças e os futuros pais.
    Porque ninguém venha cá dizer que as crianças estão bem nas instituições... não são mal tratadas, mas não há nada como o amor de uma mãe e de um pai.
    Enfim...

    ResponderEliminar
  13. Aqui há cerca de ano e meio, qd iniciei o processo de adopção, mandei-te um mail e, depois, acabei por nunca mais dizer nada... A forma como o processo se desenrolou foi um milagre: fomos aprovados a 1 de junho de 2010 e a 22 de dezembro ligaram-nos a propor o nosso filho. foi rápido porque nos mostrámos disponíveis para receber uma criança mais velha e não nos importámos que tivesse "bagagem" e consequentemente alguns comportamentos difíceis de lidar. Não estamos arrependidos. Adoramos o nosso menino. Mas lidar com ele, sobretudo nos momentos mais complicados, exige um esforço acrescido que nem todas as pessoas têm capacidade de fazer. Não quer dizer que sejamos melhores que os outros, que não somos.

    Se for a vontade de Deus, a tua família vai crescer. basta acreditar
    ;)

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria não há duvida nasceste mesmo para seres mãe,se houvesse muitas Marias como tu o mundo seria bem melhor és uma mulher linda, por isso os teus filhos têm a quem sair.
    Que Deus te dê tudo de bom, e se for uma menina melhor beijo grande

    ResponderEliminar
  15. Meu deus tanto tempo para se adoptar :s Pensei k era demorado mas nem tanto.

    Uma amiga conseguiu uma bebe de 9 meses em menos de 1cano...

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo