quinta-feira, 3 de março de 2011

Os meus sogros

Nunca fui grande fã dos meus sogros. São pessoas completamente diferentes de mim e enquanto a minha mãe foi viva, sempre que era necessário alguma coisa, era ela que ajudava, sem ser sequer preciso pedir-lhe alguma coisa.

Nem todos podemos sentir afinidade com toda a gente mas eu fui fazendo o que podia e engolindo todos os sapos e mais alguns, pois são os pais do meu marido e os avós dos meus filhos, mesmo achando que a maneira como eles levavam a vida deles não tinha praticamente nada em comum comigo.

Quando fiquei gravida o comentário que o meu sogro fez foi: "Espero que não tenha trocado o frasco...". Durante a gravidez do meu filho, a minha sogra foi a única pessoa que foi desagradável comigo e me fez chorar.

Quando a minha mãe faleceu gostava muito que eles passassem a ser para mim como uma 2ª mãe e um 2º pai mas nada disso aconteceu, da parte deles nunca tive grandes ajudas, especialmente da minha sogra.

Ao comunicarmos que iamos receber o Eduardo os meus sogros foram as únicas pessoas da família que não ficaram felizes e até comentaram: "Nem sabem no que se estão a meter!".

Ao acabar a nossa licença de maternidade, ainda tínhamos um mês e meio até às nossas férias e não sabíamos onde colocar o Eduardo, mas o meu marido lá falou com os pais e a 1ª coisa que a minha sogra disse foi logo que não podia ficar com ele pois tinha de ir à terra tratar da horta... Mas o meu sogro lá lhe deu a volta, acabando por ficar com o menino, o que fez com que criassem uma ligação mais especial com ele.

Vai fazer este domingo 15 dias que tínhamos combinado ir almoçar cozido à portuguesa a casa deles. Mas pela 1ª vez desde que tenho 2 filhos, toda a gente dormiu bem e acordamos tarde. Disse ao meu marido para ligar aos pais a dizer que íamos mais tarde e assim a minha sogra podia atrasar um pouco o almoço.

Chegamos um minuto antes da hora combinada e a minha sogra começou logo a gritar connosco, que não comia desde as 9h 30m da manhã ao que nós respondemos que podia ter comido, pois claro, quando as refeições se atrasam um pouco petiscamos sempre pão ou fruta lá em casa. Ainda gritou mais a dizer que na casa dela fazia e dizia o que lhe apetecia e que nós tínhamos de ouvir... Eu disse que então se calhar era melhor eu comer na minha casa ao que ele respondeu que não queria saber, pois eu não fazia falta nenhuma!!!

Desculpem lá mas a paciência tem limites, eu por mim tinha agarrado nos miúdos e vinha-me embora, mas o meu marido pediu e eu lá fiquei, num almoço fantástico com o ambiente de cortar à faca.

Na 5ª feira seguinte, quando o meu marido me disse que a mãe tinha ligado para irmos lá jantar eu disse que não ia, que fossem eles os 3, mas que eu só voltava lá quando ela me pedisse desculpa pode ter sido tão mal educada comigo, pois eu só gosto de ir a sítios onde me sinto desejada, não gosto de impingir a minha presença a ninguém... O meu marido concordou e quando ligou à mãe a dizer isso, ela disse que ou iam todos ou não queria nenhum lá em casa! Meu Deus, será que se pode ser mais desagradável???? O meu marido é filho único, damo-nos bem um com o outro por isso os meus sogros até deviam estar felizes por ao fim de 15 anos de casamento nos darmos tão bem...

Confesso que esta situação me deixa infeliz, ao longo destes anos tenho-me esforçado para que exista harmonia mas sinto que isso não é reciproco da parte dos meus sogros, tudo para eles é bom para criticar, deitar a baixo, dizer mal... Tenho de vos dizer que não estar com eles não me faz grande falta e ao Dinis também não, pois ainda não perguntou por eles neste tempo que se passou. Mas sinto o meu marido triste e o Eduardo quase todos os dias pergunta porque não vamos a casa deles... Nunca mais telefonaram nem quiseram saber de nós, devem estar à espera que vamos lá ter com eles de orelha murcha mas o meu marido é daquelas pessoas muito calmas e pacificas, mas quando se zangam, saiam de perto e ele ficou muito magoado.

Enfim, foi um desabafo, mesmo só porque sentia um nó aqui no peito sobre esta situação...

27 comentários:

  1. De fato o proverbio " Quem não se sente não é filho de boa gente", está muito adequado ao teu caso e dos teus sogros.
    Mas também se aplica ao teu esposo.
    Pois, como dizes, é filho.

    E que tal para uma tentativa de "reatamento" um jantar ou almoço em campo neutro?

    Ir almoçar fora ou uma escapadinha a um lanche ou almoço tipo piquenique?
    Talvez ajude estarem fora dos territórios de cada um.

    Mas concordo que deves preservar a tua familia em relação a isso.

    Rosalino

    PS Cuidado que adicionas-te algo ao teu blogue que abre spam nada agradável á vista :P
    Pelo menos aqui no broweser que uso.

    ResponderEliminar
  2. Compreendo bem do que falas ,passei e ainda passo pelo mesmo .
    dar desprezo é o melhor acredita não vêm naõ telefonam ainda bem eu faço o mesmo.
    Muito haveria para dizer e falar mas não convém remexer
    So te desejo muita força e pensa em quem realmente merece e te dá atençaõ.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oh que situação...
    Não é fácil e eu nem sei o que te dizer. Só espero que tu e o teu marido se consigam manter unidos.
    Força!
    E que encontrem o melhor caminho.

    ResponderEliminar
  4. Imagino o qyue estejas a sentir. Sabes que por aqui a situação é semelhante....
    Beijocas
    Sandra

    ResponderEliminar
  5. Nem comento... ops!!! isto já é um comentário não é???? :)
    Sabes bem o q penso... já falamos sobre isto milhentas vezes...
    No meio disto tudo o Carlos sofre... e isso é q é o mais triste de tudo :(
    Enfim...

    Bjssss

    ResponderEliminar
  6. Nem sei o que dizer...
    Talvez um jantar ou almoço em tua casa a ver como corre, se aparecem e calmamente tentarem conversar sobre o assunto, apesar de que na minha opinião a tua sogra foi brusca e deve pedido de desculpas...

    Espero que tudo se resolva pelo melhor
    Beijinho
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Nem existem palavras....
    é cm se diz "os amgs escolhem-se e a familia não"....
    sinto pelo Carlos mas tb n podes baixar os braços e além do mais a tua sogra foi mal educada e brusca e portanto terá q ser ela a vir junto de ti e pedir-te desculpas pelo succedido.

    jokitas

    ResponderEliminar
  8. Compreendo perfeitamente o que sentes, por uma situação parecida não almoço nem janto nos meus sogros há mais de 1 ano... precisamente pela atitude da minha sogra face às horas de almoço.
    É de facto muito triste... espero que consigam ultrapassar!
    Bj

    ResponderEliminar
  9. É triste! as pessoas, mesmo sendo família, às vezes, fazem mt pouco para merecer o nosso carinho a tenção!
    espero que encontrem uma solução pelo bem dos netos...

    ResponderEliminar
  10. Como te compreendo prima!!!
    Eles têm um feitio complicado, e a tua sogra pior ainda, acho que com a idade piorou e muito!!
    Nem se como aguentas tanto....é triste eu sei.
    Não penses que para os meus lados a coisa é bem melhor relativamente aos meus sogros, e também só têm aquele filho, mas neste caso a neta pra eles é tudo, até parece que a neta não tem pais....mas enfim!
    Olha tem calma e força ok?
    Beijinhos a todos.
    Rosita

    ResponderEliminar
  11. Bolas amiga, que grande chatice!!!

    Compreendo perfeitamente o teu afastamento, lembro-me da reacção deles ao Eduardo, e as situações que descreves são coisas que magoam!

    Espero que tudo se resolva e que consigam retomar alguma harmonia, pelo teu marido e pelos teus filhos...

    Um grande, grande beijinho!

    Ps. Adorei a tua entrevista no Nós Vencedores!

    ResponderEliminar
  12. Compreendo-te tão bem querida! São sempre sintuações chatas e que por mais controlo que tenhamos acabamos por dizer o que não devemos, embora não tenha sido culpa nossa. O pior disto tudo é que acaba por mexer na tua vida em casa... porque o teu marido n diz nada mas sente-se e anda triste... tu n dizes nada porque sabes o motivo e tb n queres estar a meter "veneno"... enfim ... leva as coisas com calma... se conseguires

    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Que situação tão desagradável!!!
    O importante é que vocês os 4 se mantenham unidos, essa é a verdadeira familia!!! Os avós são muito importantes mas têm de respeitar os filhos, genros e noras, sem isso não há condições!!! Muita força!!!
    Um beijinho para ti e para as tuas carinhas larocas!!!!

    ResponderEliminar
  14. É uma situação muito complicada, não tanto para ti, mas mais pelo teu marido, que apesar de tudo é o filho... tenho uma situação idêntica e estive praticamente 1 ano sem falar com o meu sogro, mas dei o braço a torcer e agora "gramamos-nos".

    Uma beijoca e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  15. È uma situação um bocado estranha, sobretudo para teu marido afinal são pais deles se Edu desmostra que quer ver faz-lhe a vontade logo ves a reacção deles. a minha relação com os meus sogros é +- vivem nem 200 metros de mim, conta-se as vezes foram a minha casa, teem feitio mto especial tenho engolido alguns sapos.
    bjos
    Luna

    ResponderEliminar
  16. Há situações que não entendo, mas a familia não se escolhe. Fala com o teu marido e tenta perceber o que ele quer fazer e apoia-o na decisão. Percebo a posição dele, não é nada fácil, mas os pais podiam ser bem mais compreensivos.
    Só não compreendo mesmo é a relação com os netos, contigo ok, ainda vá, nem todos os feitios se dão, mas os netos, isso não percebo mesmo.
    Bjks

    ResponderEliminar
  17. Como me identifiquei com esta leitura!!!!
    Muitas vezes conversamos sobre estes temas, uns dias mais profundos outros menos mas realmente são mal educados de facto e há coisas que nós tentamos mostrar que esquecemos mas nunca o fazemos e acredito que algumas dasa palavras dos teus sogros como ess afrase espectacular sem moral nem humanismo que ela disse sobre o Eduardo realmente mostra que tipo de gente é....já o teu sogro também tem cá umas pérolas....enfim..sabes que mais? Engoles mas vai chegar o dia em que vais falar e quando esse dia chegar ui ui.
    Eu tb já disse umas quantas coisas á minha sogra mas ela pronto....é despistada e também liga pouco aos netos mas o meu sogro....esse sim é igual aos teus dois, ele mais a mulher dele que é cínica, hipócrita e egoista!
    Olha, eu já deixei de ir a casa deles, e sabes que mais? Tu achas que nestes quase 5 anos eles vieram alguma vez lá a casa ver os miudos? Amua, ele meu sogro amua e acha que nós é que temos que lá ir a casa mostrar os miudos, para mim algo incompreensível mas pronto, agora o miguel diz-me muitas vezes ao doming que vai lá e já nem me pergunta e eu digo logo: aproveito e vou por maquinas, estender roupa, ao supermercado, etc!!!!
    sabes o que diz a minha mãe? Não sei como é que o Miguel saiu normal no meio daquela família e eu digo o mesmo do teu querido marido.....sabes que mais? Não ligues, são tolos e mantem a tua firme, vai lá mesmo que não te peça desculpa mas mostra-te indiferente e meia zangada!!!!!!!!!!!!
    Fio fula e com vontadde e dizer asneiras para aliviar, que gente parva BOLAS!

    ResponderEliminar
  18. Realmente amiga, se fosse comigo reagia como tu, não aguentava uma situação dessas. Deve ser terrível. Nem sei mais que te diga. Fiquei quase sem palavras ao ler estas tuas palavras. Como pode uma pessoa ser assim, com o próprio filho?
    Olha, resta-me desejar que tenhas muita força para conseguires ultrapassar esta situação e ver se resolvem isso, que não deve ser fácil viver assim.
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  19. É uma situação muita chata porque são os pais do teu marido e ele deve andar triste com a situação. Fala com ele, vê o que ele quer fazer e respeita a vontade dele, para conseguirem ter equilibrio na vossa relação. Depois logo se vê,se ele achar que não há volta a dar, ele próprio irá colocar ponto final na situação. Um beijinho e muita força.

    ResponderEliminar
  20. Realmente... é preciso pachorra... mas se o pai e o mais piqueno sentem a falta, lá terão que arranjar uma solução...
    BJs

    ResponderEliminar
  21. Ainda este fim de semana cheguei à triste conclusão que só posso contar com o meu marido e ele comigo! Sogros que não ligam aos netos e que há mais de dois anos não veem à nossa casa. E parece um favor ficar com o neto! Por isso e por muitas coisas mais não merecem a minha atenção. Nem felizes são por eu e o meu marido sermos amigos. Só sabem criticar estou farta fartinha! E pior, o filho tb está farto! E isso é o pior

    ResponderEliminar
  22. Minha Querida,
    Existem pais que nem isso sabem ser :(((

    Essas pessoas não merecem sequer o vosso carinho...DESPREZO...

    Não sofras com isso, essas sogras mereciam era ter uma noras daquelas, sabes...talvez essas elas respeitassem mais...

    Eu no teu lugar não punha lá mais os pés...somos Mulheres e temos o direito a ser respeitadas como tal.

    Se eles acham que não precisam de vós...melhor...gentinha dessa só atrapalha...sê Feliz e desculpa o meu comentário, estou farta de pessoas assim :(((cansei mesmo...

    Um X Apertadinho e Força

    ResponderEliminar
  23. é complicado, quando as pessoas fazem tudo para serem desagradaveis, desprezo é o melhor. bjs

    ResponderEliminar
  24. Olá!

    Já é dia 13, por isso, parabéns por mais um mesinho do Eduardo!

    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Fogo, que situação!!

    Eu tinha feito o mesmo que tu, claro!

    Espero que a situação melhore... compreendo o lado do teu marido, afinal são pais dele, mas quem não se sente, não é filho de boa gente... agiste bem!

    Beijinhos para vocês.

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde,

    Sou jornalista da SIC, programa "Boa Tarde". e estou a preparar uma conversa em estúdio sobre a relação das pessoas com as sogras. Achei muito interessante a sua história e gostaria de convidá-la a participar numa conversa com Conceição Lino.

    Aguardo resposta brevemente,

    Os melhores cumprimentos,

    Sofia Tavares (sofitavar@gmail.com)

    ResponderEliminar
  27. Ai filha os ciúmes das mães com os filhos únicos são muito complicados.Por aqui tive situações parecidas.Com o tempo a passar ainda se complica. O meu marido já não tem pai a mãe tem 88 e vive com uma tia de 84. Só o têm ele pelo que tem de ser ele a prestar-lhes assistência. è muito complicado. Nunca me deram sequer os parabéns pela gravidez. Entre outros mimos. Custa, mas ao fim de uns tempos ignoro e faço que esqueço para dar sossego ao meu marido.Deixa passar um tempo e volta lá. o que importa é que tens uma família unida e um casamento feliz. Força beijinhos e sei que não ajuda mas não és a única. Só espero não ser assim quando for sogra. Se bem com a idade das minhas há coisas que tenho de lhes desculpar, são lúcidas o suficiente para saberem que fazerem coisas que não devem e depois desculpam-se com a idade. Eu dizia a Bá para não fazer coisas como bater com talheres nos pratos e a avó punha-se afazer na frente dela a a incentivá-la a desobedecer. Tudo o que eu dizia para ela não fazer a avó fazia na frente dela e depois ria-se de a ver desobedecer-me. Também deixei de lá ir durante uns tempo, pois se não parasse de o fazer eu não voltava lá com a menina. Ao fim de algum tempo acalmou e e não o voltou a fazer pelo que se comprovou que não era da idade tal comportamento. Quando anunciamos a gravidez da Bá a senhora não só não deu os parabéns como deu de costas e foi-se para o quarto dela.. Era a sua primeira neta...também te podia contar mais um mimos mas em nome do meu marido fui passando à frente. Olha dá ao tempo ao tempo. Eu aqui quando me atraso aviso para comerem.É muito complicado não deixes que interfiram no que interessa: vocês os quatro. Um beijinhos e muita força. Em nome do meu marido vou pondo para trás das costas.Só te contei algumas coisas ara veres que infelizmente não é tão incomum assim. Então filhos únicos temos de ter paciência....mas temos limites. Só espero não ser uma sogra assim. Beijinhos

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo