segunda-feira, 30 de maio de 2011

Como estamos a educar os nossos filhos...

Um dia destes, quando fui buscar o Dinis à escola, uma das auxiliares que estava a tomar conta das crianças (por sinal a que acho menos simpática...) começou a falar sobre o meu filho. Disse que ele agora já batia e brigava com os outros e que a maior parte das vezes o fazia pela calada. Que quando foi para lá até o achava estanho por não fazer essas coisas mas que agora já as fazia e bem.

Confesso que não gostei do tom de voz dela. Conheço bem o meu filho, é uma criança muito pouco agressiva e faz tudo para evitar conflitos. Quando era mais pequeno e alguém queria brigar com ele, fugia. Quando foi para a escola disseram-lhe que não devia bater nos outros meninos mas sim dizer às professoras e auxiliares. Só que elas não ligavam e os outros meninos chamavam-lhe queixinhas. Começou a defender-se. Mas como não o sabia fazer, viam-nos sempre a bater nos outros e era ele que pagava as favas, os outros diziam que não tinham sido eles...

Realmente acho que o meu filho mudou... Infelizmente... Teve de mudar se não queria ser o bobo da corte. Teve de aprender a defender-se, teve de passar a fazer as coisas de forma a tentar passar despercebido. Se calhar não faz muito bom trabalho porque nunca o ensinei a ser assim, vai contra os princípios que lhe ensinei, não bater, não maltratar, não ligar às provocações dos outros... Se ele tem de ser assim é porque a sociedade onde vivemos está mesmo muito mal...

Ele é uma criança muito sensível, gosta de defender os mais fracos e mais novos, não gosta de ver os outros maltratados, não gosta de brincar às lutas e guerras. Dai ter muitas meninas como amigas porque as defende e ajuda quando precisam... É preciso pessoas como ele no mundo em que vivemos mas nem sempre é fácil ser assim, facilmente são corrompidos, facilmente tem de mudar de atitude...

Por isso me faz pensar e muito na educação que estamos a dar ao nossos filhos, no que eles vão ser quando crescerem.

Não é fácil educar as crianças e quem diz que sim, não deve ter filhos de certeza. A minha humilde opinião é que já nascemos com a nossa personalidade. Claro que nós pais podemos e devemos educa-los por forma a serem uns bons elementos para a nossa sociedade mas não é mesmo nada fácil!

Tento que não liguem a marcas, que não liguem a diferenças, que não excluam os outros por serem diferentes de alguma forma, mas e as outras pessoas que os rodeiam???

Fiquei muito feliz quando o Dinis, com 3 anos, falava de um amiguinho da escola que era mulato e eu disse se era o menino que era mulatinho e ele não conseguiu identifica-lo pois a cor da pele para ele não fazia diferença. E quando fomos uma vez à natação e estava lá uma senhora sem uma perna e ele perguntou porque a senhora era assim e eu expliquei que ela devia ter tudo uma doença ou um acidente e ficou assim. Ele só me olhou com os seus olhos grandes muito aberto e perguntou. "Mãe e ela é feliz assim????"

Mas quando ele me diz que os meninos lhe dizem que ele é bebé porque usa roupas e sapatos da Chicco, ou que é mariquinhas porque levou para a escola um polo com riscas cor de rosa ou uns sapatos que tinham uma flores fico a pensar qual será o futuro desta sociedade, onde ainda se discriminam as pessoas pelo tipo e/ou cor de roupa, pela cor da pele, pelas diferenças que existem e estamos sempre a anunciar na tv, radio o outros meios que tem de acabar, mas é só da boca para fora, porque depois educamos as crianças de forma a que para elas, desde os 5/ 6 anos, essas diferenças já sejam importantes...

Não é fácil educar um filho.... Foi só um desabafo, porque me preocupa o futuro dos meus filhos e o meu também, que eles são a sociedade de amanhã, quem vai organizar tudo, quem vai mandar no mundo, se calhar temos de os preparar melhor.... Não é fácil!!!!


13 comentários:

  1. é mto dificil ser Mãe, essa é a verdade.
    Tbém tenho medos e receios com as minhas qdo começarem a ser gozadas ou maltradas pelos outros. Na escolinha onde andam estão mto protegidas, em Setembro vão mudar de escola e aí já não sei como vai ser.
    Vê lá que no outro dia a madalena já me dizia que a não sei qtas diz que ela tem mtos pelos nas pernas e ela já queria tirar, tem 5 anos.
    Lá lhe expliquei que as morenas têm mais pêlos que as meninas loirinhas mas não é aos 5 anos que os tiram só qdo crescerem...
    Começa bem cedo estamania das diferenças e comparações. Deua nos dê mta saude para os ajudarmos a crescer.

    Um beijinho
    Maggie

    ResponderEliminar
  2. As crianças conseguem ser muito cruéis...

    Esse também é um medo que me assola... de que vale nós incutirmos aos nossos filhos uns valores se depois eles vêm outros?? E é bem verdade o que dizes, as pessoas apregoam essa história das diferenças mas em muitas é mesmo da boca para fora, infelizmente.

    Ainda ontem, mais uma miúda esfaqueada 17 vezes?? Eu fico escandalizada como é que uma miúda consegue espetar qualquer coisa noutra 17 vezes!! Tem mesmo que se fazer alguma coisa urgentemente para que os miúdos e graúdos deixem de sentir esta impunidade que se vive hoje em dia :-(

    Não é fácil educar não :-(

    Deus guarde os nossos filhos e nos ajude a ampará-los no caminho que traçarem.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Minha querida como te entendo!
    Coo já te disse várias vezes o Rafa e o Dinis são mto parecidos e entendo perfeitemente a tua angustia, sinto-a todos os dias, e todos os dias temo pelo meu filho. É uma criança que tem horror a brigas, mas tb é mto defensor. Tem apanhado mto por isso e nunca é capaz de responder à letra :-( fico triste pq sempre o incentivei a ñ bater e hoje vejo que ñ o ensinei a defender-se, pq esta sociedade é mto má com eles e é preciso saberem defender-se para sobreviverem neste mundo. O que lhe tenho dito é para utilizar a sua inteligência como arma, pq aí ele sairá vencedor de qualquer desavença.
    Tenho medo, mto medo...e espero do fundo do coração que ele aprenda a defender-se (é triste ma sé a nossa realidade), penso que com o Matias procederei de outra forma, ñ incentivando-o à violência mas ensinando-o a defender-se.

    Bj**
    Liliana

    ResponderEliminar
  4. Não não é fácil educar os nossos filhos.
    Vivemos numa sociedade consumista em que só o aparente é que conta, aquilo que somos não interessa nada.
    Também acho muito mau que ela tenha de ter aprendido a fazer as coisas de forma diferente para se defender, mas encontrei a razão no início do teu post, essa auxuliar acha normal fazer as coisas "pela calada", e não como vocês o ensinaram de ir ter com ela ou de não responder e ele teve de se adaptar.
    Eu continuo na minha, ensino os meus filhos de forma diferente e explico-lhes que nem todas as pessoas são iguais. Não quero que eles gostem do mundo inteiro mas exijo que respeitem todos.
    Não educar não é fácil,´é dos trabalhos mais difícieis do mundo.
    Bjks e continua no bom caminho

    ResponderEliminar
  5. O problema é: será que somos nós os culpados da educação dada?
    Eu acho que temos uma grande parcela de contribuição nessa educação.
    Mas a sociedade em si que cada vez mais olha para o lado material das coisas, influencia em muito a maneira como os nossos filhos agem.

    Teríamos de ser muito drásticos em certas situações e isso levaria em parte aos nossos filhos nos questionarem de porquê...


    Cada vez mais somos confrontados com questôes que eles nos trazem da escola ou do rol de amigos, que não é fácil contornar...

    Está dificil mesmo...

    Rosalino

    ResponderEliminar
  6. É muito complicado mesmo Maria... O Miguel, apesar do seu feitio mandão e autoritário também não é violento e não é de bater... no entanto, por defesa, também o faz de vez em quando e tal como o Dinis, acaba sempre por ser o culpado e a ficar ele próprio de castigo.
    Ele não faz queixa quando os outros lhe batem, mas os outros fazem queixa dele... No outro dia houve um coleguinha que lhe partiu os óculos, ninguém viu, e ele também não disse nada a ninguém...

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida,
    Como te compreendo :((((
    Partilho da opinião do Rosalino...

    A Escola tem um papel fundamental que na minha opinião está a ser muito mal sucedido :(((

    Um Grande Beijinho para vós Amiga...

    mjm

    ResponderEliminar
  8. Seu texto é muito honesto e retrata fielmente o qto somos perturbados por todos os meios que interferem na educação que damos aos nossos filhos. Mas gostaria que confiasses em uma coisa: jamais será perdido o que eles aprendem em casa, ao contrário: provavelmente o que aprendem em casa e vêem pelo exemplo dos pais, vai ser o motor que os conduzirá para sempre. Como te entendo, pq as agruras de ser mãe são mesmo difíceis. Um grande beijinho pq estás no bom caminho.

    ResponderEliminar
  9. Maria,
    Os seus desabafos são sempre pertinentes.
    Cabe à escola um papel importante na educação da criança, mas o papel mais importante continua a caber à família.
    Há que incutir valores, sem pressionar.
    Há que alertar, aconselhar, apoiar, sem esquecer que eles têm a sua própria personalidade.
    Neste mundo cão é difícil que os nossos filhos não sofram ao crescer.
    Nós, pais, temos de dialogar com eles e ajudá-los a ultrapassar o que está mal.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  10. Olá Boa noite,
    gostei muito de ler este texto e concordo plenamente que o que se aprende em casa acaba por ser o mais importante.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. este post está muito bem feito Maria!como sabes sempre tive mutos problemas com o Rafa e porque os outros demoram a aceitá-lo tal como ele é! sempre lutei contra a discriminação e os rótulos...e senpre lhes transmiti a ele e ao mais novo que devem fazer o mesmo - não olhar a aparências e ter em conta que cada um é um Ser que exige respeito! espero que consigam impôr essa visão ao longo da suas vidas
    Quanto às dúvidas são normais, todos sentimos insegurança por vezes...o importante é nunca desistir

    ResponderEliminar
  12. Querida Maria,
    as tuas preocupações são as preocupações de muitos pais, realmente não é nada fácil educar um filho!!
    Também acho que a escola tem um papel muito importante e fundamental na educação das crianças, mas por vezes, a discriminação parte logo nas próprias escolas e aí torna-se mais complicado ainda...
    Eu própria tive que lutar contra a discriminação no infantário, por o meu filho ser adoptado, logo com a educadora, que quanto a mim, peca pela sua juventude e inexperiência de vida e profissional!!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo