quinta-feira, 8 de março de 2012

Até breve, meu amigo...

Tenho um amigo que é brasileiro e apesar de estar em Portugal à 22 anos, se apaixonou por uma moça no seu pais natal e resolveu regressar para lá.

Tinha habitação própria e como tal resolveu coloca-la à venda. Baixou um bocado o preço e teve a sorte de encontrar um comprador bem mais rapidamente do que pensava, por isso fico sem sitio para morar até poder regressar ao Brasil, pois existem coisas na vida que tem de ser feitas com pés e cabeça e não se pode largar tudo e ir embora de um dia para o outro.

Correu tudo bem e lá em casa era uma animação para os miudos, algo diferente como ter outra pessoa lá por casa, provocava uma euforia enorme eles, ainda por cima o meu hospede é uma pessoa divertida e bem disposta, que gosta de crianças e quase parece ter a idade deles, apesar dos seus quase 60 anos...

Mas o tempo passa no instante e chegou a hora de ele voltar ao seu pais. Organizamos um jantar de despedida com 30 amigos, onde reinou a boa disposição mas também alguma emoção. Fazer as malas, organizar coisas de ultima hora e chegou mesmo a hora do adeus. Na ultima noite na nossa casa, ele despediu-se dos meus meninos, com muito mimos e beijos, pois ia embora na manhã seguinte bem cedo. O Dinis estava com um ar perfeitamente descontraído e o Eduardo ainda é muito pequeno para perceber o que se estava a passar...

Quando o Dinis se foi deitar não adormecia, estava sempre a chamar-me e a dizer que queria falar comigo. Eu argumentava que já era tarde, se podia ficar para de manhã mas ele dizia que não. Fui ter com ele e perguntei se tinha algum problema na escola e ele respondeu que não, o problema era o nosso amigo ir embora. Desatou a chorar copiosamente e a dizer que gostava muito dele, que não queria que ele fosse embora...

Não foi fácil acalma-lo até porque o Eduardo começou a ficar nervoso também e só perguntava o que o mano tinha e o que eu lhe estava a fazer para ele estar a chorar. Tive de o levar para a minha cama e distrai-lo com conversas sobre a escola e os amigos até ele se acalmar e finalmente adormecer. Este meu filho é muito tímido e tem dificuldades em expressar os seus sentimentos e que não o conheça bem pensa que ele nem liga às coisas mas é extremamente sensível, quando se foi deitar deve ter começado a pensar melhor no assunto e toda a tristeza o invadiu...

Ainda bem que de manhã não estava acordado quando o nosso amigo partiu. Até eu chorei pois custar ver alguém de quem se gosta ir embora, depois de 5 meses connosco, criam-se laços que não são fáceis de quebrar. Ele vai voltar de férias ainda este ano com a namorada mas não é bem a mesma coisa. Será só por uns dias e deve ficar connosco um dia, se tanto.

Foi bom te-lo lá em casa e desejo-lhe as maiores felicidades do mundo, que corra tudo bem e que tenha uma vida muito feliz. E a pedido do Dinis vamos fazer um pé de meia para o ir visitar ao Brasil, que pelo andar da carruagem deve ser daqui a 20 anos   :)  Até sempre, meu amigo




13 comentários:

  1. Fui acompanhando a estadi do vosso amigo no facebook e apercebi-me que os teus filhos se apegaram mt a ele... as saudades vão bater!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Isto é a verdadeira amizade, pura sem interesses

    Jokas

    ResponderEliminar
  3. ooh que fofinho o Dinis, tão pequenino e já com sentimentos de amizade assim, realmente é mesmo um menino especial.
    bjks

    ResponderEliminar
  4. Ai que querida seu filhotinho ... E normal agora sentir a sua falta nos primeiros dias rs. afinal foram 5 meses de dia a dia.
    bj

    ResponderEliminar
  5. Sempre ouvi dizer que as crianças conseguem sacar de um adulto o melhor que ele tem. E atraves das coisas simples conseguem saber o bom ou mau que cada adulto em si tem.
    Pelos vistos esse vosso amigo tocou bem fundo em todos. Mas claro que as crianças por se ligarem mais facilmente. Sofrem mais.
    Ms tens de lembrar ao Dinis que existe sempre o skipe, msn, email. A web poderá dar uma ajuda para minorar essa perda. As webcams hoje em dia ajudam minorar as faltas.

    Ele irá ultrapassar isso. Ele e o resto da família

    Rosalino

    ResponderEliminar
  6. Tudo de bom para o teu amigo.
    Acredito que as crianças, na sua pureza, se apercebem dos corações verdadeiros, foi isso que aconteceu com os teus meninos.
    Bjks

    ResponderEliminar
  7. As despedidas não são nada fáceis e se são difíceis para nós ainda mais o são para as crianças...

    Vais ver que não tarda têm uma "meia" a rebentar pelas costuras e vão 15 dias de férias para o Brasil ;-)

    Força!

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  8. detesto despedidas se para nós é difícil imagina para eles

    ResponderEliminar
  9. Custa tanto as despedidas, e as crianças ainda mais.
    Tenho um desafio para ti no meu blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. É isso mesmo, até um dia.
    Custa ver os amigos irem, mas a vida é assim mesmo.
    Beijinho para ti

    ResponderEliminar
  11. As voltas que a vida dá.
    Despedidas nunca são fáceis mas hoje em dia com todas as tecnologias felizmente torna-se o longe perto.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Não gostei de saber que as coisas não andam bem, que rapidamente melhorem.
    Tens um desafio no meu blog http://maetambemmulher.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo