quinta-feira, 22 de março de 2012

Cansada, muito cansada...

Já ouvi dizer que quando a vida nos corre mal, até os cães nos fazem xi-xi em cima e realmente daqui a pouco só falta isso...

Como toda a gente está cansada de saber, trabalho na função publica. Não por opção, pois quando comecei a trabalhar assinei um contrato individual de trabalho com uma instituição publica, que à 3 anos atrás foi fundida com mais 2 entidades do estado, passando a exercer na função publica. Podia ter saído? Pois podia mas a crise já estava chegar... E atenção, para quem vai escrever aqui que não me podem despedir, tal não é verdade, pelo estatuto que tenho posso ser despedida e não posso ir para a mobilidade...

Pouco depois de me ter casado (vou fazer 16 anos em junho...) surgiu a oportunidade de comprar uma casa, a casa dos meus sonhos! Era através de uma cooperativa de habitação e começamos a dar dinheiro todos os meses, as nossas poupanças iam direitinhas para a nossa futura casa. Depois de várias vicissitudes e atrasos à 3 anos atrás lá fomos morar para a casa nova. Tão bom acordar com o canto dos passarinhos, respirar o cheiro dos eucaliptos quando abrimos a porta de manhã, ver bandos de crianças a brincar na rua como no meu tempo... é isto que eu quero para mim, é isto que eu quero para os meus filhos, será pedir muito?????

A crise chegou e com ela o ano passado cortaram-me o salário a mim e ao meu marido. O subsidio de natal foi apenas recebida uma parte (como a maioria das pessoas...). Este ano a situação piorou. Salário continua cortado, subsidio de férias e de natal retirados injustamente, porque não é para toda a gente como o ano passado, o meu trabalho é menos que os das empresas particulares, eu contribui mais para a crise???? (eu e o meu marido trabalhamos no mesmo sitio) Para "ajudar" tinha a minha casa anterior arrendada (não a consegui vender, bem queria...) e a senhora que lá estava deixou de pagar. Pior ainda, tinha um subsidio de chefia que também me foi retirado...

Chegou ao fim do meu mês de trabalho com meia dúzia de euros na conta. Não compro roupa, nem extras a não se para os miúdos. É quase só casa-trabalho, trabalho-casa. Sinto a minha vida a andar para trás, sinto-me a perder tudo o que ganhei com o suor do meu rosto, com o esforço do meu trabalho... Tenho medo do futuro e sinto-me com muito pouca esperança. Estou cansada de pagar pelo que não fiz, de ser honesta e ver os ladrões e aldrabões saírem sempre bem e eu contar os tostões ao fim do mês...

Podia ser pior? Claro que podia, podia estar desempregada, podíamos não ter saúde (o meu marido já se anda a ressentir, com a tensão alta...) podia não ter os meus filhos na minha vida, podia não ter amigos... Sei bem o que é não ter dinheiro, o que é não saber se tenho para comer amanhã, não ter uma peça de roupa nova durante anos (comprei a minha 1º peça de roupa nova com 18 anos, quando comecei a trabalhar, de resto era tudo em 2º corpo ou a minha mãe que fazia...). Não é essa vida que quero para os meus filhos, de passar necessidades, de contar os tostões (que agora são cêntimos).

Não posso deixar-me ir abaixo, sei que sou o pilar da minha família, do meu marido, dos meus filhos... Tenho de sorrir quando me apetece chorar e contar até 10 quando não tenho paciência para os meus filhos e dar-lhes beijos e mimos em vez de ralhar com eles... mas não é fácil...

Isto é um desabafo,  este meu blog fala das coisas boas da minha vida, os meus filhos mas também me ajuda a deitar cá para fora o que me vai na alma.

E para que não seja tudo cinzento neste blog, desejo-vos uma boa Primavera, que o renascer da Primavera nos traga também o renascer da esperança num futuro melhor








16 comentários:

  1. Desabafa o que quiseres.
    Eu entendo-te perfeitamente e sabes que sim, já falámos no mail.
    O que me dá raiva é que aqueles que nos pedem os esforços são aqueles que mais gastam à nossa custa.
    Eu continuo a fazer a minha vidinha normal, sem nada de supérfulo, nem para os miudos por vezes. Mesmo assim oiço coisas que é de bradar aos céus.
    Beijos e muita força, estes tempos têm mesmo de mudar.
    Nany

    ResponderEliminar
  2. Estes nossos espaços foram feitos para isso mesmo. Para podermos expressar quer as coisas boas ou a coisas menos boas.
    De facto ultimamente o espírito que reina por este Portugal fora é de pessimismo.
    Eu que sou um optimista por natureza, dou comigo a questionar-me para onde caminhamos...
    E o meu trabalho é de contacto directo com os meus clientes diariamente. E num final do dia tenho de deitar para traz das costas tudo o que se passou e que ouço durante o dia.
    Se me deixar afectar a um nível alto. sei que não iria ter a paz de espírito que gosto para mim e para os meus.

    Tudo o que ganho é fruto do meu esforço dia a adia e por isso mesmo os tempos não têm sido nada fáceis. Cada vez vejo as dificuldades das pessoas a aumentarem.
    Mas quero crer que sejamos capazes de sobreviver a tudo isto e dar a volta por cima.
    Apesar das dificuldades já tocarem cá em casa. Acredito que isto possa tomar um rumo mais positivo.
    E é isso que vos desejo também,.
    Acreditar.

    Rosalino

    ResponderEliminar
  3. Ainda que não resolvas a tua situação desabafas e faz bem à alma.
    Portugal está complicado sem duvida é só pedir esforços e mais esfroços :(

    Pensa nas tuas flores e respira fundo nao resolve mas ajuda

    Jokas

    ResponderEliminar
  4. Faz tão bem desabafar, e muitas vezes faz falta, eu costumo guardar tudo e como aqui tambem eu sou o pilar da casa, quando o meu trabalho começou a decair e a ter problemas gravissimos e ficámos com 1 terço do ordenado porque mudou a direcção e achou que ganhávamos muito, e que quem devia de ganhar era a direcção, não só a empresa caiu num buraco sem fundo, como a maioria dos meus colegas, eu de tanto tentar passar por cima, ganhei uma depressão profunda que me levou ao abismo, cai lá sem paraquedas, felizmente o meu marido e filhos não desistiram de mim e trouxeram-me de volta. A crise é desculpa para muitas injustiças e quem a provocou continua bem e sem problemas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria, compreendo-te prefeitamente!
    O que eu acho ridiculo é que pessoas que trabalham e lutam pela sua vida, cortam o salário e outros que andam por aí ao alto sem fazer nenhum ainda recebem subsídos!! É o País que nós temos infelizmente!
    Bjs e ânimo

    ResponderEliminar
  6. ai amiga, a mim também me faz muita impressão o estado em que chegou este nosso país - e o que me preocupa mais é o futuro dos meus meninos (e dos outros, claro) pois são eles que terão de arcar com tudo isto até porque ainda vamos andar muitos anos a pagar a maldita crise! crise para a qual nos empurraram, à qual nos conduziram - mesmo tendo em conta que vivemos em democracia e fomos nós que nos últimos 30 anos votamos e elegemos quem nos (des)governou desta forma...a verdade é que a corrupção que se foi instalando com a conivência de todos é também um pouco culpa nossa!
    De qualquer modo, também me idigna o ver cortar direitos aduiridos com tanto esforço pelas gerações anteriores, ver que os cortes caem sempre sobre os mesmos, ver que afinal viver com dignidade parece uma utopia! e acho ridículo essas publicidades matreiras que nos empurram para uma vivência de miséria, como se estivessemos a ter privilégios que não deviamos - é algo de mau querer ir jantar fora? comprar roupa nova? dar aos miúdos uma boa educação cultural? ir a museus, viajar, ir ao cinema ver um bom filme? é que agora até parece que tudo isso é pecado! bombardeiam-nos com mensagens de que tudo é supérfulo, que podemos passar bem sem nada!
    Quem trabalha e se esforça deve ser recompensado, não podemos achar «normal» retirarem-nos cada vez maior poder de compra...e pronto aproveitei e também desabafei! é bom não é?
    beijos muitos e desabafa sempre

    ResponderEliminar
  7. Oi querida... Nao se deixe de facto ir abaixo...acredite sempre que as coisas irao melhorar...e vai ver que voces conseguirao fazer uma vida mais ou menos, e que nao ira faltar nada a sua familia...
    De facto ladroes e aldraboes fazem a vida bem melhor que no's...pessoas honestas e trabalhadoras..mas a vida e' assim, injusta!
    E com esforço tudo se ira aguentar amiga.
    bj

    ResponderEliminar
  8. Sabes, cá em casa é mt semelhante. Sou func publica (prof) e o meu marido trabalha numa empresa "publica" (TAP) e vamos ver os nossos salarios cortados e ficar sem subsidios... a excepção na TAP é so no corte mensal, fica sem subsidios na mesma (não foi essa a mensagem q passou na comunicação socila!!) e sentimos a nossa qualidade de vida a dminuir muito... agora é preciso contar todos os tostões! deixou de haver folga... Apenas com o Gui não fazemos cortes, mesmo assim está pra breve a mudança pra escola publica!!! tem de ser... não conseguimos fazer milagres com tudo o que nos retiram!!!
    percebo mt bem o teu desabafo e desanimo!
    Força e beijinhos

    ResponderEliminar
  9. A vida por vezes é assim, deixa-nos de rastos, mas acontece para que possamos valorizar os bons momentos :)

    ResponderEliminar
  10. Adorei o teu Blogue, a sério !

    Continua a postar, vou adorar ler-te ! :')

    Força!!*

    Sigo ^^

    ResponderEliminar
  11. Muita força para ti! Compreendo perfeitamente a tua revolta!
    Beijinhos grandes
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  12. Desabafa, desabafa, compreendo-te tão bem, por aqui é parecido...Mas temos de acreditar que isto vai entrar nos eixos! E que não vamos descarrilar. Temos de ser positivos, como tu bem sabes.Um beijinho grande para voces todos!

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde,
    O meu nome é Elisabete e faço parte da equipa de redacção de um programa de televisão. Estou à procura de casais que apesar de estarem juntos há muitos anos, continuam a dar-se lindamente - ainda gostam um do outro, enfrentam os problemas juntos, as dificuldades que surgem no seu caminho, conversam... Sei que o tema deste seu post não era apenas sobre o seu marido, mas como referiu que é casada há 16 anos... Se estiver interessada em saber mais pormenores, envie-me um e-mail: eribeiro@atardeesua.com.pt
    Os melhores cumprimentos

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo