segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Mãe, eu estive na tua barriga?"

Estavam ontem os meus filhotes no banho quando o mais velho chama:
"Mãe, vem depressa que o Eduardo tem uma coisa muito importante para te perguntar!!!"
Lá vou eu e pergunto:
"Então Eduardo, o que queres saber?"
"Mãe, eu estive na tua barriga?"

Engoli em seco. Eu sabia que esta pergunta ia acontecer mais cedo ou mais tarde mas aos 3 anos???? Ups, cedo demais... Mas uns segundos depois recuperei e disse-lhe:
"Não meu filho, não estiveste dentro da minha barriga, estiveste dentro da barriga de outra senhora e foi de lá que nasceste, mas eu sou a tua mamã que te ama muito, que cuida de ti e que vai estar sempre contigo"

Então o João pegou na palavra e contou-lhe que ele tinha saido de dentro da da barriga de uma senhora que não tinha dinheiro para lhe comprar comida, que o tinha deixado numa instituição onde trataram dele até que nós o fomos buscar em janeiro de 2010. E eu fiquei na casa de banho, a ouvir os meus filhos com lágrimas nos olhos... Tanto amor, tanta ternura, o mais velho a contar ao mais novo com a maior naturalidade do mundo, como tem que ser mas que infelizmente nem todas as pessoas o veêm dessa forma...

O Eduardo ouviu e foi abanando a cabeça e dizendo algumas coisas, como que se lembrava da instituição (o que não é possivel pois tinha 13 meses quando saiu de lá...) mas gostava de entrar na sua cabecinha e saber o que por lá ia. Sei que ele não entendeu muita coisa mas ouviu pela 1ª vez a história do inicio da sua vida.

O Dinis saiu e depois o Eduardo. Com ele muito enroladinho na toalha de banho e ao meu colo ele olhou-me nos olhos e perguntou:
"Eu tenho 2 mães?"
" Tiveste uma mãe que te teve na barriga dela e tens-me a mim, que sou a tua mamã querida, que vai estar sempre perto de ti e nunca te vai deixar..."

Durante o almoço não me largou um segundo e até quis estar agarrado a mim a comer, como se tivesse medo que eu me fosse embora. Não sei se algo daqui que falamos ficou na sua cabeça mas acredito que sim.

Eu sei que ele me adora e sei que sou uma mãe o melhor que posso, não sou perfeita mas amo os meus filhos e tento sempre fazer o que penso ser o melhor para eles. Sei que isto não foi nada de especial, foi a 1ª de muitas perguntas que vão acontecer, com toda a certeza e temos de estar preparados para elas. É bom que ele saiba por nós e não por 3ºs que não nasceu na minha barriga. E sinto sempre um frio no estômago quando penso nestas conversas mas uma coisa é certa, o meu amor por ele não tem fim e é igualzinha ao do irmão biológico. Sou uma mulher de sorte com 2 filhos saudáveis e lindos, por isso acredito que um dia, quando tiver idade para o compreender, saberá que nasceu no meu coração com muito amor e que não ter estado estado na minha barriga não tem a minima importancia...


25 comentários:

  1. És uma grande mãe, dona de um coração do tamanho do mundo e estás a construir uma familia linda e cheia de amor!!!
    Um abraço!!!!

    ResponderEliminar
  2. Oh Maria, fiquei tão emocionada!!
    Fazes muito bem em não esconder nada e contar desde cedo toda a verdade. Assim, para o Eduardo, vai ser tudo natural.
    Foi linda a tua descrição: o Dinis a explicar!
    Imagino a tua emoção...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, parabéns, parabéns!!!!
    !!!! Palavras para quê... O amor vem do coração, das acções... Independentemente de se estar ligado a um "tobinho" chamado cordão umbilical, este deviria ser sempre o que une os pais aos filhos, mas como existem tantas mães que não o merecem... E se existem outras que têm tanto amor e coragem para dar... estar na barriga passa a ser um momento secundário, pois a crianças precisa de crescer feliz e de se sentir amado, a alegria que o Eduardo transmite, dá para perceber que é um menino feliz, isso graças a uma família Linda, que teve coragem de seguir com uma adopção em frente...Mais uma vez PARABÉNS....

    ResponderEliminar
  4. És uma mãe cheia de sorte :) estás a criar dois miúdos lindos!

    Beijocas minha linda!

    ResponderEliminar
  5. Acho que te bastava dizer...não estiveste na minha barriga...porque nasceste do meu coração...é ai que se geram os filhos...e fizeste um trabalho PERFEITO!!!beijinho doce

    ResponderEliminar
  6. Bem... eu acho que vou deixar de te vir ler!! LOL porque sempre que aqui venho fico assim... lágrimas caindo rosto abaixo, nada de tristezas apenas de emoção, tens mesmo o dom da escrita, apesar de contares de forma natural como as coisas acontecem, tocas-me profundamente!

    Também sou apologista da verdade sempre. Se aos 3 anos é precoce, talvez... mas a verdade é que ele já cresce com esta realidade e ao ritmo dele vai assimilando e reagindo a tudo com a maior naturalidade possivel.

    Essencialmente acho muito importante que este tipo de conversa surja antes da criança ir para a primária, isto porque as crianças são muito más umas para as outras, e não perderiam uma oportunidade de lhe dizerem isso para o magoarem e ele ser apanhado de surpresa... assim até lá... tem imenso tempo de calejar a situação, encarar com naturalidade e estar ao nível de uma boa resposta para uma situação dessas, caso aconteça.

    Muito obrigada por seres assim!!!

    És linda, por dentro e por fora e os teus filhos são o espelho disso... reparaste bem na inteligencia do Dinis em passar-te a bola quente??? Ups... isto não é uma resposta para mim... mãeeeeeee :D

    ResponderEliminar
  7. Bem, minha amiga...Deixaste-me a mim de lágrimas nos olhos...

    A naturalidade com o que o teu filho mais velho encara esta situação é uma enorme prova da excelente mãe que tu és.

    Sim, pode ter sido o começo de muitas perguntas, mas o amor que rodeia o teu filho mais novo será suficiente para perceber o seu início de vida sem qualquer receio.

    Um beijinho do tamanho do teu coração: ENORME!

    ResponderEliminar
  8. Lindos...
    Você esta certinha, tem que falar a verdade desde pequeno, esconder é pior...
    E mãe é quem cria, dar amor...
    Adoção é uma atitude lindaa...
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Tenho a certeza que o amor que o rodeia vai suplantar todas asdúvidas e que apesar de ter duas mães ele sabe qual a família que o ama e qual a mãe que o acarinha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Começou cedo com as perguntas sim...mas acredito que ele sabe que o amas muito. Eu faria como tu com certeza. Ser franca e sincera com os nossos filhos é muito importante, e reforça sem sombra de dúvida as suas relações! Ele sabe que veio da barriga de outra mãe, e sabe que vocês são a família dele.
    Muita paz e muito amor para vocês ;)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  11. Foste uma super mãe ao contar a verdade, e é o melhor mesmo ele saber por ti, e ele vai sempre ter cusiosidade. Mas vai ter a certeza que o amas e nunca o abandonarás.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Como nos revemos neste teu episódio.
    De facto aos 3 anos é cedo a pergunta.
    Mas ela iria surgir em determinado momento e ás vezes é melhor que surja cedo para que possa receber a resposta da boca de quem realmente consegue explicar.
    Esse nó que sentiste quando foste confrontada com a pergunta já nos aconteceu.
    E quando o T perguntou á Mamã se ele tinha nascido da barriguinha dela, já esperávamos esse pergunta mais cedo ou mais tarde.
    O T com 7 anos em parte já absorveu a resposta e a pergunta que por vezes faz é, porque o fomos buscar á casa dos meninos.
    Ou melhor: porque o escolhemos.
    Respondemos quem quem escolheu foi ele.
    Que gostou muito de nós e assim escolheu o Pai e a Mãe que queria.
    Sendo que é a mais pura das verdades.

    Pois em tudo o processo a sua entrega para connosco foi total.
    E quem acompanhou sabe que foi mais o T que nos adoptou que o contrario.

    De resto: birras/beijos/asneiras/amuos/ternuras/carinhos/caricias fazem do T o filho que amamos.
    O resto são "acessórios" para os quais o T precisa de respostas.
    Mas que não passam disso mesmo.

    Parabéns para ti Maria. Pela capacidade de iniciares o teu filhote na verdade a saber que é realmente teu filho. E também porque o teu filhote mais velho sabe realmente que tem ali um irmão:)
    Duplamente de parabéns pela educação que lhes dás.

    Rosalino

    ResponderEliminar
  13. Só te conheço pelo o que escreves... mas acredito que sejas uma excelente mãe!!!
    beijinhos e... adorei a foto!!! vocês são lindos!!! uma familia feliz e isto é o que importa!

    ResponderEliminar
  14. Oh, qui lindo, como dizem os brasileiros (e sem ponta de ironia, é lindo mesmo), uma Mãe assim sem medos. Os teus filhos vão crescer saudáveis e felizes, sem tabus, e vão compreendendo as realidades da vida. Deve ser um aperto no coração e no estômago quando as crianças fazem perguntas embaraçosas, mas este caso é muito mais do que isso. Que sorte eles têm em ter uma Mãe (e um Pai) assim como vocês. Lá diz o ditado, quem sai aos seus não degenera, e aqui o "quem sai aos seus" inclui obviamente a educação, carinho e tudo o que vocês dão ao Eduardo, apesar de ele não ter "saído" da barriga da Mãe.

    ResponderEliminar
  15. De facto é um bocadinho cedo, mas ainda bem que te questionou a ti e ao Dinis, é sempre melhor saber pelos " de casa" do que pelos de fora. Esta foi a 1ª de muitas perguntas mas acredita que a 1ª é a mais marcante para ti e parece-me que te saíste muito bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. conheço de perto alguns casos semelhantes ao vosso, e acho que quem sempre falou com naturalidade das coisas acaba por não ter a questão do "trauma" de quando eles descobrirem... ainda há dias conversava com uma mamã que anda a evitar as perguntas do filho... falo sem saber de nada, mas acho que quando há amor, de nada vale andar a esconder a realidade.

    tens de estar mesmo muito orgulhosa da tua família. e como te disse, conheço bem de perto alguns casos semelhantes e só digo que é preciso ter um coração enorme. Sejam felizes!

    ResponderEliminar
  17. Mas que família linda. Sem dúvida alguma que lhe deves ir dizendo...

    ResponderEliminar
  18. lindo lindo lindo!!
    kerida, ate m fez correr umas lagrimas....

    é claro k fazes muito bem em lhe explicar aos poukos os 13meses d vida....e ganha coragem pra seres correta e verdadeira nesse assunto delicado

    bjs gdrs

    ResponderEliminar
  19. Adorei o texto.
    És uma mãe com M grande! :)

    ResponderEliminar
  20. ADOREI! a verdade sempre! o amor SEMPRE!
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Maria,
    tu és uma mãe muito especial e tens uns filhos lindos que só podiam terem-te escolhido a ti para cuidar e amar.
    Um bj grandeee
    Susana

    ResponderEliminar
  22. Nunca será facil explicar esta situação da adopção a uma criança mas tens um coração enorme e vais mostrar-lhe (mais do que dizer-lhe) que apesar de não ter estado na tua barriga, tu és a mãe que o ama. Ele vai ter mais perguntas mas esta foi sem dúvida uma primeira conversa muito importante e ainda bem que o mano lá estava e lhe contou pois assim ele vê que ganhou mais do que a mamã, ganhou a família!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Foto linda! Esses sorrisos valem ouro!
    Beijoka
    Sandra

    ResponderEliminar
  24. Vieram-me as lágrimas aos olhos, Como diz o Eduardo de Sá não se querem mães perfeitas mas sim mães suficientes que amem os seus filhos e isso sem dúvida és uma mãe que ama os seus filhos. Não e conheço pessoalmente mas a tua escrita revela um enorme amor por qualquer um dos teus filhos . Volto a recordar "parir é dor criar é amor" o ideal é ter as duas coisas mas nem sempre ´´e possível. Adoptar é um enorme acto de amor tão grande como gerar uma criança ou ainda maior, pois é altruísta é como dizes é fazer nascer um filho directamente do coração.Acho que o teu filho foi fantástico e maravilhoso soube lidar muito bem com a situação e isso só revela os pais que tem e que o prepararam lindamente. O Eduardo percebeu que ganhou uma família e por isso ainda se sentiu mais ligado e é normal que ganhando consciência da situação ande uns dias com medo de a perder.Mas um dia ele vai perceber a sorte imensa imensa que teve de ser escolhido para criado por uma mãe maravilhosa. Um beijinhos grande para ti e para os teus filhos

    ResponderEliminar
  25. Não conhecia o blog, mas admiro-a desde a primeira leitura. Tem um bom coração e os seus dois filhos serão eternamente gratos por tê-la como Mãe. Vou seguir. beijinhos

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo