segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Setembro, mês de recomeços

Setembro, mês de regresso ao trabalho, à escola, à rotina... Quando eu era criança ainda era mês de férias, de facto era o meu principal mês de férias, pois era neste mês que saimos de casa e iamos passar uns dias na terra da minha mãe (zona de Abrantes) ou do meu pai (zona da Serra da Estrela). Nessa altura as aulas só começavam em outubro, por vezes lá para o meio mas agora é um mês em que tido recomeça. E os nossos são assim:

- o Eduardo ficou na mesma escola e com a mesma professora. Mudou de sala, para a dos 4 anos e não gostou nada. Ele é uma criança que gosta muito de rotinas, de saber com o que vai contar e não achou sequer piada a ter colegas novos. Parece que de qualquer forma começou o ano mais solto, mais falador (cá em casa não se cala mas lá fala pouco). Fiquei feliz por ter a mesma educadora que é uma querida e gosta muito dele. Ainda o inscrevi de novo no jardim de infância do estado e à frente dele ficaram 38 crianças, mas vai abrir uma sala nova no agrupamento e se calhar até o conseguia por lá, mas não é na escola do irmão e para andar a correr de um lado para o outro, mais vale ficar neste. A vantagem era o preço mas vamos fazer o sacrificio mais um ano, até porque a mensalidade baixou devido ao dinheiro que "roubaram" a mim e ao meu marido nos nossos salários.

- o Dinis foi para o 2º ano. Mesma escola, mesma professora, mesmos colegas. Mudanças no CAF, esperemos para melhor pois não achei nada de especial o ano passado, era uma espécie de depósito de crianças, ali amontoadas à espera que os pais chegassem. Grande confusão no inicio do ano, horário de atividades ainda não existem apesar de as aulas terem começado na 6ª feira, o ano passado estava tudo bem mais organizado e a tempo. Vamos ver como corre este ano lectivo para o meu pequeno Einstein   :)

- os pais também regressaram ao trabalho, mesmo empregos, mesmo chefes, mais trabalho, mais problemas, menos dinheiro... a vontade de trabalhar é minima, pensar que quando chego ao fim do m~es tenho de contar os euros para ver se posso cortar o cabelo ao Dinis ou fazer a depilação é triste, muito triste. Trabalhar quase 25 anos e em vez de melhorar a vida vê-la a andar para trás. E o que vem ai é muito muito pior. Eu não percebo nada de politica nem de economia mas tenho o sendo comum do vulgar mortal e acho que não é assim que se motivam as pessoas, não é assim que se entra de novo no mercado, se criam competitividade... Sinto-me triste, desmotivada e sem prespectivas de futuro. Não peço para ser rica nem milionária, apenas peço para ter direito à vida que acho que mereço, por ter sido sempre honesta e cumpridora, nunca ter roubado ou desviado nada, cumpri com as minhas obrigações, pagar sempre os impostos até ao ultimo cêntimo, não receber subsidios nem apoios que não me são devidos... Será que é pedir muito poder comprar um carro ao Eduardo quando ele pede e um livro ao João? será que é pedir muito poder ir comer fora de vez em quando sem ser ao McDonalds? Será que é pedir muito poder levar os meus filhos a passar férias a um sitio diferente da nossa casa? Será que é pedir muito poder comprar uma roupa, um livro, um DVD sem ficar a pensar que para isso não posso almoçar no dia seguinte?????


7 comentários:

  1. Eu lembro-me de quando as férias eram 3 meses. Ricas férias essas. Mas também nessa altura, o meu "trabalho" era a escola.
    Por cá, tive umas descobertas giras, que conto no meu blog de mãe, passa por lá.
    Sabes que os senhores governantes não se devem abastecer no mesmo talho em se ouve uma senhora pedir meio frango porque não pode pagar o frango inteiro. Custa muito, e dói muito estes sacrifícios, que sabemos infelizmente serem não para o bem de todos, mas para o bem de quem não precisa.
    bjks
    PS: Vou cuscar fotos

    ResponderEliminar
  2. é muito complicado andar com o dinheiro contado até ao fim do mês, o maior problema é que estamos/vamos fazer um esforço brutal e não me parece que se resolva o problema estrutural :(.

    Bom ano escolar para os teus meninos

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também me pergunto por isso, mas não me tira a vontade de ser mãe.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria.
    Sim, é triste ter que pensar "Este mês foram os livros, materiais e fato de treino. Para o mês que vem compro as sapatilhas" e depois pensar "Fui com a minha filha ver o filme dos Morangos. Nunca fui com ela ao cinema e já tem 11 anos, mas o dinheiro não estica. Se calhar não devia ter ido"...
    Estes pequenos "luxos" saem muito caro. Não sei quando voltaremos ao cinema, muito menos a 5. Nunca fomos todos juntos...

    Bjsss

    ResponderEliminar
  5. Bom regresso à escolinha para os teus meninos!

    Pois, em relação ao trabalho, percebo-te tão bem. Em vez de melhorarmos, estamos cada vez pior, a ganhar cada vez menos.

    Força!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Grande força de vontade e disciplina tens para te organizares com orçamento familiar. Eu não tenho filhos mas também gostava de ter e tenho medo de não conseguir fazer essa gestão. Até porque hoje em dia também estou sempre a fazer contas. é certo que ainda vou ao cinema, janto fora às vezes e vou passear, mas tenho a certeza que se tivesse filhos, com as despesas da escola, não ia poder dar-lhes essas coisas (já nem falo de coisas para mim).
    Enfim...é preciso de facto termos uma grande dose de optimismo para termos esperança que daqui a uns anos isto melhore aqui em portugal.
    beijinhos!

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo