sexta-feira, 25 de março de 2011

Ter mais filhos

Sempre quis ter muitos filhos. Gosto muito de crianças, sou filha única e sempre me imaginei numa casa cheia de crianças a correr de um lado para o outro.

Quis o destino trocar-me as voltas e a infertilidade entrou de mansinho na minha vida. Foram precisos 8 anos para o meu filho biológico entrar na minha vida. Para que tal acontecesse fiz vários tratamentos mais simples, como indução de ovulação e mais tarde 3 micro-injecções e 2 Transferência de Embriões Congelados. Fique gravida do 2º tratamento mas sofri um aborto espontâneo à 7 semanas. Nessa altura, em 2002 , inscrevi-me para a adopção.

Nunca engravidei espontâneamente, apesar de todos os médicos e todos os exames apontarem para que era algo perfeitamente possível, mas ao fim de quase 15 anos de casamento, a verdade é que engravidei 2 vezes, através de tratamentos de procriação medicamente assistida.

Voltei a tentar engravidar do 2º filho. Como não podia recorrer a hospitais do estado utilizei o dinheiro que a minha mãe me tinha deixado quando faleceu para fazer mais tratamentos. Nunca chegada à fase de fazer o beta para saber se estava gravida pois uns dias antes aparecia aquele-cujo-nome-não-vou-mencionar e o sonho acabava antes quase de começar a ter esperança.

A médica achou que o meu sangue coagulava com muita rapidez e acabei por fazer exames no Instituto Ricardo Jorge que indicaram que tinha um problema de coagulação congénito. Achei que o problema estava encontrado, era aqui que estava a dificuldade de implantação dos embriões e voltei a fazer tratamentos, desta vez dando injecções na barriga de um anti-coagulante. Mas de nada valeu, continuava a não chegar a fazer a beta e resolvemos desistir, era chover no molhado.

Bem, desistir é uma força de expressão, eu nunca descobri onde estava o botão para desligar a vontade de ter mais filhos...

Em Janeiro do ano passado chegou o Eduardo à minha vida, pela via da adopção e acreditem que nos 1ºs tempos não pensava mais em engravidar, pois a minha vida estava mais ocupada do que nunca e 2 filhos parecia-me perfeito.

Mas eu sou humana e como tal, nunca estou totalmente feliz com o que tenho. Volta e meia dou comigo a sonhar em ter mais um filho, pois 3 era agora o meu nº ideal de filhos... Todos os meses acredito num milagre, todos os meses tenho um bocadinho de esperança, mesmo em meses como este, em que tive montes de dores de barriga, de costa e de cabeça, sintomas da chegada daquele-cujo-nome-não-vou-mencionar. Mesmo sabendo que tenho 41 anos e nunca engravidei naturalmente e que a fertilidade é cada vez menor a cada ano que passa. Mesmo sabendo que ter mais um filho implicaria encargos financeiros que neste momento nos iriam tornar a vida verdadeiramente difícil.

Depois há alturas piores, quando de repente me vejo confrontada com noticias de montes de pessoas gravidas à minha volta, do 1º, 2º ou 3º filho... Fico feliz por elas, fico sim, mas cá no fundo queria de novo sentir uma vida a crescer dentro de mim, queria também eu ter uma noticia destas para partilhar...

Sei que vão pensar que pareço ingrata, que me estou a queixar de barriga cheia, que tenho 2 filhos magníficos e saudáveis e eu sei isso tudo, melhor do que ninguém, mas mesmo assim, desistir de vez só quando chegar a menopausa e muitas vezes anseio por ela, para deixar de sonhar e me sentir um pouco menos insatisfeita (ou não...).

Com tudo isto não quer dizer que não seja feliz. Sou e muito. Adoro os meus filhos, a minha vida com eles, dou graças por todas as pequenas alegrias que a vida me dá. Sou sortuda por ter seres maravilhosos na minha vida. Mas a vida também é feita de sonhos e se nos sentíssemos completamente satisfeitos na vida, então tinha atingido todos os objectivos e se calhar a vida não teria sentido.

Obrigada por estarem ai desse lado a ler estas minhas divagações, que podem até não fazer muito sentido e aqui fica uma foto das razões principais da minha felicidade :)



25 comentários:

  1. Tens uns filhos lindos, parabéns!Se tens assim tanta vontade de ter outro filho, não desistas, se não conseguires ter naturalmente,voltas a adoptar, e porque não? A minha mãe sempre diz - "Parir é dor, criar é amor!". E agora eu também digo o mesmo, se tens possibilidades para isso, força! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Onde é que posso assinar? Compreendo-te perfeitamente, mas isso tu tb sabes, né?
    Jokas aos molhos para todos e bom fim-de-semana
    Sandra

    ResponderEliminar
  3. eu não posso dizer que percebo....pois a dor deve ser imensa a lutar tantos anos por algo que a maioria das mulheres tem como "adquirido"-eu que sou daquelas que engravida ao "toque " nunca passei por isso -mas imagino a tua dor...que acompanhei as injecções na barriga e as decepções ...que muitas vezes quase chorei ao ler as tuas palavras e a dor contidas nelas....acho perfeitamente normal continuar aquela restia de esperança..e tudo é possivel-enquanto isso vive os teus amores ao máximo.

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria!
    Eu entendo perfeitamente o teu estado de espirito! E acredito também que nada acontece por acaso. Acredito que enquanto vivemos devemos ter esperança, pois apesar de teres tido todas essas difuculdades ao longo de todos esses anos, nada quer dizer que não voltes a conseguir engravidar e a sentir desenvolver uma vida de novo dentro de ti. Por isso amiga, continua a viver o dia a dia aproveitando ao máximo as pequenas coisas positivas que a vida te reserva. O resto já sabes que vem por acréscimo e se fores merecedora de mais um filhote... não tenho dúvidas que chegará.

    Olha... eu já tinha 21 anos quando tive um irmão... hoje eu 31 ele 10 :)
    Só soubemos que a minha mãe estava grávida aos 6 meses de gestação por isso... o que tiver de ser... será!
    Um grande beijinho
    E não me canso de dizer que admiro imenso a tua forma de escrever. Consegues através das palavras fazer com que entre na tua vida como se te conhecesse mesmo e isso não acontece com toda a gente!
    Identifico-me
    Admiro
    e Gosto muito de ti!
    Bjs querida

    ResponderEliminar
  5. O Sonho comanda sempre a vida.
    Ainda mais uma Vida que se pode gerar ou criar.
    É uma decisão muito intima e quando a vontade é imensa, ajuda a ultrapassar muita coisa.

    Já vivemos muitas dessas situações que falas.
    Mas se tivéssemos hipóteses, não olharíamos para trás.
    Mas com o nosso T agora ao nosso lado.
    Provavelmente até seria mais um ponto a favor

    Força
    Rosalino

    ResponderEliminar
  6. Eu penso que esse pequeno mal estar que de vez e qdo te assombra, devesse ao facto de não engravidares facilmente como outras tantas, que parece que engravidam só de cheiro aquilo...
    Ñ é amiga, ás vezes tb penso assim...e ñ é facil
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Olá amiga. Se tens essa vontade não desistas não. Vai tentando, como se costuma dizer o sonho comanda a vida. E se esse é o teu sonho, força.
    E sim tens uns filhotes lindos e fantásticos.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  8. OI! Belo texto... e sabes? Tens tanto direito em conseguir o 3º, como eu em conseguir o 2º, ou outra qualquer conseguir o 1º... direito a amar sem condições... quem sabe se ainda voltaremos a ser bafejadas pela sorte?
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. admiro a tua força... a tua luta por um filho e o coração enorme que te fez adoptar outro.

    não deixes de sonhar... quem sabe, seja de que forma for, quem sabe não estarás destinada a ser mãe de novo?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. A verdade Maria é que um casal infértil nunca desiste do sonho, seja ele o 1º o 2º ou o 3º filho. A esperança é sempre a última a morrer por isso amiga, permite-te sonhar e acredita acima de tudo, se esse é o teu sonho.
    Um grande bj aos 4
    Susana

    ResponderEliminar
  11. Como eu compreendo... estas coisas fazem parte do nosso ser e não as conseguimos evitar - avança, não desistas!

    M João

    ResponderEliminar
  12. O teu texto faz todo o sentido!

    Acho que quem passa por uma situação de infertilidade, nunca fica indiferente a uma barriga de grávida ou a uma notícia de gravidez. Não é inveja. Não sei o que é. Mas a sensação existe...

    Quem sabe não acontece um milagre na tua vida?! O facto de teres dois filhos lindos não é motivo para deixares de sonhar!

    Um beijinho enorme!

    ResponderEliminar
  13. Nunca pares de sonhar...sonhar é viver!

    ResponderEliminar
  14. Só quem passa por aquilo que nós passamos sabe dar o valor...

    Eu sonho com o mesmo todos os meses também...

    E a esperança será a última a morrer...

    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  15. Minha Querida Amiga,
    Como te compreendo tão bem...
    Vou ficar a torcer por ti minha querida!
    Deus te Abençoe com essa Graça!
    Um Grande Beijinho de Esperança :)))

    ResponderEliminar
  16. Como te compreendo, eu que tenho 2 gémeas lindas e que me sinto muito realizada ,apesar de o problema de infertilidade ser masculino eu não paro de sonhar que um dia engravidarei naturalmente e terei um 3º filho, tb eu sempre adorei crianças, TB EU ADORAVA ser presenteda pela vida por uma gravidez perfeitamente normal sem recursos a ttt.
    Continua a sonhar porque sonhar é viver e viver é acreditar e quem sabe um dia o sonho se realiza.....
    beijokas para os teus filhotes lindos

    ResponderEliminar
  17. Querida, eu ponho me no teu lugar e acho que sentiria o mesmo. Quero muito ter outro filhote e se não pudesse não sei como me sentiria. Ninguém tem nada que te julgar, nadinha de nada.
    Eu não sei o que é não conseguir engravidar naturalmente mas tenho alguém muito próxima de mim que lutou muito e agora espera 2 bebés ;) A vida é mesmo assim. Não percas a esperança minha linda. Força! beijocas

    ResponderEliminar
  18. Não pareces nada ingrata, não digas isso! Só tens a necessidade de ter mais filhos e de engravidar naturalmente mas nem por isso deixas de agradecer, com a humildade de sempre, o que a vida te dá :o)

    E jamais deixes de SONHAR afinal só Deus sabe o que o futuro te reserva.

    Os teus filhos são lindos…!

    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar
  19. Querida Maria,
    É perfeitamente compreensível os teus sentimentos!!!
    Fico a torcer muito por ti!!!
    Tens 2 filhos lindooos e és uma grande mulher e mãe espectacular!!!
    Beijinhos para os meninos e para ti
    Ana Dias

    ResponderEliminar
  20. Acho que quanto mais difícil é a luta, mais vontade nos dá lutar!

    ;)

    ResponderEliminar
  21. Olá Maria, desistir nunca é esse o teu lema quem sabe um dia destes sem contares hum seja como for já tens 2 filhos lindos, aproveita cada minuto beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Não desistas de sonhar e se o teu desejo é assim tanto porque não adoptares novamente?
    Admiro-te muito!

    Beijinhos para ti e os teus lindos meninos
    Carla

    ResponderEliminar
  23. minha querida, nunca deixes que questionem a tua vontade! os outros podem não entender mas tu sabes o que te vai no coração!
    o importante mesmo é que sejas feliz e faças feliz a tua família!
    beijinhos muitos

    ResponderEliminar
  24. Como eu te percebo... anamar

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo