sexta-feira, 27 de julho de 2012

Para a minha prima bombeira


Era prima direita do meu marido. Não dera daquelas que eu via mais vezes nem com as quais tinha mais afinidades mas sempre que a encontrava estava bem disposta e animada, apesar de a vida nem sempre ter sido amiga dela.

Amou e separou-se. Foi quase mãe e perdeu o filho quase no final do tempo de gestação. Teve vários empregos, comprou a sua própria casa, ajudava os pais principalmente por ter uma mãe que teve um AVC à 2 anos e desde essa altura praticamente não sai da cama. Sempre a conheci como bombeira e o seu coração era fiel a esta profissão por vocação.

No sábado um acidente levou-lhe a vida. Ia num carro tanque cheio de água cujo motorista perdeu o controlo, foi cuspida da viatura e tudo acabou ali. Ela sempre disse que adorava ser bombeira e que daria a vida por isso e assim foi...

Tinha 46 anos e uma vida ainda pela frente. O seu funeral foi o mais que já vi, com dezenas e dezenas de bombeiros, policias, pessoas da proteção civil, a presidente da câmara municipal de Abrantes, o Ministro da Administração Interna... Mereceu cada homenagem que lhe foi feita, não merecia a forma como morreu e tão cedo. De qualquer forma foi no cumprimento da sua missão de ajudar o próximo e sem duvida que se ela pudesse escolher, seria assim que partiria.

Até sempre, Paulina Pereira

9 comentários:

  1. oh, Maria, porque consegues tão bem transmitir sentimentos? já me deixaste de lágrima a querer brotar do olho..

    ResponderEliminar
  2. É sempre mto triste ver partir alguém tão cedo.


    Bjos
    Maggie

    ResponderEliminar
  3. Estes últimos tempos têm sido um pouco conturbados por cá também.
    No ultimo acampamento do nosso filhote uma miúda com 17 anos, sofreu um AVC e foi operada e induzida em coma para que pudesse sobreviver.
    A Filipa tinha sempre um sorriso e uma ajuda para com todos e especialmente para com o nosso T. A sua alegria e bondade e entrega eram de uma miúda que já não se vê nestes novos tempos
    Por isso durante estes últimos dias foram difíceis de superar.
    Mas felizmente superou e agora é esperar que as sequelas não sejam grandes. Ou então que recupere tudo ( era a melhor noticia).

    Ao ler estas tuas linhas essa morte da tua prima, tem um certo paralelismo com acontecimento que eu relato.
    A não ser que infelizmente que infelizmente o desfecho é bem diferente.

    Agora a força de vontade, entrega, ajuda, alegria, e personalidade.
    São sinonimo que fazem parte da personalidade das duas.
    Em relação a tua prima quando li a noticia, veio-me ao pensamento uma frase que muitas vezes foi ouvindo os mais velhos dizerem: " Os que são bons é que partem. Porque temos de aguentar os que cá ficam"
    Um singela homenagem a quem dedicou a sua vida a salvar vidas e que por ela entregou a sua própria.
    Eis uma família que embora em dor, deve sentir orgulho da pessoa que partiu.
    Minhas sinceras condolências á família e ao teu marido.

    Rosalino

    ResponderEliminar
  4. A vida é muitas vezes injusta.
    Um beijo grande para ti e para o teu marido.
    Os meus sentimentos pela vossaperda.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Tenho muita pena deste caso.
    Um beijo grande. :(

    ResponderEliminar
  6. lamento R.I.P.(descansa em paz)!!

    bj gdr

    ResponderEliminar
  7. Lamento saber, foi mesmo triste.

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria, não sabia claro, que era tua prima, no entanto ao ler a notícia no jornal tive logo um profundo respeito pelo modo como a descreviam e por saber que sempre se dedicou a ajudar o próximo. É triste que muitas vezes as homenagens cheguem tarde demais - os bombeiros são muito esquecidos durante todo o ano e só se lembram deles na época de fogos, muitas vezes maltratados. Fica aqui a minha humilde palavra de apoio à família.
    De outros assuntos - tenho a dizer que ando mesmo pouco por cá ultimamente, escrevo alguma coisa no meu blog e pouco mais, nem tempo tenho para as minhas visitas a quem gosto e para deixar comentários (tipo testamento) provas da minha passagem lol! mas acontece que o rafa é uma lapa e não consigo afastá-lo do pc a horas decentes, entretanto dou comigo a dormir em cima das teclas...isto para dizer que não sabia da intenção de privatizar mas que adoraria que não o fizesses! e que fico muito contente por vos ver tão divertidos no ambiente de festa do Panda!
    e que te quero ler muitas vezes, mesmo quando rezingas da vida e de tanta coisa que nos faz ferver o sangue...pronto! tenho dito
    beijos
    Teresa

    ResponderEliminar
  9. Uma homenagem mais do que merecida.
    Que a familia consiga manter-se undida e ultrapssar a dor!

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo