sexta-feira, 17 de agosto de 2012

De férias sem subsidios

Eu e o meu marido somos funcionários públicos. Ou pelo menos somos para as coisas menos positivas. Trabalhávamos num instituto publico que foi fundido com com outros instituto do estado e fomos "obrigados" a fazer parte da função publico. Obrigados é como quem diz, pois podiamos ter ido embora, mas com a crise a chegar, 2 filhos pequenos, a prestação da casa e do carro para pagar, optamos por ficar.
Nunca vi as regalias que tanto se apregoam sobre a função publica. Como a nossa situação é diferente, pois se o local onde trabalhamos for extinto somos despedidos com subsidio de desemprego, a única vantagem que tenho é a ADSE, que o meu marido não tem. Mesmo ai cada vez é mais complicado encontrar bons médicos que trabalhem pela ADSE e em muitos sitios se digo que o sistema de saude é esse fico um ano ou mais à espera de consulta.
Temos o salário cortado todos os meses, retiraram-me um subsidio de chefia que tinha mas continuo a fazer o mesmo trabalho de coordenação ou mais ainda, com novos programas e desafios que me chegam às mãos todos os dias. Para ser perfeito ficamos sem subsidio de férias, os 2 obviamente.
Muito já se disse sobre esta situação, dizem que para o ano voltam, que os particulares não lhes deviam tirar, blá, blá, blá, não me apetece falar sobre isso!!!
Agora vou é falar sobre o que fazer nas férias quando não se tem dinheiro. Tenho a facilidade de poder ir à praia com os miúdos mesmo sem sair de casa, pois a praia fica a 15 minutos de carro. Eu até costumo dizer que tenho a praia ao fundo da rua, só que a rua é muito comprida.
Mas sempre me lembro de passar alguns dias fora de casa, mesmo quando vivia com os meus pais e éramos tão pobres que mal tínhamos dinheiro para comer. Sim, que estas coisas de RSI's só existem à pouco tempo, quem não tinha dinheiro tinha de trabalhar no que lhe aparecesse, independentemente do salário ou não comia...
Mesmo assim ia sempre passar o mês de setembro à terra do meu pai (Serra das Estrela) ou à da minha mãe (Abrantes). Íamos sempre neste mês porque era quando a minha mãe, que era costureira, tinha menos trabalho. Ficávamos em casa de tios ou primos e os únicos gastos eram a alimentação, muitas vezes nem isso, que havia os produtos da terra. Eu adorava estes momentos, achava que tinha férias a mais, com todos os meus amigos longe de mim e aqui tinha primos, amigos, animação, brincadeira e mais tarde, os primeiros namoricos.
Sabe muito bem sair da zona onde moramos, mudar de ares, estar noutro sitio... Vou uns dias para casa de uns primos, que tem uma casa perto da praia alugada e que nos fazem um preço especial. Tenho de levar os meus sogros para me sair mais barato. Pelo menos mudo de ares, nem que seja meia dúzia de dias.
Agora que me acham de darem sugestões baratas para passeios com os miúdos na zona de Lisboa e arredores? Jardim Zoológico e Oceanário não que já forma várias vezes e é caro. Estamos a pensar ir de elétrico de Sintra à Praia das Maçãs, pois deve ser giro. Mais sugestões precisam-se!!!!

6 comentários:

  1. Amiga, eu infelizmente não tenho dicas pois não conheço :(
    Mas espero que vcs se divirtam nessas ferias, brinquem e curtam bastante, muito descanso tambem viu ;)
    Depois venha dizer como foi...
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. A quinta pedagógica dos olivais é gratuita, o parque da serafina... emais não lembro agora mas se lembrar aviso.
    bjs e boas férias

    ResponderEliminar
  3. Sintra é lindo ( ao domingo de manhã é tudo mais barato, parques e monumentos).
    A zona de Mafra também vale a pena ( domingo de manhã não se paga para visitar o convento de Mafra, e tem um jardim com animais, área de picnic e parque infantil, muito giro!). Aproveitas e podes ir até ao sobreiro ver a Aldeia Miniatura de José Franco ( não se paga entrada, e lá dentro vendem-se pão com chouriço e filhós - tudo deliciosamente feito à mão ali no momento!). Ericeira para passear e curtir a praia. Bem...mais sugestões? Tapada de mafra, não sei quanto se paga mas sei que é um lindo passeio.
    Assim de repende não me ocorre mais nada. Mas se espreitares no site : http://estrelaseouricos.familia.sapo.pt/
    Eu costumo ver o que há grátis ( tens uma estrela em cima do lado direito) ou investigo por zonas.
    Espero ter ajudado...boas férias!!!
    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Estive a ver e não recebi nada :(

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  5. oiii
    não recebi mas ao tentar entrar consegui :)
    Acho que foi por teres só mudado o URL


    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Tens um selinho para ti no meu blog: http://sercarolinaeser.blogspot.pt/2012/08/selinho.html

    Bjinhos*

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo