quinta-feira, 19 de março de 2009

Mix de assuntos

  • DIA DO PAI DA MARIA
Ontem foi Dia do Pai. Não é para mim um dia particularmente feliz e apesar de ter passado por muitos dos meus cantinhos favoritos e ter desejado um feliz dia, confesso que é daqueles dias que me deixam triste. Triste por não ter o meu Pai por perto para poder comemorar devidamente esta data. Triste por ele me fazer falta todos estes anos que vivi sem ele, pois já o perdi quando tinha 19 anos.

Lembro-me de nunca ter tido um pai a 100%, pois eu tinha apenas 5 anos quando ele teve uma trombose e ficou paralisado do lado esquerdo. Nunca pude fazer as brincadeiras habituais que se faz com os pais saudáveis, mas confesso que me lembro de ter andado às cavalitas dele, por isso é algo que me marcou, pois tinha menos de 5 anos.

Mas amor e carinho nunca faltaram da sua parte. Era um pai presente, por força das circunstâncias, por não poder trabalhar e adorava dar-me beijos e mimos, algo que herdei dele. Foi difícil sobreviver só com algum dinheiro que a minha mãe ganhava com os trabalhos de costura que fazia em casa e com a reforma miserável que ele recebia. Sobrevivemos a essas provações todas até que 12 anos depois lhe foi diagnosticado um cancro não operável.

Os últimos 2 anos da sua vida foram passados entre a nossa casa e os internamentos hospitalares. Comecei a trabalhar para poder ganhar dinheiro para comprar um medicamento que me levava mais de 90% do meu salário mas que lhe tirava as dores. Dinheiro mais bem empregue acho que este acho que nunca existiu.

Quando ele faleceu acho que fiquei dormente. Por um lado senti alivio por o seu sofrimento ter acabado. Por outro tinha uma dor dentro do peito que nunca mais passou, só ficou mais escondida cá dentro. A sua cadeira ficou vazia e durante muito tempo ninguém se sentava nela, como se estivéssemos à espera que ele voltasse.

Não voltou e penso nele todos os dias da minha vida e mais ainda nas datas especiais. Natal, aniversários, dia do Pai, no meu casamento, no nascimento e no baptizado do Dinis. Ele teria adorado conhecer o neto, teria-o amado tanto, tanto.

Um beijinho para ti, papá querido.

  • DIA DO PAI DO DINIS
Mas a palavra Pai voltou a ganhar um novo e feliz significado com o nascimento do meu menino. A minha casa ficou cheia dela e adoro ouvi-la na boca do meu fofinho, soa tão bem!

Quando ele acordou ontem foi logo buscar um postal que ele tinha feito para o pai e 2 livros que lhe tínhamos comprado, cá ficam as fotos

Depois ao fim do dia trouxe da escolinha esta prenda que lá fez e que ofereceu ao pai cheio de orgulho

E com o meu filhote por perto, o Dia do Pai e todos os outro acabam por ser dias muito, muito felizes.

  • ELECTROENCEFALOGRAMA DO DINIS
E ontem lá fio buscar o resultado do exame do Dinis. Tem muita coisa escrita no relatório, a maior parte das quais não me diz nada (pois claro, não sou médica...) mas as ultimas 2 palavras são aquelas que me deixam mais feliz: "EXAME NORMAL" e estas 2 palavras fizeram o meu dia bem mais feliz.

Aqui está o desenho que ele fez e que ilustra o exame por ele feito, acham que vos dizia alguma coisa, se não soubessem o que era?



Beijocas grandes e bom fim de semana


23 comentários:

  1. ola ..olha amiga.. para mim o dia 19 é para chorar..emocionono-me mto..tb nao tenho o meu pai presente.. mas esteve durante toda uma vida..e festajavamos sempre este dia..enfim..
    o desenho esta mto bem feito.. e descreve na perfeição o exame.. é dificil olhar sem pensar k nao sabemos o k é.. lol.. mas k esta bem feito esta..bjo doce

    ResponderEliminar
  2. Pois é amiga! O facto de já não teres o teu pai contigo fisicamente, é de certeza muito triste, até porque dizes recordar bons momentos...mas no fundo isso é o mais importante, teres tido bons momentos para agora recordar! E claro que com o teu filhote, o significado é outro! Muito giras as prendas que deu ao papá (acho que estas é que são as melhores, as que são mesmo eles a fazer)
    Ainda bem que o resultado do exame é normal (no Rafa, o resultado foi - registo de ocorrências atípicas do padrão do sono; cêrebro em permanente actividade....)O Dinis e a mamã podem sorrir ainda mais, lol!
    beijokas e bom fds

    ResponderEliminar
  3. Amiga apesar de muito longe, onde não sabemos o sitio, o teu Pai está contigo e a olhar por vcs!

    Fico muito Feliz por o exame do JD estar normal, que alivio, agora já descansas!

    Um excelente fim de semana!
    Beijoquinhas

    ResponderEliminar
  4. Não tens o teu pai fisicamente mas de certo o mesmo estará a olhar por ti e pelo teu filho lá do céu :)
    Ainda bem que o exame deu td normal.

    Bom fds!

    jokitas

    ResponderEliminar
  5. Deve mesmo ser muito triste perder um pai tão cedo.
    O Dinis tem muito jeito para desenhar, um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Do teu pai: Ainda ontem li isto e é verdade, não damos o devido valor ao que temos até que chegamos a estas datas e lemos por aqui histórias como a tua! :(

    Do Dinis: Pois olha que o desenho está muito ao jeito do exame! :))) e ainda bem que está tudo bem/normal.

    Um beijinho grande para ti.
    Bom fds

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria.
    A vida para ti não tem sido nada fácil.
    Também já não tenho pai,faz em Agosto 10 anos que faleceu. Tenho pena que ele não me vi casar e dar-lhe netos cá, pois os únicos netos que tinha estão no Canadá, tinha era muitas netinhas.
    Olha que o João Dinis tem muito jeito para desenhar.
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  8. Acredito querida que o dia do pai seja para ti um misto de tristeza, mas temos de seguir em frente.
    Adorei os desenhos do JD,e ainda bem que o exame não revelou nada de anormal.
    Um bgrande bj e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  9. Se eu não soubesse o que o desenho representa, acho que não ia descobrir o seu significado, mas depois de saber até acho que está muito bem, muito perfeito!
    O meu Miguel ainda não desenha tão bem...
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Não tens o teu Pai mas tens memórias e elas valem muito. Um abraço grande para ti e um beijinho para o teu pequeno. MJ

    ResponderEliminar
  11. Olá minha querida Maria.
    Pois como tu também já não tenho o meu querido Pai vai fazer 19 anos e que saudades eu tenho está todos os dias presente no meu pensamento.
    Querida amiga o que eu choro sempre quando escreves sobre o teu Pai e MÃE os teus sentimentos fazem-me lembrar os meus.
    Ainda bem que o exame do teu J.D. ESTÁ BEM GRAÇAS A DEUS.
    Desejo-vos um bom fim de semana beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que o resultado do exame foi o melhor!
    Bom fim de semana, amiga
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Tão querido :) Ainda bem que ele já está melhor e que os exames deram "normal". Tens uma família muito bonita e sem dúvida que a mereces.
    Uma beijoka grande

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria!
    fico contente por saber noviades vossas.
    Beijinhos
    Marina

    ResponderEliminar
  15. Minha querida este dia traz-te tristes recodações que felizmente são compensadas pela existência de um JD cheio de vida. Este ano tb o Dia do Pai teve um significado mt especial cá em casa. Finalmente pudemos festejá-lo em pleno!
    Beijinhos nossos

    ResponderEliminar
  16. OLá linda!
    Fico feliz com essas duas palavras do exame do JD :)!
    Quanto ao dia do Pai entendo-te perfeitamente...Para mim foi um dia vazio até ao dia em que fui mãe e pude canalizar as atenções para o dia do pai comemorado pelo meu filho que graças a Deus tem um verdadeiro PAI!

    beijos nossos

    ResponderEliminar
  17. Olá Maria, bom dia!

    Ainda bem, que está tudo bem com o exame do teu fofinho.
    Achei muito giro o desenho e os presentes :)

    Sobre o dia do Pai, estes dias especiais, acentuam ainda mais as saudades e dor no peito ... no meu caso, é a minha mãe. Todos os dias penso nela e a saudade aumenta cada vez mais ...
    mas temos de aceitar, não é amiga?

    Deixo-te um Xi apertadinho e votos de uma boa semaninha.

    P.S. Tenho selinhos para partilhar, se gostares ... ofereço com mt carinho

    ResponderEliminar
  18. Ao ler relembrei-me dos meus dias antes e depois. Antes mandava um postal ao meu pai por ser o Dia do Pai, mas ele no brasil comemora em Agosto -}
    Agora comemoro eu com mais alegria e vontade por causa do pai cá de casa. O gosto agridoce fica, mas com um pouco mais de doce.
    Bjks

    ResponderEliminar
  19. PS: Adorei saber que o resultado do exame do Dinis estava normal. Aposto que te saiu uma montanha de cima ;)
    Bjks

    ResponderEliminar
  20. Felizmente respiras de alivio em relação ao exame do teu menino.

    Bj grande
    Susana

    ResponderEliminar
  21. Passem os anos que passar nunca se esquece e estes dias tornam-se carregados de muita tristeza :o(
    Adorei a prendinha feito pelo JD!
    QUE BOM que está tudo ok!
    Que alívio…
    Beijos
    Tété & Xavier

    ResponderEliminar

Nome do meu baby mais velho

Nome do meu baby mais novo